Publicidade

Estado de Minas

De olho nos detalhes - Avaliação técnica

Perua Grand Tour tem vários itens de série e fortes concorrentes


postado em 13/01/2007 09:12

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe(foto: Arte de Henrique Lima sobre arte de Paulinho Miranda/EM)
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe (foto: Arte de Henrique Lima sobre arte de Paulinho Miranda/EM)
BOM

Altura do solo
Com carga útil de 400 kg, não ocorreram interferências com o solo e, por prevenção, tem proteção com chapa em aço para toda a zona inferior do motor.

Climatização
É por comando manual. Não tem a opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusores de ar específicos para os passageiros de trás. Apresentou bom funcionamento, com boa vazão e está bem vedado. Tem saída de ar climatizado dentro do porta-luvas.

Freios
O conjunto está muito bem dimensionado e calibrado. O ABS atuou com precisão e eficiência sob forte chuva (asfalto e paralelepípedo). O freio de estacionamento sustenta o veículo em aclive/declive. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema apresentou reações bem equilibradas nos dois eixos, inclusive em simulada frenagem de emergência, em alta velocidade.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Suspensão
Estão muito bem definidas as cargas de extensão e compressão dos amortecedores, a elasticidade das molas, a densidade dos batentes e a qualidade dos coxins e as buchas da suspensão. O conforto de marcha satisfaz muito quando somente com o condutor, há pequena perda, quando o veículo está carregado. A estabilidade é boa, contornando curvas de raios variados em velocidade elevada com precisão e inclinação moderada da carroceria.
Banco traseiro é correto no quesito segurança. De acordo com a Renault, a capacidade do porta-malas aumenta de 520 l para 1.600 l com o banco traseiro rebatido(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 5/1/07)
Banco traseiro é correto no quesito segurança. De acordo com a Renault, a capacidade do porta-malas aumenta de 520 l para 1.600 l com o banco traseiro rebatido (foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 5/1/07)

Limpador de pára-brisa
O sistema não tem sensor de chuva. Ao esguichar água (quatro jatos) no pára-brisa, as palhetas, que têm boa qualidade, varrem uma área satisfatória, sendo também eficiente o limpador traseiro. O acesso ao reservatório para reposição de água instalado dentro do vão motor é fácil.

Estepe/macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas. A roda é em aço e o pneu igual aos de uso. O kit de troca está encaixado em base de isopor ao lado do estepe. É necessário retirar a calota central com chave apropriada para ter acesso aos parafusos de roda, e ao colocar a roda reserva existe um jogo de parafusos específicos que vem junto com o kit. A operação de troca é normal.

Alarme
Tem moderno sistema antiarranque, com cartão eletrônico que inclui chave integrada, para, em caso de emergência, abrir a porta do condutor e a tampa do porta-malas. Não tem proteção volumétrica por ultra-som no habitáculo, somente perimétrico nas partes móveis. O sistema antiesmagamento funcionou bem e, ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente se continuar pressionando a tecla.

Volume do porta-malas
O volume declarado pela montadora é de 520 litros. Nossa medição: 498 litros.

REGULAR

Vão do motor
O motor preenche todo o vão, limitando o acesso à manutenção de vários componentes. O isolamento acústico do vão está presente no painel de fogo e na parte interna do capô (mal fixado), sendo bom o resultado em insonorização.

Câmbio
É automático com somente quatro marchas e as relações das mesmas atendem razoavelmente no uso misto. As respostas em kick-down têm pequeno retardo. No quadro de instrumentos, há display informando a opção de condução e marcha selecionada. As trocas no modo seqüencial manual são automáticas, quando o motor atinge a rotação limite do gerenciamento eletrônico do câmbio.

Motor
Para o peso dessa versão, apresentou performance razoável, inclusive quando o veículo está com carga máxima, apesar da perda significativa nas retomadas de velocidade e aceleração.

Direção
A precisão na reta e em curvas é boa, assim como a velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro em manobras de garagem etc. Na estrada é um pouco leve, apesar da assistência variável, mas as suas reações e sensibilidade são aceitáveis. A coluna de direção tem ajuste manual em altura e profundidade.

Iluminação
O farol tem dupla parábola, é eficiente no baixo e no alto, mas não tem regulagem elétrica em altura em função da carga transportada. Dispõe auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque. A iluminação no habitáculo é boa, com uma lanterna central e outra na zona anterior que tem duplo spot fixo integrado. Há luz de cortesia no porta-luvas e no porta-malas.

Nível interno de ruídos
O nível de ruídos no habitáculo é baixo, mas o efeito aerodinâmico é evidente já a 110 km/h.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa, devido a vários pontos com impurezas. O capô está desnivelado e a tampa traseira, descentralizada. As portas têm montagem aceitável.

Ferramentas
Não tem.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade