VW Jetta 2.5 - De alto nível

Importado do México, sedã chega ao Brasil com preço competitivo no concorrido segmento dos médios

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/02/2007 10:00 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Sedã importado do México tem motor de cinco cilindros, câmbio automático de seis marchas, airbags de todos os tipos e ABS. Mas item básico de segurança é ineficaz - Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 25/1/07 Sedã importado do México tem motor de cinco cilindros, câmbio automático de seis marchas, airbags de todos os tipos e ABS. Mas item básico de segurança é ineficaz
O VW Jetta é o modelo sedã da quinta geração do Golf, que não é fabricada no Brasil. Beneficiado pela isenção de imposto de importação pelo acordo com o México, o Jetta concorre no segmento dos sedãs médios. Extremamente bem acabado, esse modelo tem forte apelo na segurança com muitos itens de série, como airbags frontais, laterais e para cabeça, além de freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS, que evita desvio de trajetória durante a frenagem. Dessa maneira, pode-se frear dentro da curva sem susto. Porém, o apoio de cabeça central traseiro é ineficaz e falta a importante regulagem elétrica de altura de faróis.

Desenho

As linhas do Jetta são agradáveis e harmoniosas, com as laterais bem limpas no melhor estilo Audi. Os faróis enormes dão personalidade ao desenho, mas o excesso de cromados emoldurando janelas e grade frontal nem sempre é de agrado geral. As lanternas traseiras têm elementos circulares, que é comum em todos os modelos da marca, até mesmo nos nacionais. Visto de lado, percebe-se o enorme balanço da carroceria a partir do eixo traseiro. É que a distância entre-eixos - de apenas 2,58 m - é pouca se comparada aos concorrentes. São apenas quatro centímetros a mais em relação à geração anterior.

Espaço

Mesmo assim, o espaço interno é muito bom. Distância entre-eixos e medida de conforto (ver ficha técnica) determinam o aproveitamento do espaço interno. A medida de conforto do Jetta é generosa. Se os ocupantes do banco traseiro desfrutam de bom espaço para as pernas, o túnel central limita o espaço do passageiro do meio. Além disso, o apoio de cabeça central é ineficaz. A regulagem em altura é mínima e o apoio fica praticamente colocado no encosto do banco. Regulagem elétrica só há no encosto do banco do motorista.
Lanternas seguem estilo atual da marca, com elementos circulares - Lanternas seguem estilo atual da marca, com elementos circulares

Conforto

O carro é confortável para quatro ocupantes. Os comandos estão ao alcance das mãos e a melhor posição de dirigir é facilmente encontrada. O volante não tem boa pega (ver análise ergonômica) e tem comandos de aúdio e controle de velocidade. Ruim é a visibilidade traseira, comum aos sedãs. Os retrovisores estão bem dimensionados. A suspensão absorve bem as imperfeições do solo e ao mesmo tempo proporciona ótima estabilidade. Perfeito. Os bancos dianteiros têm aquecimento, dispositivo pouco útil na maior parte do país. A regulagem elétrica de faróis só pode ser feita com o veículo parado. Nada prático. Na maioria das vezes, o motorista só percebe que está ofuscando os outros condutores quando esses lampejam os faróis. Portanto, é preciso parar o carro, acionar o computador de bordo até encontrar a função desejada.

Desempenho

Motor de cinco cilindros, câmbio automático de seis marchas, com opção de troca manual proporciona desempenho excelente em todas as situações. O motor tem som muito agradável e lembra bólidos de corrida ao aspirar a mistura ar/combustível. O câmbio tem opção esportiva, que deixa o carro ainda mais rápido e as trocas de marchas são suaves. Os freios são muito eficientes: disco nas quatro rodas e ABS. O controle de estabilidade ajuda a manter o carro na trajetória. Sem ele, é difícil segurar a fera. A velocidade máxima é limitada eletronicamente.

Preço

O Jetta concorre no segmento dos sedãs médios e a maioria dos equipamentos é de série. Porém, o Ford Fusion, que pertence ao segmento superior em dimensões, pois é um médio-grande, está na mesma faixa de preço. Por isso, tem melhor relação custo/benefício.

Veja a avaliação técnica, o preço, os equipamentos e a ficha técnica do Jetta no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação