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Estado de Minas

Luxo posto a prova - Avaliação técnica

Como o Classe E500 se saiu nas avaliações


postado em 13/04/2007 23:29

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe(foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe (foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
BOM

Vão do motor
O motor V8 preenche todo o vão, limitando o acesso à manutenção de vários componentes, mas a sistematização é racional, limpa e os itens de verificação freqüente têm fácil identificação e manuseio. O resultado do isolamento termo-acústico, em relação ao habitáculo, é muito bom.

Climatização
O sistema é o Thermotronic automático digital de quatro zonas, que permite a regulagem individual da temperatura do habitáculo para cada uma das quatro zonas (do condutor, do passageiro da frente e dos dois do banco traseiro). A vazão de ar pelos difusores do painel, do final do console central e os do interno das colunas B é muito boa, com baixo nível de ruídos, mesmo na máxima velocidade. O tempo gasto para climatizar todo o habitáculo, dando a sensação de conforto, foi muito bom e o sistema está bem vedado a gases/fumaça do externo.

Freios
O conjunto homologado para essa versão merece destaque pela ótima eficiência, em todas as situações testadas. O pedal de freio tem excelente sensibilidade. No uso bem esportivo, em alta velocidade e desaceleração, é muito boa e não ocorre alteração da trajetória do veículo.

Câmbio
O câmbio é automático com o sistema 7 Gtronic, com sete velocidades, com a opção de programação de uso normal e esportivo, além de manual seqüencial, por meio de toques na alavanca principal. O gerenciamento eletrônico está muito bem elaborado. O quadro de instrumentos tem display, informando a opção de condução e a marcha selecionada. As relações de marchas/diferencial, bem como a sensibilidade em kick-down, são muito boas.

Motor
A performance é excepcional e proporciona ótima dirigibilidade no uso misto. A aceleração e retomadas de velocidade são brilhantes e notáveis. O peso do automóvel em ordem de marcha é de 1.785 kg e, mesmo carregado, com carga útil de cinco pessoas, bagagem e ar-condicionado ligado, a perda no rendimento é desprezível. O funcionamento é extremamente silencioso, com ótima elasticidade.

Direção
Volante tem boa pega e bom tamanho. As cargas do sistema assistido favorecem muito o conforto no uso urbano e em manobras de garagem, sendo firme e segura e com boas reações em alta velocidade. O efeito retorno é um pouco lento e o diâmetro de giro é bom, apesar das dimensões do conjunto roda/pneu.
Embora amplo e profundo, porta-malas não tem altura. Motor tem performanceexcepcional(foto: Marlos Ney Vidal/EM - 2/4/07)
Embora amplo e profundo, porta-malas não tem altura. Motor tem performanceexcepcional (foto: Marlos Ney Vidal/EM - 2/4/07)

Iluminação
Tem luz de cortesia nos seguintes locais: porta-malas (duplo), porta-luvas, pára-sóis, zona dos pés de todos os ocupantes e base inferior das quatro portas. Os faróis são muito eficientes em iluminação, com um conjunto com parábola simples bi-xenon e outra parábola com lâmpadas halógenas. O sistema tem sensor crepuscular e auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque. Os faróis dianteiros têm esguicho para limpeza, mas sem palhetas. Regulagem de altura dos faróis é automática e a iluminação no habitáculo (zona do teto) é excelente, com dois plafoniês (anterior e central), sendo que no dianteiro tem a opção de acionamento de duplo spot integrado dentro do corpo do retrovisor.

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar quatro jatos de água no pára-brisa, com boa vazão, as palhetas (de ótima qualidade) varrem uma área muito boa. O sistema tem sensor de chuva e é fácil o acesso ao reservatório de água dentro do vão do motor.

Estepe/macaco
A operação de troca é normal. No kit de troca, que fica dentro de bolsa lonada, tem uma chave de roda, luvas, gancho para reboque e um pino guia para facilitar a centragem e o apoio da roda no cubo. O macaco está encaixado em base plástica, ao lado do estepe, que tem a roda em liga leve, pintada de preto, com desenho diferente, mas o pneu é igual aos de uso.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Alarme
A chave de ignição é do tipo comando a distância (keyless-go). Tem proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo.

REGULAR

Altura do solo
Toda a zona anterior e inferior do motor tem proteção com chapa em aço. Com 400 kg de carga útil ocorreram interferências na zona central do chassi e anterior, quando sobre piso com imperfeições, ao transpor quebra-molas salientes e em saídas de garagem em desnível.

Suspensão
Tem sistema Airmatic, com três opções de ajuste de altura: normal, elevado e rebaixado. É composto por dois componentes: sistema de amortecimento adaptativo (ADS) e o ajuste com endurecimento dos amortecedores. Os movimentos longitudinais e transversais das suspensões sobre piso irregular são razoáveis. Ao passar por desnível súbito ocorre o fenômeno de caída de roda. O conforto de marcha é bom para um automóvel de alta performance. Os sistemas de controle eletrônico de tração e estabilidade atuaram com precisão. A estabilidade é ótima no contorno de curvas de raios curto, médio e longo, tanto em precisão quanto na inclinação da carroceria.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com impurezas. A tampa do porta-malas está descentralizada. As portas dianteiras estão desniveladas em relação às traseiras, na zona abaixo do friso protetor. O restante das partes móveis tem boa montagem.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é praticamente nulo, mesmo em alta velocidade, mas, ao rodar sobre piso de paralelepípedo, asfalto em má conservação e terra com costelas surgem vários ruídos no habitáculo, que deixam a desejar.

Ferramentas
Não tem.

EXTRAS

Volume do porta-malas
O declarado pela montadora é de 540 litros, e o medido, com o banco traseiro na posição normal, foi de 467 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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