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Estado de Minas

Desempenho e harmonia - Avaliação técnica


postado em 01/05/2007 23:08

Linhas traseiras do Focus são destaque do modelo, que permanece ainda atual(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 26/4/07)
Linhas traseiras do Focus são destaque do modelo, que permanece ainda atual (foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 26/4/07)
BOM

Vão motor
O reservatório de partida a frio tem 0,48 litro, está instalado junto da torre, lado direito, e tem bandeja emborrachada em volta do gargalo, com dreno de gasolina para o solo. O quadro de instrumentos tem luz espia indicando quando vazio. É muito bom o acesso à manutenção, menos ao conjunto do servo freio e cilindro mestre.

Altura do solo
O cárter e a caixa de marchas, ambos construídos em alumínio, não têm proteção inferior com chapa de aço. Não houve interferências com o solo, mesmo com carga máxima.

Climatização
É por comando manual. Apresentou um bom funcionamento, com boa distribuição e vazão pelos difusores de ar do painel. Está bem vedado. O tempo gasto para climatizar todo o habitáculo, após meia hora parado ao sol, foi satisfatório.

Câmbio
A qualidade de engate é muito boa em precisão e maciez, além do curso e posicionamento correto da alavanca no túnel central. As relações de marchas/diferencial atendem bem no uso cidade/estrada, favorecendo a dirigibilidade.

Motor
O sistema flex funcionou muito bem com os dois combustíveis ou misturados. Gera, com 100% de álcool, boa potência e torque para a sua cilindrada, tendo eficientes retomadas de velocidade e aceleração. A perda na performance com gasolina é grande, mas a dirigibilidade no uso misto é razoável. A aspereza de funcionamento não é alta, mesmo com álcool. Com cinco adultos, bagagem e ar-condicionado, seu rendimento ainda é aceitável.
Cinto traseiro central agora é abdominal. Capacidade do porta-malas é menor do que o declarado pela fábrica
Cinto traseiro central agora é abdominal. Capacidade do porta-malas é menor do que o declarado pela fábrica

Vedação
Boa contra água e poeira.

Suspensão
Estão muito bem acertadas, em conforto e estabilidade em curvas de raios variados, onde contorna com boa precisão.

Direção
Há regulagem manual em altura e profundidade da coluna de direção. O volante tem uma boa pega e tamanho. O sistema assistido está bem calibrado, com boa sensibilidade e reações uniformes. O efeito retorno tem boa velocidade e a caixa de direção apresentou baixa rumorosidade e trepidação em curvas sobre piso de paralelepípedo e terra com costelas. A precisão na reta e em curvas é muito boa.

Estepe/macaco
O estepe tem pneu igual aos de uso, mas a roda é em aço e está instalado dentro do porta-malas. O macaco tem manivela de acionamento com pequena proteção para as mãos. A operação de troca é normal e é facilitada pelos prisioneiros fixos nos cubos.

Limpador de pára-brisa
O reservatório d'água instalado dentro do vão motor tem fácil acesso e identificação. As palhetas apresentaram boa qualidade e ao acionar o esguicho, que é eficiente tanto no pára-brisa quanto no vidro traseiro, o sistema atua automaticamente, varrendo área satisfatória.

Alarme
O sistema é completo, com chave de ignição codificada. Tem proteção volumétrica dentro do habitáculo e perimétrica das partes móveis.

REGULAR

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura é razoável. As quatro portas estão desniveladas e a tampa traseira está descentralizada. O capô tem montagem aceitável.

Nível interno de ruídos
Os ruídos no habitáculo são poucos e o efeito aerodinâmico contido até 110 km/h.

Iluminação
O grupo óptico dianteiro é eficiente, tem dupla parábola e satisfaz bem no baixo e no alto em claridade, abertura e alcance, porém não tem regulagem elétrica em altura. Não tem faróis auxiliares de neblina e há luzes no porta-luvas, porta-malas e pára-sóis. Na zona do teto tem duas lanternas, sendo um plafoniê com duplo spot fixo integrado, junto ao retrovisor, e uma lanterna no centro.

RUIM

Freios
O sistema de freios não tem ABS, mas o comportamento dinâmico foi bom, com reações balanceadas nos dois eixos e boa desaceleração, mesmo em velocidades mais altas. O pedal de freio não tem uma boa sensibilidade e o freio de estacionamento atuou normal. Não foi revelevado superaquecimento após uso freqüente em longa descida sinuosa.

Ferramentas
Não tem.

EXTRA

Volume do porta-malas
O volume declarado é de 350 litros e o encontrado, com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada, foi de 310 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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