Raio-X do GTI - Avaliação técnica

Conheça detalhes da versão esportiva do VW Polo

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postado em 17/03/2007 16:25 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe - Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe
BOM

Acabamento da carroceria
Qualidade final da pintura é boa, sem impurezas, manchas no verniz e escorrimentos de tinta. Partes móveis têm boa montagem, exceto a da porta dianteira esquerda, que está desnivelada.

Climatização
Apresentou bom funcionamento, com boa vazão e nível de ruídos satisfatório, mesmo na velocidade máxima. Sistema está bem vedado e não permite entrada de gases ou fumaça. Tempo gasto para climatizar o habitáculo foi bom, depois de o carro ficar meia hora trancado, ao sol.

Freios
Estão muito bem calibrados e dimensionados para o peso do veículo e rendimento do motor. Pedal tem boa sensibilidade, ABS é bem acertado e sistema tem reações bem balanceadas nos dois eixos. Em freadas de emergência, apresentou excelente desaceleração, sem alterar a trajetória. Resistência térmica foi boa, após uso severo em longa descida sinuosa.

Câmbio
Relações de marchas/diferencial estão muito bem definidas, com ótimo escalonamento, que proporcionam uma dinâmica muito eficiente ao veículo no uso misto (cidade/estrada), seja somente com o motorista ou carregado. Qualidade de engate é ótima, em maciez e precisão. Curso da alavanca é curtocom boa pega no pomo.

Motor
Merecem destaque a aceleração e retomadas de velocidade, inclusive em quarta e quinta marchas. A curva desse motor tem excelente torque máximo , atuando de 1.950 rpm a 4.500 rpm.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Iluminação
Tem luz de cortesia somente no porta-malas e pára-sois. Faróis são eficientes no baixo e no alto (dupla parábola), e há regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. No teto, existe uma lanterna junto ao retrovisor, com duplo spot fixo integrado, proporcionando um resultado razoável em iluminação. Quadro de instrumentos e console central têm boa identificação noturna.
Banco traseiro tem apoio de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes e a capacidade do porta-malas é bem limitada - Marlos Ney Vidal/EM - 26/2/07 Banco traseiro tem apoio de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes e a capacidade do porta-malas é bem limitada

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar água no pára-brisa, do tipo spray, em V, as palhetas atuam automaticamente, varrendo área satisfatória. Têm construção diferente da usual, com fixação no braço, além de aleta de pressão aerodinâmica. No vidro traseiro, o esguicho é de baixo para cima, com jato de vazão única, mas eficiente, sendo boa, também, a área varrida. Reservatório de água, instalado dentro do vão do motor, tem fácil acesso e tem tela protetora contra impurezas.

Estepe/macaco
Estepe tem roda e pneu iguais aos de uso e está instalado no porta-malas. O kit de troca com macaco inclui chave de rodas, porca auto-adaptadora antifurto e grampo para retirar a cobertura plástica da cabeça dos parafusos. Operação de troca é normal.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Philips.

Alarme
Chave de ignição tem imobilizador do motor e proteção perimétrica das partes móveis, mas não há proteção volumétrica no habitáculo. Ao dar comando para travar as portas, os vidros não sobem automaticamente, sendo necessário girar o cilindro da fechadura e segurar. Sistema antiesmagamento funcionou bem.

REGULAR

Vão do motor
Motor e seus componentes externos preenchem todo o vão, limitando bem o acesso à manutenção, em geral. Isolamento acústico tem resultado parcial.

Altura do solo
Não tem chapa em aço para proteger cárter e câmbio. Para um automóvel esportivo, a altura do solo satisfaz. Quando está carregado (cinco adultos e bagagem), o carro raspa a aba inferior do pára-choque e a parte central do chassi, ao transpor quebra-molas salientes e curtos, e em estrada de terra com imperfeições.

Nível interno de ruídos
Efeito aerodinâmico (barulho do ar na carroceria) é contido, mesmo em altas velocidades, e não chega a incomodar. Ruídos no habitáculo são constantes, quando o carro roda sobre piso de calçamento, terra e asfalto malconservado.

Suspensão
Sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP) atuou com precisão no limite de aderência lateral e estabilidade direcional. É muito estável e rápido em curvas de todos os raios, com ótima precisão e mínima inclinação da carroceria, devido ao excelente acerto das suspensões e aos pneus. Conforto de marcha é aceitável para a proposta do veiculo, mas, em algumas situações, incomoda bastante, com grande transferência das imperfeições do solo para o habitáculo.

Direção
Diâmetro de giro em manobras apertadas é bom e o efeito retorno tem boa velocidade. Sistema tem assistência eletrohidráulica, com cargas que proporcionam boa leveza e conforto no uso urbano.

EXTRA

Volume do porta-malas
Volume declarado pela fabricante é de 285 litros. Nossa medição, até o limite do encosto do banco traseiro, foi de 255 litros.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

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