Esportivo na mira - Avaliação técnica

Avaliações do novo esportivo Palio 1.8R

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/05/2007 23:19 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe - Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe
BOM

Climatização
O sistema está bem dimensionado. O nível de ruídos é aceitável, mesmo na velocidade máxima. A vedação é boa e o tempo gasto para dar a sensação de conforto em todo o habitáculo, satisfatório.

Freios
O comportamento dinâmico, em geral, foi bom. Sistema ABS tem boa calibragem. O pedal de freio tem boa sensibilidade e as reações são balanceadas nos dois eixos. No uso esportivo, em trecho com curvas, não ocorreu superaquecimento. A desaceleração em freadas fortes e boa. O freio de estacionamento atua normalmente.

Motor
O sistema flex funcionou bem com os dois combustíveis ou misturado. O desempenho também agrada com álcool ou gasolina, proporcionando dirigibilidade muito boa, favorecida pela definição do câmbio. No trânsito urbano, é bastante ágil e, na estrada, um automóvel rápido. As retomadas de velocidade e aceleração são muito boas. A perda de rendimento é pequena, quando está com 400kg de carga útil e ar-condicionado ligado.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Suspensão
O conforto de marcha é razoável, para a proposta esportiva dessa versão, na qual o nível de transferências das imperfeições do solo para dentro são aceitáveis. A estabilidade agrada bem na precisão e no contorno de curvas de raios variados, com pouca inclinação da carroceria.

Direção
A precisão na reta e em curvas é boa, e as suas reações são homogêneas. A assistência hidráulica está bem acertada. O diâmetro de giro é bom, em manobras de estacionamento, e o efeito retorno tem boa velocidade.

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar água, as palhetas de boa qualidade atuam automaticamente, sendo a área varrida satisfatória, tanto no pára-brisa quanto no vidro traseiro. O reabastecimento de água no reservatório dentro do vão motor é normal, devido ao seu posicionamento e diâmetro do bocal.
Os três apoios de cabeça no banco traseiro agora são itens de série no novo Palio. Já o porta-malas tem duas redes para prender pequenos objetos - Marlos Ney Vidal/EM - 24/5/07 Os três apoios de cabeça no banco traseiro agora são itens de série no novo Palio. Já o porta-malas tem duas redes para prender pequenos objetos

Estepe/macaco
A roda não é em liga leve, mas o pneu é igual aos de uso, e está instalado dentro do porta-malas. O kit (macaco e chave de rodas) fica embaixo do conjunto, e a operação de troca é normal.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda, conjugada com Philips.

REGULAR

Vão do motor
O motor preenche bem o vão e o acesso à manutenção de alguns componentes é limitado. O isolamento acústico, presente no lado interno do capô e painel de fogo, é eficiente para esse segmento de mercado, mas essa versão R merecia som de aspiração mais esportivo.

Altura do solo
Não tem, de série, chapa protetora para cárter e caixa de marchas. Com 400 kg de carga útil, ocorrem pequenas interferências com o solo na parte central e dianteira do chassi.

Câmbio
As relações de marchas/diferencial estão bem acertadas para essa versão R, com essa motorização, proporcionando dirigibilidade prazerosa e esportiva, exigindo poucas trocas de marchas. O pomo da alavanca é igual ao dos outros modelos de série, sem visual e pega esportivos. O curso da alavanca continua longo e falta precisão nas trocas rápidas.

Iluminação
Faróis com parábola simples têm eficiência normal, no baixo e no alto, mas falta regulagem elétrica de altura, em função da carga transportada. Tem luz de cortesia somente no porta-luvas. A iluminação no teto é simples, com somente uma lanterna, junto ao retrovisor.

Alarme
O sistema é completo: chave de ignição codificada, proteção volumétrica no habitáculo e perimétrica das partes móveis. Mas a nova chave de ignição, com controle remoto integrado, favorece o acionamento involuntário do alarme, quando se gira a chave na ignição. Além disso, as teclas indicativas de acionar/desligar estão posicionadas ao contrário do sentido de uso mais comum.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura é baixa, pois contém alguns pontos com impurezas e imperfeições. As portas traseiras estão desniveladas e a tampa traseira, descentralizada. O capô tem montagem aceitável, assim como as portas dianteiras.

Nível interno de ruídos
Os ruídos no habitáculo são vários e incomodam, somados ao som do efeito aerodinâmico, evidente a partir de 100 km/h.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 275 litros, e o encontrado, com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada, foi de 235 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação