Grandalhão alemão de cara nova

Utilitário-esportivo VW Touareg ganha aspecto mais moderno e potente V8 de 350 cv

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/03/2007 00:03 Boris Feldman /Estado de Minas
Foi na Tunísia, no norte da África, que a Volkswagen apresentou a segunda geração de seu utilitário-esportivo de luxo, pois o povo tuaregue habita o Deserto do Saara - Fotos: Boris Feldman/EM Foi na Tunísia, no norte da África, que a Volkswagen apresentou a segunda geração de seu utilitário-esportivo de luxo, pois o povo tuaregue habita o Deserto do Saara
Mexe-se em time que está ganhando? Sim, mas pouco.

Foi assim que Lothar Sander, gerente da Volkswagen responsável pelo lançamento do novo Touareg, resumiu a filosofia que norteou seu desenvolvimento: 'Não queremos uma revolução, mas uma evolução'.

ASSISTA AO LANÇAMENTO DO NOVO TOUAREG NO VEJA TAMBÉM, NO CANTO SUPERIOR DIREITO DESTA PÁGINA!

O primeiro utilitário-esportivo da Volkswagen foi lançado, em 2002, em projeto conjunto com a Porsche: Touareg e Cayenne dividem a mesma carroceria, fabricada em Bratislava, na Eslováquia.

A primeira geração do Touareg vendeu mais de 300 mil unidades no mundo e conquistou até o título de melhor SUV do ano no exigente mercado japonês.

Estilo

A frente foi completamente reestilizada, ganhando a grade cromada em V que caracteriza a nova família VW. Os faróis não são mais os caretas quadradinhos e sua parte inferior é arredondada. Na traseira, apenas as lanternas, com novo visual, e um aerofólio que ajuda na aerodinâmica.

Mecânica

Maior novidade é no motor: mais 40 cavalinhos num novo V8 da Audi, com injeção direta de gasolina (FSI), potência de 350 cv e torque de 44,9 kgfm. Continua em linha o V6, também FSI, de 280 cv e o W12, de 450 cv. O câmbio é automático, de seis marchas, mudança manual Tiptronic e tração permanente nas quatro rodas.

ABSplus
Na traseira, lanternas com elementos circulares e discreto aerofólio que favorece a aerodinâmica em altas velocidades. Porta-malas tem capacidade para 555 litros. SUV tem acabamento interno sofisticado e moderno painel com visual multifuncional - Na traseira, lanternas com elementos circulares e discreto aerofólio que favorece a aerodinâmica em altas velocidades. Porta-malas tem capacidade para 555 litros. SUV tem acabamento interno sofisticado e moderno painel com visual multifuncional

Desenvolvimento pioneiro, patenteado pela Volkswagen e específico para pisos de pouca aderência, é um sistema de freios que reduz em até 20% o espaço de frenagem. Como? Ao ser acionado o pedal de freio, o sistema (de série) deixa as rodas bloqueadas alguns segundos (antes de entrar em ação o ABS) para empurrar um pouco da areia, neve ou terra para sua frente, gerando uma espécie de cunha de travagem.

Scan

Entre as novidades eletrônicas já presentes na concorrência, o Touareg foi contemplado com o Front Scan, um sistema com radares e sensores que acelera, desacelera ou imobiliza o carro de acordo com a velocidade pré-determinada e as condições de tráfego. E também o Side Scan, sistema de monitoramento na lateral e traseira do carro que aciona uma luz de alerta no retrovisor externo para avisar ao motorista que há risco de colisão numa tentativa de mudança de faixa na estrada.

Bola de cristal

Novidade em termos de segurança passiva é o novo sensor anti-rolagem que analisa o ângulo e a velocidade do carro numa curva. Se o computador conclui um alto risco de capotagem, os cintos de segurança são tensionados e os airbag de cabeça acionados automaticamente para proteção dos passageiros.

Suspensão

A engenharia da Volkswagen trabalhou bem nos sistemas que controlam o comportamento do chassis do Touareg. Ele continua com as mesmas habilidades no off-road, mas ganhou mais esportividade e coerência com a potência extra do novo motor V8. Apesar das mais de duas toneladas de peso, ele anda como um bom sedã no asfalto graças a novos estabilizadores, amortecedores regulados pelo movimento do volante e sistema pneumático de amortecimento.

Conforto

Assim como outros SUV de luxo, ao rodar no asfalto, você se esquece de estar num jipão. Acabamento cada vez mais sofisticado, tudo em couro, alumínio, madeira (ou boa imitação...), som Dynaudio, dinamarquês, com 620 watts, painel com visor multifuncional, navegação em 3D.

Muito espaço e conforto para cinco passageiros e um ótimo porta-malas com 555 litros. E até o detalhe de uma barra horizontal regulável para segurar a bagagem.

Na tampa traseira, uma câmera é ligada automaticamente quando se aciona a ré. E mais uma pilha de mimos do gênero.

Quanto?

O preço do Touareg é 'imexível', de acordo com a matriz da Volkswagen. Se os diretores da subsidiária brasileira forem obedientes, deverão manter também aqui o mesmo preço do modelo anterior: US$ 103 mil (R$ 220 mil) com motor V6; US$ 132 mil (R$ 280 mil) com o novo V8. Sem previsão ainda de se importar o W12. Previsão de chegada no Brasil entre julho e agosto.

(*) Jornalista viajou a convite da VW do Brasil

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação