De olho nele - Avaliação técnica

Modelo da Honda tem o motor mais potente do Brasil. Saiba como o sedã se saiu nos testes técnicos e de ergonomia, e frente aos principais concorrentes

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postado em 10/08/2007 14:32 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe - Arte de Christiano Gomes/Uai sobre Arte/EM Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe
BOM

Altura do solo
Não tem, de série, chapa protetora em aço para o cárter e caixa de marchas. Dispõe apenas de prolongamento plástico de pouca espessura (localizado abaixo da extremidade do pára-choque), de eficiência muito limitada, num eventual descuido do motorista. Com 400kg de carga útil, não ocorreram interferências com o solo, em utilização normal de um sedã esportivo, quando se trafega sobre piso irregular de terra, calçamento e asfalto com quebra-molas.

Freios
O sistema está muito bem dimensionado e calibrado, com eficiente ABS, e apresentou bom comportamento dinâmico no uso misto. O pedal de freio tem boa sensibilidade. A alavanca do freio de estacionamento está instalada no console central junto à alavanca de marchas e esbarra na perna de motoristas de maior estatura. Numa utilização bem esportiva, apresentou boa desaceleração, com espaço percorrido até a imobilização coerente com a velocidade, além de manter a trajetória imposta. Após uso mais severo, não ocorreu superaquecimento e nem perda de eficiência.

Câmbio
As relações de marchas e diferencial são perfeitas para o peso do veículo e rendimento do motor. A qualidade de engate é ótima em precisão e maciez, mas o curso da alavanca pega no pomo e posicionamento no túnel central. As trocas são mínimas, mesmo em baixos regimes de rotação do motor. Numa condução muito esportiva, com trocas rápidas, apresentou excelente funcionamento. Proporciona ótima dirigibilidade em qualquer tipo de uso. A embreagem está bem dimensionada.

Motor
A performance é ótima para sua cilindrada e a potência é excelente para um 2.0 aspirado, e o torque proporciona boa dirigibilidade no uso urbano, mesmo em rotações mais baixas. A curva de potência/torque permite ótimas acelerações e retomadas de velocidade. Tem boa elasticidade.

Suspensão
O acerto e a calibragem dos componentes das suspensões privilegiam ótimo balanço. A estabilidade é muito boa, tanto pela precisão como pela pouca inclinação da carroceria, no contorno de curvas de raios variados, em velocidades mais elevadas. No limite de aderência lateral e direcional, conta com o auxílio de eficiente sistema eletrônico VSA. O conforto de marcha é aceitável, para um automóvel esportivo.

Direção
A coluna de direção tem ajuste em altura e profundidade. O diâmetro de giro é bom, assim como a velocidade do efeito retorno. As suas reações são diretas e um pouco leves demais, mas aceitáveis. Conjunto apresentou nível baixo de ruídos, em curvas sobre calçamento e estrada de terra com costelas. Sistema transmite segurança em altas velocidades, tanto em retas como em curvas, com boa sensibilidade.

Limpador de pára-brisa
As palhetas têm aletas aerodinâmicas para aumentar a pressão sobre o pára-brisa, de acordo com a velocidade do veículo. Elas trabalham cruzadas e varrem boa área. É fácil o acesso para reposição de água no reservatório, dentro do vão do motor. Os dois esguichos são do tipo spray, em V, com boa vazão e abertura.

Estepe/macaco
O estepe está instalado no porta-malas. A roda é em liga leve e o pneu igual aos de uso. A operação de troca é normal, com auxílio de cinco prisioneiros fixos, por cubo, para o melhor apoio e centragem da roda.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda, conjugada com Philips.

REGULAR

Iluminação
Existem luzes de cortesia no porta-malas, porta-luvas, pára-sóis e base inferior das portas dianteiras. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente dia e noite. A iluminação do habitáculo é composta por duplo spot, fixo na parte da frente, e uma lanterna na parte central, com resultado satisfatório, mas não há iluminação específica para os passageiros de trás. Os faróis têm dupla parábola e são muito eficientes no baixo e no alto. Falta regulagem elétrica de altura, em função da carga transportada. Os faróis auxiliares de neblina estão embutidos no pára-choque.

Vão do motor
O capô, quando aberto, ainda tem sustentação por vareta manual. O motor preenche todo o vão, que é pequeno e, devido ao projeto da carroceria, invade a parte de cima do painel de fogo, limitando bastante o acesso à manutenção de vários componentes. O isolamento acústico, em relação ao habitáculo, é aceitável, mas a parte que fica no lado interno do capô está mal fixada.

Climatização
O sistema não tem a opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusores de ar específicos ajustáveis para os passageiros de trás. Apresenta bom funcionamento, com baixo nível de ruídos, mesmo na velocidade máxima. Não houve entrada de gases ou fumaça no habitáculo. O tempo gasto para dar a sensação de conforto em todo o habitáculo foi satisfatório.

Vedação
Boa contra água, mas apresentou infiltração de poeira, pelas guarnições das portas traseiras.

Alarme
A chave de ignição é codificada e tem controle remoto integrado, com as funções de destravar/travar as portas, para abertura do porta-malas e tecla pânico. Ao dar comando para travar as portas, os vidros não sobem automaticamente. Sistema antiesmagamento dos vidros funcionou bem. Tem proteção perimétrica das partes móveis, mas falta proteção volumétrica contra invasão do habitáculo pela quebra de vidros.

RUIM

Acabamento da carroceria
A pintura não tem bom acabamento final, devido a alguns pontos com impurezas e manchas no verniz. As quatro portas estão desniveladas, e a tampa do porta-malas e o capô, descentralizados.

Nível interno de ruídos
Seu habitáculo não é silencioso, pois apresentou vários ruídos, quando se trafega sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto malconservado. O efeito aerodinâmico é contido somente até 110km/h.

EXTRA

Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 340 litros, o que foi confirmado na medição.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

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