Publicidade

Estado de Minas

Chevrolet Corsa 1.8 SS x Fiat Palio 1.8 R - Maquiagem esportiva

Compactos da GM e Fiat têm em comum o mesmo motor e o traje esporte fica quase restrito às aparências. Saiba qual leva a melhor


postado em 20/06/2007 22:36

Traseira do Palio foi reestilizada, mas visual do Corsa é menos rebuscado e mais limpo(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 24/5/07)
Traseira do Palio foi reestilizada, mas visual do Corsa é menos rebuscado e mais limpo (foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 24/5/07)
Chevrolet Corsa SS e Fiat Palio R são modelos esportivos apenas na aparência. O Fiat tem suspensão rebaixada e relações de transmissão mais curtas, mas a esportividade do Chevrolet fica apenas no visual, que é bastante agradável, principalmente nos detalhes da carroceria. No interior, impera o vermelho nos bancos do Corsa e nos cintos de segurança do Palio, além de aplicações nos bancos. O Palio tem mais itens de segurança de série e a lista de equipamentos de segurança e conforto é mais extensa.

Espaço interno
Carros compactos têm limitação de espaço no habitáculo, mas o Corsa é mais generoso do que o Palio. A medida de conforto e a distância entre-eixos, dois fatores que determinam o espaço interno, são maiores no Chevrolet.
Corsa 3 x 2 Palio

Porta-malas
Os dois são pequenos demais. O Palio leva 15 litros a mais, o que não é tão significativo assim. A vantagem do Fiat é que a abertura do compartimento de bagagem pode ser feito por comando interno. Além disso, há rede para segurar objetos, o que é prático.
Corsa 2 x 3 Palio

Câmbio
O do Palio tem relações de transmissão mais curtas, o que favorece a proposta esportiva, com as rotações do motor subindo mais rapidamente. O do Corsa SS não teve alterações. Os engates não são precisos nos dois modelos.
Corsa 2 x 3 Palio
Painel do Corsa fica próximo e facilita acesso a comandos. No Palio, volante tem três raios e espessura facilita pega. Porta-malas são pequenos e, além de maior, o do Palio tem rede para segurar e acomodar carga
Painel do Corsa fica próximo e facilita acesso a comandos. No Palio, volante tem três raios e espessura facilita pega. Porta-malas são pequenos e, além de maior, o do Palio tem rede para segurar e acomodar carga

Suspensão
A do Corsa é mais áspera e transfere muito as imperfeições do piso para dentro do carro. A do Palio foi rebaixada para caracterizar a esportividade, mas absorve melhor as irregularidades do piso. A estabilidade é destaque nos dois modelos e a proposta das montadoras privilegia o comportamento dinâmico em detrimento do conforto.
Corsa 2 x 3 Palio

Motor/desempenho
Os motores são idênticos. O 1.8 da Powertrain - empresa associada da Fiat e GM para desenvolvimento de motores. O motor se caracteriza pelo excelente torque em todas as situações, basta pressionar levemente o acelerador para que a resposta seja imediata. Porém, é ruidoso e em alta deveria ter mais potência. As relações mais curtas do Fiat fazem com que o motor seja mais imediato do que o do Chevrolet.
Corsa 3 x 4 Palio

Estilo
O do Corsa é mais sóbrio e os detalhes que caracterizam a versão esportiva são de bom gosto. Entretanto, os detalhes em vermelho do banco nem sempre agradam a todos. Já o Palio tem estilo mais espalhafatoso e o cinto de segurança é vermelho, cor que está também presente em detalhes no interior.
Corsa 3 x 2 Palio

Conforto
O Palio tem mais itens de conforto e conveniência, como computador de bordo e sistema de personalização de funções. A relação de opcionais do Corsa é menor, assim como os equipamentos de série.
Corsa 3 x 4 Palio

Consumo
Os dois são beberrões, característica do motor 1.8. Mas o Palio consome mais pelas relações de transmissão curtas. Os dados divulgados pelos fabricantes não são obtidos no dia-a-dia. Parece até piada. Pelo tamanho dos carros, o consumo é muito alto.
Corsa 2 x 1 Palio

Acabamento
É simples e sem rebuscamento nos dois modelos. Há arremates bem-feitos e ao mesmo tempo encontram-se rebarbas de plástico.
Corsa 3 x 3 Palio

Segurança
Vitória para o Fiat, que pode ser equipado opcionalmente com sistema ABS de freios e airbag duplo. Além de ser o único compacto do mercado equipado de série com três apoios de cabeça no banco traseiro.
Corsa 3 x 4 Palio

RESULTADO
Corsa 26 x 29 Palio

Leia mais sobre este duelo no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade