Sob olhares atentos - Avaliação técnica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/04/2007 22:06 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe - Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe
BOM

Climatização
Sistema automático digital apresentou ótimo funcionamento, com excelente vazão de ar pelos difusores do painel e os do interno das colunas B, para os passageiros de trás. O tempo gasto para dar a sensação de conforto, após deixar o veículo exposto ao Sol por meia hora, foi muito bom. A rumorosidade de funcionamento é baixa, mesmo na máxima velocidade. Está bem vedado.

Freios
O freio de estacionamento é elétrico, com comando por tecla no painel, apresentando bom funcionamento. Os conjuntos dianteiro e traseiro estão muito bem dimensionados e calibrados para a massa do veículo e performance do motor. Apresentaram ótimo comportamento dinâmico, com reações balanceadas nos dois eixos, excelente desaceleração e pedal de freio de boa sensibilidade.

Câmbio
É automático, com seis marchas, e tem a opção de condução no modo seqüencial por toques na alavanca principal. As trocas são suaves, sem trancos, e têm ótima resposta em kick-down. As relações de marchas/diferencial proporcionam excelente dinâmica ao automóvel. No quadro de instrumentos, tem display informando a marcha selecionada e o modo de condução.

Motor
O funcionamento é extremamente silencioso, com ótima elasticidade e agradável som de aspiração. A performance é brilhante, com ótimas retomadas de velocidade e aceleração. No trânsito urbano, é muito ágil, e rápido na estrada. Quando o veículo está com 400kg de carga útil e ar-condicionado ligado, a perda no rendimento é desprezível.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Iluminação
Tem luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas e zona dos pés do condutor e passageiros, pára-sóis e base inferior dos retrovisores externos. O grupo óptico anterior tem construção com dupla parábola, com faróis bixenônio, com ótima eficiência em iluminação, e tem regulagem automática de altura. Há faróis auxiliares de neblina embutidos no pára-choque. Na zona do teto, tem plafoniê junto ao retrovisor, com lanterna integrada, com dois spots fixos, além de lanterna bipartida direcional na zona central, com bom resultado em iluminação.
Banco traseiro é correto na segurança, mas tem assento baixo. Porta-malas é o menor entre concorrentes, mas tem bom volume. Pneus de perfil baixo causam desconforto - Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 18/4/07 Banco traseiro é correto na segurança, mas tem assento baixo. Porta-malas é o menor entre concorrentes, mas tem bom volume. Pneus de perfil baixo causam desconforto

Limpador de pára-brisa
O sistema tem sensor de chuva. O reservatório de água dentro do vão do motor tem fácil identificação e manuseio. Os esguichos são do tipo spray em V, com boa vazão e abertura e, quando acionados, ativam palhetas de excelente qualidade, que varrem uma área muito boa.

Ferramentas
Tem chave de fenda combinada com Philips.

Alarme
A chave de ignição é especial com PCC (personal car communicator) de comando a distância e tem, inserido nela, teclas de abrir e fechar, iluminação de aproximação, abertura do porta-malas e função pânico. Tem proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo.

REGULAR

Vão do motor
O resultado do isolamento acústico em relação ao habitáculo é muito bom. O motor V8 e seus componentes externos preenchem todo o vão, limitando bem o acesso à manutenção. Os itens de verificação permanente têm layout racional e boa identificação visual, inclusive o reservatório de fluido de freio, que fica encoberto pelo acabamento do painel de fogo.

Altura do solo
A proteção inferior do cárter e do câmbio é por chapa em plástico, de eficiência bem limitada. Ocorreram algumas interferências com o solo na zona anterior e central do chassi, ao se transpor quebra-molas salientes, trafegar sobre estrada de terra com imperfeições e em saídas de garagem em desnível.

Suspensão
O conjunto transfere as imperfeições do solo para dentro do carro, e os pneus de perfil baixo contribuem para isso. A estabilidade é muito boa, no contorno de curvas de raios variados (asfalto, terra batida), tanto na precisão, quanto na pouca inclinação da carroceria. O sistema AWD (tração permanente) favorece muito a condução esportiva, e, no limite da aderência lateral e direcional, os sistemas eletrônicos de tração e estabilidade atuaram com precisão. Ocorreu caída de roda na suspensão dianteira após passagem súbita por desnível.

Direção
Os pneus homologados da série 40 não são apropriados para o uso no solo brasileiro, pela baixa qualidade do piso de ruas e estradas. A coluna de direção tem ajuste manual de altura e profundidade. As cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso misto. A precisão na reta e em curvas é boa e as reações são uniformes. A rumorosidade do conjunto é baixa, em curvas sobre pisos irregulares.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura é baixa, com vários pontos de impurezas. As quatro portas estão desniveladas, e a tampa do porta-malas, descentralizada. O capô está fora de centro e desnivelado em relação aos pára-lamas.

Nível interno de ruídos
Não tem o habitáculo silencioso, quando se trafega sobre paralelepípedo, asfalto malconservado e terra. O efeito aerodinâmico é contido somente até 110 km/h.

Estepe/macaco
O estepe (com pneu 125/80 17) é específico para pequenos deslocamentos, em velocidade máxima de 80 km/h. Está instalado dentro do porta-malas, com kit de troca encaixado. A operação de troca é normal, mas deveria ter um pino guia no kit, para melhor apoio e centralização da roda. Numa viagem com o porta-malas lotado, se um pneu furar, não há lugar específico para ele. A qualidade da chave de rodas é péssima e com apenas uma simulação de troca deformou o sextavado.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 480 litros, o mesmo encontrado na medição.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação