Sedã no paredão - Avaliação técnica

Pallas e o segmento ascendente

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postado em 17/08/2007 11:28 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Volante tem miolo fixo, só aro gira, e muitos comandos estão bem localizados - Fotos: Marlos Ney Vidal/EM Volante tem miolo fixo, só aro gira, e muitos comandos estão bem localizados
BOM

Climatização
O sistema é automático digital e apresentou bom funcionamento. Para os passageiros de trás tem na extremidade do console central dois difusores de ar com boa vazão, que têm apenas caixa de ar independente com quatro velocidades, mas sem dutos interligados ao sistema principal com ar climatizado. Junto ao difusor de ar central direito tem local para colocar cartucho específico com perfumador de ambiente, um detalhe bem diferenciado do usual. Tem comando de controle do recírculo de ar interno no volante, o que é muito prático.

Freios
Estão muito bem calibrados e dimensionados para a massa do veículo e performance do motor. O ABS atuou com eficiência em frenagem de emergência sobre piso de baixo atrito e também seco. O freio de estacionamento sustenta o veículo com carga máxima em aclive/declive. O pedal de freio tem boa sensibilidade e as reações do sistema são bem balanceadas nos dois eixos.

Iluminação
O sistema tem sensor crepuscular. Há luz de cortesia somente no porta-malas e porta-luvas. O grupo óptico anterior é eficiente, tem dupla parábola e conta com regulagem elétrica em altura em função da carga transportada. A iluminação do habitáculo (zona do teto) satisfaz, com duas lanternas, sendo uma na zona anterior com duplo spot fixo integrado e a outra na zona posterior.

Estepe/macaco
O estepe, que está instalado na bunha dentro do porta-malas, tem a roda e o pneu iguais aos de uso. Existe porca auto-adaptadora antifurto. Para retirar a calota central para se ter acesso aos parafusos de roda há uma ferramenta específica junto com o kit de troca. A operação de troca é normal.

Limpador de pára-brisa
O sistema tem sensor de chuva. Ao esguichar água no pára-brisa, do tipo spray em “V”, palhetas de boa qualidade varrem boa área. É fácil o acesso para o reabastecimento d’água no reservatório dentro do vão do motor.

Alarme
Ao dar comando por controle remoto inserido na própria chave de ignição, que é codificada, os vidros sobem automaticamente se a tecla continuar pressionada, e o sistema antiesmagamento funcionou bem. Há proteção volumétrica no habitáculo e perimétrica das partes móveis.

Vedação
Boa contra água e poeira.

REGULAR

Vão do motor
A insonorização do vão em relação ao habitáculo é aceitável, inclusive em alta rotação. O motor preenche todo o vão e invade a cobertura do painel de fogo, sendo o acesso à manutenção bem limitado.

Altura do solo
Falta apoio de cabeça central traseiro <b>(acima)</b>. Ventilação para os passageiros de trás - Falta apoio de cabeça central traseiro (acima). Ventilação para os passageiros de trás
Tem chapa em aço vazado para toda a zona inferior do motopropulsor. Toca com freqüência o solo na zona anterior (base do pára-choque dianteiro e proteção do motor), piorando com carga útil de 400kg quando, também, raspa a zona central do chassi sobre pisos com imperfeições e ao transpor quebra-molas salientes.

Câmbio
É automático com apenas quatro marchas, com a opção de troca manual seqüencial na própria alavanca principal, mas as trocas são automáticas ao atingir a rotação do motor pré-estabelecida pelo gerenciamento eletrônico do câmbio. As respostas em kick-down são um pouco lentas e em algumas situações deixa a desejar o retardo de resposta. No quadro de instrumentos, há display informando o modo e a marcha selecionada, além da opção da condução esportiva e sobre piso de baixo atrito.

Motor
A sua performance é normal, sem muito brilho, devido ao peso do veículo e ao fato de ser acoplado a um câmbio automático. As retomadas de velocidade e aceleração são razoáveis, mas com cinco pessoas, bagagem e ar-condicionado ligado o seu rendimento é baixo numa topografia irregular, mas aceitável.

Suspensão
O sistema tem controle dinâmico de estabilidade (ESP), que atuou com precisão no limite de aderência lateral e na estabilidade direcional. A suspensão dianteira apresentou o fenômeno de caída de roda em passagem súbita por desnível. Em algumas situações, as suspensões são um pouco rumorosas. O conforto de marcha é limitado para pisos usuais com muitas imperfeições, em que o nível das transferências é significativo. A estabilidade é muito boa no contorno de curvas de raios variados, com inclinação moderada da carroceria.

Direção
A coluna de direção tem ajuste em altura e profundidade. A precisão na reta e em curvas é muito boa e o sistema tem reações equilibradas e com boa sensibilidade, mas é pesado. A velocidade do efeito retorno é boa e o diâmetro de giro satisfaz em manobras.

RUIM

Acabamento da carroceria
As quatro portas estão desniveladas e a dianteira esquerda, descentralizada. Os acabamentos plásticos das colunas “D” estão com má concordância com o vidro traseiro, apresentando destaque – desprendimento. As lanternas traseiras não perfilam nas curvaturas com a carroceria. A tampa do porta-malas está descentralizada e desnivelada e o capô desnivelado na união com a extremidade inferior das colunas “A”. A qualidade final da pintura é baixa, pois contém alguns pontos com impurezas e manchas no verniz.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico inicia-se a 110km/h e, somados aos ruídos no habitáculo, quando sobre piso de asfalto ruim, terra e paralelepípedo, incomodam, deixando a desejar.

Ferramentas
Não tem.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 513 litros, confirmado pela nossa medição.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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