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Estado de Minas

Utilitário correto - Avaliação técnica

Mercedes-Benz ML 350 passa bem por avaliações e mostra que tem qualidades de sobra, com comandos bem posicionados e equipamentos que facilitam tarefas do motorista


postado em 13/06/2007 00:13

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe(foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe (foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
BOM

Altura do solo
Com carga útil de cinco pessoas e bagagem não ocorreram interferências com o solo. Os ângulos de ataque e saída satisfazem numa utilização off-road normal.

Climatização
O sistema apresentou ótimo funcionamento. Tem regulagem individual de temperatura para condutor e passageiro. Os passageiros do banco de trás desfrutam de ar-condicionado independente, com acionamento, regulagem de temperatura e velocidade de vazão por meio de difusores de ar, no final do console central. O nível de ruídos de funcionamento é baixo e não ocorreu entrada de gases ou fumaça, vindos de fora, quando se usa somente o recírculo interno de ar.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico na cidade, estrada e fora-de-estrada. Estão bem dimensionados, calibrados e ABS tem boa sensibilidade.

Câmbio
O câmbio 7G-tronic automático tem alavanca instalada junto à coluna de direção e display no quadro de instrumentos, informando o tipo de condução e marcha selecionada. A tração é integral, com sistema eletrônico de divisão de forças. No modo manual seqüencial, o acionamento é por meio de teclas, localizadas atrás do volante, com a opção de seis marchas, porém o sistema permite o uso dos dois lados que fazem a mesma função, ou seja, trocar e reduzir. As respostas em kick-down são boas e as trocas suaves e sem trancos. As relações de marchas atendem bem no uso misto.

Motor
Tem dirigibilidade muito prazerosa, com eficientes retomadas de velocidade e aceleração, levando-se em conta o peso (2.135 quilos em ordem de marcha). O seu funcionamento é elástico e silencioso. Para um V6 3.5, com quatro válvulas por cilindro, o motor gera potência muito boa e a curva de torque é plana de 2.400 rpm a 5.000 rpm.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
O volante tem bom tamanho, mas é fino. O diâmetro de giro (de 11,6 metros) é aceitável em manobras, assim como a velocidade do efeito retorno. As cargas do sistema assistido estão bem definidas, para um utilitário-esportivo. A precisão em retas e curvas é boa, assim como as suas reações no uso urbano e em estradas.
Banco traseiro oferece equipamentos de segurança para todos os ocupantes. De acordo com a marca alemã, o porta-malas tem 550 l de capacidade(foto: Marlos Ney Vidal/EM - 5/6/07)
Banco traseiro oferece equipamentos de segurança para todos os ocupantes. De acordo com a marca alemã, o porta-malas tem 550 l de capacidade (foto: Marlos Ney Vidal/EM - 5/6/07)

Iluminação
O grupo óptico anterior é muito eficiente e tem dupla parábola, com luz baixa a xenon, e alta, com lâmpadas halógenas, além de regulagem automática de altura e sistema autodirecional, até a velocidade de 40 km/h. Tem auxílio de faróis de neblina, embutidos no pára-choque, e esguichos para limpar a lente dos faróis principais, bem como sensor crepuscular. O habitáculo tem luz de cortesia nos pára-sóis, zonas dos pés de todos os ocupantes, base inferior de todas as portas, porta-malas e porta-luvas. Na zona do teto, a iluminação é muito bem distribuída, com plafoniê na dianteira, duplo spot fixo, incorporado dentro do corpo do retrovisor, duas lanternas nas laterais traseiras e uma acima da zona do porta-malas.

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar seis jatos cruzados no pára-brisa, que tem ótima vazão, o sistema é acionado com palhetas de boa qualidade, que limpam boa área. Para o vidro traseiro, o esguicho único de cima para baixo é eficiente, assim como a área varrida. O acesso ao reservatório de água, dentro do vão do motor, é fácil, com sete litros de capacidade volumétrica, que abastece, também, os esguichos dos faróis. O sistema tem sensor de chuva.

Estepe/macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas, no assoalho, mas tem a roda em aço e pneu de medidas diferentes dos de uso. É só para pequenos deslocamentos e em velocidade limitada a 80km/h. A sua fixação no cubo é feita com jogo de parafusos específicos, que fazem parte do kit de troca. O macaco e a chave de rodas estão encaixados em placa pré-moldada, abaixo do estepe. Para facilitar a troca, tem um pino guia, para centrar e apoiar a roda, além de um calço de segurança. A operação de troca é normal.

Alarme
O sistema é completo, com chave de ignição codificada e comando à distância, proteção perimétrica, das partes móveis, e volumétrica, dentro do habitáculo.

REGULAR

Vão motor
O motor preenche bem o vão, mas o acesso à manutenção de vários componentes é satisfatório, sendo limitado para alguns. O capô é sustentando, quando aberto, por dois amortecedores. O resultado do isolamento acústico em relação ao habitáculo é muito bom.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura é razoável, menos a da tampa traseira, que deixa a desejar pela quantidade de impurezas e imperfeições. As quatro portas estão desniveladas e o capô e a tampa traseira descentralizados.

Nível interno de ruídos
O nível de ruídos no habitáculo é alto e deixa a desejar. O efeito aerodinâmico é aceitável para velocidades usuais.

Suspensão
A estabilidade é satisfatória para o uso normal do automóvel, mas numa condução mais esportiva, sobre asfalto liso seco e terra batida, é limitada, mas tem auxílio de um eficiente controle eletrônico de estabilidade e tração. O conforto de marcha é razoável para esse tipo de veículo.

Ferramentas
Não tem.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 550 litros e o encontrado, com o banco traseiro na posição normal e a cortina do bagagito fechada, foi de 450 litros.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

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