Renault Logan 1.6 16V Flex - Carro racional

Se o estilo não é ousado, o Logan tem outras características para conquistar. Além do espaço interno, motor 1.6 flex confere ótimo desempenho ao sedã

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postado em 15/07/2007 09:35 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 10/7/07
Logan é sedã médio com espaço suficiente para três adultos no banco traseiro e preço de carro compacto. O segredo é a construção simples e linhas retilíneas que remetem à década de 90. Visto de lado, o modelo lembra o Renault 19, principalmente na moldura de portas. O local de fixação do braço do limpador de pára-brisa fica aparente. O Logan foi idealizado pela Dacia, subsidiária da Renault na Romênia, e feito para durar. É considerado por uma publicação especializada francesa o carro médio mais confiável e robusto do mundo, desbancando Golf, Focus, C4, 307, Astra, entre outros concorrentes.

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Estilo
Inspirado nos modelos da década passada, o estilo nada tem a ver com a tendência atual. Entretanto, é um carro racional. Linhas retas proporcionam melhor aproveitamento do espaço interno e a altura interna é considerável. Por isso, há espaço suficiente para três no banco traseiro e ocupantes de maior estatura se acomodam bem sem esbarrar a cabeça no teto. O porta-malas é enorme.

Acabamento
Simples, com painel central construído em peça única e plástico duro. Na versão testada, a Privilège 1.6, há muitos equipamentos de série e apliques imitando metal no painel. Os bancos são forrados em veludo e os assentos, compridos e largos. Os retrovisores externos são iguais tanto do lado esquerdo quando o direito e estão bem dimensionados.

Dinâmica
O Logan é agradável de dirigir e a suspensão tem ótima relação entre conforto e estabilidade, transferindo em níveis aceitáveis as imperfeições do solo para o interior. Nas curvas, não há sustos. Freios, sem opção de ABS, param bem o carro. A direção é leve em manobras e firme em movimento. Os engates do câmbio são macios e precisos, e o curso da alavanca é um pouco longo. O motor proporciona bom desempenho, sendo melhor com álcool. O motor tem 0,5 kgfm a menos de torque, o que é significativo, quando se usa álcool, em relação a outros modelos (Clio, Mégane, Scénic), por causa da posição do coletor. O desempenho é bom também com gasolina. Boas acelerações e retomadas de velocidades, mesmo com ar ligado. O motor 1.6 é um dos melhores do Brasil atualmente, senão o melhor.
Pára-choque é na cor da carroceria, lanternas lembra as do Clio Sedan e a roda de liga vem como opcional na versão topo de linha - Pára-choque é na cor da carroceria, lanternas lembra as do Clio Sedan e a roda de liga vem como opcional na versão topo de linha

Segurança
São três apoios de cabeça no banco traseiro nessa versão, mas o fabricante não disponibiliza o ABS nem como opcional. Modelos exportados têm o equipamento. Difícil entender. O airbag duplo frontal é um dos poucos opcionais dessa versão. O cinto de três pontos central traseiro é do tipo abdominal, sendo os laterais de três pontos.

Praticidade
O encosto do banco traseiro não pode ser rebatido, o que limita o transporte de carga comprida. O porta-malas também não é aberto por dentro. Essas são economias para a redução de custo do projeto, mas que não se justificam na versão topo de linha, que tem preço mais elevado.

Conforto
Há espaço para cinco sem aperto. No banco traseiro, três ocupantes não se acotovelam e tampouco se apertam. Mas há algumas falhas em ergonomia, como o posicionamento de comandos de vidros dianteiros no painel e os traseiros atrás da alavanca do freio de estacionamento. Em compensação, surpreende o nível baixo de ruídos no habitáculo para um carro simples. Há somente ligeira vibração do painel quando se passa sobre piso áspero.

Leia mais e assista ao teste do Logan no "Veja Também", no canto superior direito desta página.

LOGAN x SEDÃS NACIONAIS
Modelo Comprimento Largura Altura Entre-eixos Porta-malas
Logan 4,25 m 1,74 m 1,52 m 2,63 m 510 l
Clio Sedan 4,19 m 1,63 m 1,41 m 2,47 m 510 l
Mégane 4,49 m 1,77 m 1,46 m 2,68 m 520 l
Classic 4,05 m 1,60 m 1,38 m 2,44 m 390 l
Prisma 4,12 m 1,64 m 1,37 m 2,44 m 439 l
Corsa Sedan 4,17 m 1,64 m 1,43 m 2,49 m 432 l
Astra Sedan 4,34 m 1,70 m 1,42 m 2,61 m 460 l
Vectra 4,61 m 1,72 m 1,45 m 2,70 m 526 l
Siena 4,13 m 1,63 m 1,43 m 2,37 m 500 l
Fiesta Sedan 4,22 m *1,90 m 1,49 m 2,48 m 478 l
Focus Sedan 4,38 m *1,99 m 1,42 m 2,61 m 490 l
Fusion 4,83 m 1,83 m 1,41 m 2,72 m 530 l
Corolla 4,53 m 1,70 m 1,48 m 2,60 m 437 l
Civic 4,48 m 1,75 m 1,45 m 2,70 m 340 l
Polo Sedan 4,19 m 1,65 m 1,50 m 2,46 m 432 l
Jetta 4,55 m 1,78 m 1,45 m 2,57 m 527 l
Sentra 4,56 m 1,79 m 1,51 m 2,68 m 371 l
Fonte: Fabricantes

(*) Distância com espelhos retrovisores

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