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Estado de Minas

Sedã médio no paredão - Avaliação técnica

Confira todos os detalhes do Vectra 2.0 Expression


postado em 09/05/2007 00:26

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe(foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe (foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
BOM

Vão do motor
O reservatório de partida a frio, com apenas 460 ml de capacidade volumétrica, tem fácil acesso, mas não tem luz espia no quadro de instrumentos indicando quando vazio. O acesso à manutenção é bom e a sistematização dos vários componentes é bem-feita. O isolamento acústico está presente apenas no painel de fogo, sendo aceitável o resultado em insonorização em relação ao habitáculo. O capô tem sustentação, quando aberto, por amortecedor.

Climatização
É por comando manual. São quatro difusores frontais no painel e, para os passageiros de trás, existe auxílio de um difusor ajustável no final do console central. A vazão de ar é boa e, também, a rumorosidade de funcionamento. Não tem a opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Existe saída climatizada dentro do porta-luvas. O sistema está bem vedado.

Freios
Estão bem dimensionados e calibrados para a massa do veículo. O pedal de freio tem boa sensibilidade. Não tem ABS. O freio de estacionamento sustenta sozinho o veículo em aclive/declive. No uso esportivo, são boas a desaceleração na entrada de curvas, com reações equilibradas nos dois eixos, e a resistência térmica a superaquecimento.

Câmbio
A qualidade de engate é boa em precisão e maciez. A alavanca está bem posicionada no túnel central e tem bom curso. As relações de marchas/diferencial atendem bem no uso cidade/estrada.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Motor
O sistema flexpower funcionou bem com gasolina, álcool ou com a mistura dos dois, com boa partida a frio ou a quente, manutenção de marcha lenta e boa progressividade na aceleração. O seu funcionamento é um pouco áspero, principalmente com álcool.
Faltam terceiro encosto de cabeça e cinto retrátil no centro. Porta-malas tem volume suficiente para a bagagem da família(foto: Marlos Ney Vidal/EM - 8/5/07)
Faltam terceiro encosto de cabeça e cinto retrátil no centro. Porta-malas tem volume suficiente para a bagagem da família (foto: Marlos Ney Vidal/EM - 8/5/07)

Direção
A coluna de direção tem regulagem em altura e profundidade e o volante, bom tamanho e pega. As cargas do sistema assistido estão bem definidas, proporcionando conforto no uso urbano e em manobras de garagem e também segurança com boa sensibilidade e firmeza em rodovias. A velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro em manobras são bons.

Iluminação
O grupo óptico dianteiro é eficiente, tem dupla parábola, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, nem auxílio de faróis de neblina. O quadro de instrumentos, console central e os comandos nos painéis de porta têm boa identificação noturna. Existem luzes de cortesia no porta-malas e porta-luvas. Na zona do teto há somente uma lanterna junto ao retrovisor.

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar quatro jatos de água no pára-brisa, as palhetas de boa qualidade atuam automaticamente, varrendo boa área. É fácil o acesso para o reabastecimento de água no vão do motor.

Estepe/macaco
O estepe tem a roda e o pneu iguais aos de uso. Está instalado dentro do porta-malas e embaixo dele está o kit de troca (macaco e chave de rodas), dentro de bolsa carpetada. A operação de troca é normal.

Ferramentas
Tem chave de fenda combinada.

Alarme
A chave de ignição é codificada e o carro tem proteção perimétrica das partes móveis. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente, e o sistema antiesmagamento funcionou bem.

REGULAR

Altura do solo
Com carga útil simulada de cinco adultos (350 kg) e bagagem (50 kg) ocorreram leves raspadas nas zonas anterior e central do chassi, quando sobre piso irregular e ao transpor quebra-molas salientes de perfil curto. Tem chapa protetora inferior para o cárter e caixa de marchas.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é contido até 110 km/h, mas não tem o habitáculo silencioso em piso irregular.

Suspensões
Proporcionam estabilidade muito boa em curvas de raios variados, com pouca inclinação da carroceria. O conforto de marcha é razoável, mas ocorrem transferências das imperfeições do solo para dentro, piorando quando o veículo está carregado.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa, pois existem alguns pontos com impurezas e manchas de verniz ao longo da carroceria. A tampa do porta-malas está descentralizada e desnivelada. O capô está descentralizado e as portas desniveladas entre si.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 526 litros e o encontrado com o banco traseiro na posição normal foi de 500 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro, da Tecnodan

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