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Estado de Minas

Sob olhares atentos - Avaliação técnica


postado em 24/04/2007 22:06

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe(foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe (foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
BOM

Climatização
Sistema automático digital apresentou ótimo funcionamento, com excelente vazão de ar pelos difusores do painel e os do interno das colunas B, para os passageiros de trás. O tempo gasto para dar a sensação de conforto, após deixar o veículo exposto ao Sol por meia hora, foi muito bom. A rumorosidade de funcionamento é baixa, mesmo na máxima velocidade. Está bem vedado.

Freios
O freio de estacionamento é elétrico, com comando por tecla no painel, apresentando bom funcionamento. Os conjuntos dianteiro e traseiro estão muito bem dimensionados e calibrados para a massa do veículo e performance do motor. Apresentaram ótimo comportamento dinâmico, com reações balanceadas nos dois eixos, excelente desaceleração e pedal de freio de boa sensibilidade.

Câmbio
É automático, com seis marchas, e tem a opção de condução no modo seqüencial por toques na alavanca principal. As trocas são suaves, sem trancos, e têm ótima resposta em kick-down. As relações de marchas/diferencial proporcionam excelente dinâmica ao automóvel. No quadro de instrumentos, tem display informando a marcha selecionada e o modo de condução.

Motor
O funcionamento é extremamente silencioso, com ótima elasticidade e agradável som de aspiração. A performance é brilhante, com ótimas retomadas de velocidade e aceleração. No trânsito urbano, é muito ágil, e rápido na estrada. Quando o veículo está com 400kg de carga útil e ar-condicionado ligado, a perda no rendimento é desprezível.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Iluminação
Tem luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas e zona dos pés do condutor e passageiros, pára-sóis e base inferior dos retrovisores externos. O grupo óptico anterior tem construção com dupla parábola, com faróis bixenônio, com ótima eficiência em iluminação, e tem regulagem automática de altura. Há faróis auxiliares de neblina embutidos no pára-choque. Na zona do teto, tem plafoniê junto ao retrovisor, com lanterna integrada, com dois spots fixos, além de lanterna bipartida direcional na zona central, com bom resultado em iluminação.
Banco traseiro é correto na segurança, mas tem assento baixo. Porta-malas é o menor entre concorrentes, mas tem bom volume. Pneus de perfil baixo causam desconforto(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 18/4/07)
Banco traseiro é correto na segurança, mas tem assento baixo. Porta-malas é o menor entre concorrentes, mas tem bom volume. Pneus de perfil baixo causam desconforto (foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 18/4/07)

Limpador de pára-brisa
O sistema tem sensor de chuva. O reservatório de água dentro do vão do motor tem fácil identificação e manuseio. Os esguichos são do tipo spray em V, com boa vazão e abertura e, quando acionados, ativam palhetas de excelente qualidade, que varrem uma área muito boa.

Ferramentas
Tem chave de fenda combinada com Philips.

Alarme
A chave de ignição é especial com PCC (personal car communicator) de comando a distância e tem, inserido nela, teclas de abrir e fechar, iluminação de aproximação, abertura do porta-malas e função pânico. Tem proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo.

REGULAR

Vão do motor
O resultado do isolamento acústico em relação ao habitáculo é muito bom. O motor V8 e seus componentes externos preenchem todo o vão, limitando bem o acesso à manutenção. Os itens de verificação permanente têm layout racional e boa identificação visual, inclusive o reservatório de fluido de freio, que fica encoberto pelo acabamento do painel de fogo.

Altura do solo
A proteção inferior do cárter e do câmbio é por chapa em plástico, de eficiência bem limitada. Ocorreram algumas interferências com o solo na zona anterior e central do chassi, ao se transpor quebra-molas salientes, trafegar sobre estrada de terra com imperfeições e em saídas de garagem em desnível.

Suspensão
O conjunto transfere as imperfeições do solo para dentro do carro, e os pneus de perfil baixo contribuem para isso. A estabilidade é muito boa, no contorno de curvas de raios variados (asfalto, terra batida), tanto na precisão, quanto na pouca inclinação da carroceria. O sistema AWD (tração permanente) favorece muito a condução esportiva, e, no limite da aderência lateral e direcional, os sistemas eletrônicos de tração e estabilidade atuaram com precisão. Ocorreu caída de roda na suspensão dianteira após passagem súbita por desnível.

Direção
Os pneus homologados da série 40 não são apropriados para o uso no solo brasileiro, pela baixa qualidade do piso de ruas e estradas. A coluna de direção tem ajuste manual de altura e profundidade. As cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso misto. A precisão na reta e em curvas é boa e as reações são uniformes. A rumorosidade do conjunto é baixa, em curvas sobre pisos irregulares.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura é baixa, com vários pontos de impurezas. As quatro portas estão desniveladas, e a tampa do porta-malas, descentralizada. O capô está fora de centro e desnivelado em relação aos pára-lamas.

Nível interno de ruídos
Não tem o habitáculo silencioso, quando se trafega sobre paralelepípedo, asfalto malconservado e terra. O efeito aerodinâmico é contido somente até 110 km/h.

Estepe/macaco
O estepe (com pneu 125/80 17) é específico para pequenos deslocamentos, em velocidade máxima de 80 km/h. Está instalado dentro do porta-malas, com kit de troca encaixado. A operação de troca é normal, mas deveria ter um pino guia no kit, para melhor apoio e centralização da roda. Numa viagem com o porta-malas lotado, se um pneu furar, não há lugar específico para ele. A qualidade da chave de rodas é péssima e com apenas uma simulação de troca deformou o sextavado.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 480 litros, o mesmo encontrado na medição.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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