Espremendo o mexicano - Avaliação técnica

Confira as principais virtudes e mazelas da versão topo do sedã médio da Nissan

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/07/2007 22:13 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe - Arte de Christiano Gomes/Uai sobre Arte/EM Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe
BOM

Vão do motor
O motor preenche bem o vão, mas o acesso à manutenção é satisfatório, assim como o manuseio e identificação dos componentes de verificação constante. O isolamento acústico no capô e parte do painel de fogo (mal fixado) apresentou resultado positivo em insonorização.

Altura do solo
Não tem chapa protetora para a zona inferior do motopropulsor, tendo apenas um pequeno prolongamento plástico junto à base inferior do pára-choque dianteiro. Com carga máxima, não ocorreram interferências com o solo.

Climatização
Sistema é por comando manual. São quatro os difusores de ar frontais no painel, que têm boa vazão e angulação, mas não há opção de vedação independente do fluxo de ar e nem difusor para o banco traseiro.

Freios
Estão muito bem dimensionados. O ABS está bem calibrado, o pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema, reações equilibradas nos dois eixos. Não ocorreu superaquecimento após uso constante em longa decida sinuosa, com carga máxima.

Câmbio
É o moderno XTRONIC CVT com transmissão continuamente variável. Proporciona uma ótima dirigibilidade, boa aceleração e eficientes retomadas de velocidade. Apresentou funcionamento muito bom, sem trancos e ruídos. Tem opção de uso mais reduzido e no quadro de instrumentos há display informando o modo selecionado.
Três cintos de três pontos no banco traseiro, mas falta apoio de cabeça no meio. Porta-malas tem tampa divisória prática para segurar carga - Marlos Ney Vidal/EM - 18/6/07 Três cintos de três pontos no banco traseiro, mas falta apoio de cabeça no meio. Porta-malas tem tampa divisória prática para segurar carga

Motor
Mesmo com carga máxima e ar-condicionado ligado, o desempenho satisfaz. A rumorosidade de funcionamento é baixa, além de boa elasticidade. A potência gerada é muito boa, assim como o torque.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
A coluna de direção tem ajuste manual somente em altura. A assistência variável é elétrica com cargas bem definidas em conforto para o uso urbano e em manobras de estacionamento, sendo firme e com boa sensibilidade na estrada. A precisão na reta e em curvas é boa, assim como a velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro.

Estepe/macaco
O estepe que tem a roda em aço e o pneu igual aos de uso fica dentro do porta-malas. A operação de troca é normal e facilitada pelos prisioneiros fixos dos cubos de roda.

Limpador de pára-brisa
Os dois jatos dos esguichos são no tipo spray em "V" com boa vazão e abertura. Quando acionados, ativam automaticamente palhetas de boa qualidade que varrem área muito boa. É fácil o acesso ao reservatório d'água instalado dentro do vão do motor.

REGULAR

Acabamento da carroceria
Na montagem das partes móveis, só o capô está com pequena descentralização em relação aos pára-lamas e faróis. A pintura contém alguns pontos com impurezas.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é aceitável para velocidades usuais, mas há ruídos no habitáculo, principalmente na traseira.

Suspensão
Está muito mal definida a calibragem da suspensão em conforto de marcha, devido à excessiva transferência das imperfeições do solo para o habitáculo. A pressão única recomendada para os pneus independente da carga deixa o carro desconfortável, principalmente vazio. A estabilidade é ótima, com pouca inclinação da carroceria.

Iluminação
Há luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas e pára-sóis. O grupo óptico dianteiro com parábola simples tem boa eficiência no baixo e no alto e conta com auxílio de faróis de neblina, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Na zona do teto, tem lanterna central e outra de leitura junto ao retrovisor, com resultado satisfatório em iluminação.

Alarme
Tem chave de ignição com proteção antifurto e proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem proteção volumétrica dentro do habitáculo com a quebra dos vidros.

RUIM

Ferramentas
Não tem.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fabrica é de 371 litros e o encontrado, com o banco traseiro na posição normal, foi de 470 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel RibeiroFilho, da Tecnodan

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação