Publicidade

Estado de Minas

Saquê de cana - Avaliação técnica


postado em 09/02/2007 23:29

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe(foto: Arte de Henrique Lima sobre arte de Paulinho Miranda/EM)
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe (foto: Arte de Henrique Lima sobre arte de Paulinho Miranda/EM)
BOM

Climatização
Sistema está bem vedado, tem nível de ruídos baixo, mesmo na velocidade máxima, e o tempo gasto para climatizar todo o habitáculo, após meia hora trancado ao sol, foi satisfatório. A distribuição de ar pelos difusores do painel é boa.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto, com reações equilibradas nos dois eixos, e o pedal tem boa sensibilidade. Não ocorreu superaquecimento após uso constante, em longa descida sinuosa. O freio de estacionamento atuou normal.

Câmbio
Tem relações que satisfazem no uso na cidade e na estrada, para uma dirigibilidade normal, e os engates são precisos.

Direção
Assistência elétrica atende bem no uso misto (cidade/estrada). Velocidade do efeito retorno é boa, assim como o diâmetro de giro. Apresentou boa precisão em retas e curvas, com reações equilibradas e poucos ruídos em curvas sobre piso de terra e calçamento.

Iluminação
Faróis têm eficiência normal no baixo e no alto, mas não há regulagem elétrica em altura. O habitáculo tem iluminação, com uma lanterna retangular na parte central, e dois spots fixos na zona traseira, com resultado satisfatório. Existe luz de cortesia no porta-malas. Quadro de instrumentos tem boa identificação noturna.

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar quatro jatos de água no pára-brisa, as palhetas, de boa qualidade, varrem uma boa área. No vidro traseiro, o esguicho é eficiente, com boa vazão de cima para baixo, e a palheta limpa uma boa área. É fácil o acesso ao reservatório de água no vão do motor.
Bocal do sistema de partida a frio, do lado de fora, é aberto por dentro(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 31/1/07)
Bocal do sistema de partida a frio, do lado de fora, é aberto por dentro (foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 31/1/07)

Vedação
Boa contra água.

Estepe/macaco
Estepe fica dentro do porta-malas, no assoalho, e o pneu é igual aos de uso. A operação de troca é normal, e conta com a ajuda dos cubos de roda, que têm prisioneiros para o melhor apoio e centralização da roda. Os pontos de sustentação do macaco, nas soleiras, estão bem identificados.

Ferramentas
Tem chave de fenda combinada.

Volume do porta-malas
Fábrica declara 380 litros, mas a nossa medição chegou a 344 litros.

REGULAR

Acabamento da carroceria
Qualidade final da pintura é razoável. As quatro portas estão desniveladas, a tampa traseira está descentralizada e o capô tem montagem aceitável.

Vão do motor
Acesso à manutenção em geral é um pouco limitado, devido à área do vão ser pequena e preenchida quase na totalidade pelo conjunto motor/câmbio e seus componentes.

Altura do solo
Com apenas o motorista, o veículo passa bem sobre piso irregular, quebra-molas, etc. Mas com carga útil de cinco adultos e bagagem raspa a parte central do chassi e o anteparo plástico que fica na frente. Não tem chapa protetora para cárter e câmbio.

Motor
O ganho de 3 cv na potência e de 0,4 Kgfm no torque máximo, com álcool, é desprezível na condução urbana e em rodovias. Apresentou bom funcionamento, com nível baixo de ruídos, boa partida a frio com álcool, mas a performance é um pouco limitada. O peso (de 1.056 quilos), somado a carga útil de 400 quilos e ar-condicionado ligado, deixam o carro com retomadas de velocidade e aceleração bem discretas.

Nível interno de ruídos
Não é um veículo silencioso, com vários ruídos no habitáculo, quando se trafega sobre paralelepípedo e asfalto mal conservado. O efeito aerodinâmico é contido e aceitável.

Suspensão
O veículo é muito estável e seguro, com ótima precisão em curvas de raios variados, e inclinação moderada da carroceria. Mas o conforto merecia melhor acerto na suspensão dianteira e traseira, apesar do pequeno ganho (em aspereza e maciez) com os novos pneus homologados.

RUIM

Alarme
Não tem nem chave de ignição codificada com imobilizador do motor.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade