De olho nos arremates - Avaliação técnica

Confira os principais problemas e qualidades da perua compacta com motor 1.6 flex

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/08/2007 14:34 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Visual interno agrada, mas o acabamento precisa evoluir - Marlos Ney Vidal/EM Visual interno agrada, mas o acabamento precisa evoluir
BOM

Climatização
O sistema é automático digital, com boa vazão pelos difusores de ar do painel e rumorosidade suportável na velocidade máxima. Está bem vedado.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico, com reações equilibradas nos dois eixos e pedal com boa sensibilidade. O ABS está bem calibrado e após uso constante em longa descida sinuosa não apresentou superaquecimento com perda de eficiência. Em frenagem de emergência, o espaço percorrido até a imobilização é coerente com a velocidade.

Câmbio
Tem gerenciamento eletrônico com sistema Porsche e está muito bem elaborado para este veículo. É automático de quatro marchas e tem opção de troca manual seqüencial na alavanca. Para condução mais esportiva e para piso de baixo atrito tem teclas específicas junto ao console central. No quadro de instrumentos, tem display de ótimo tamanho, informando a opção da marcha e modo selecionados.

Motor
O sistema flex funcionou bem com álcool e gasolina ou misturado. A partida a frio, com álcool, foi imediata pela manhã, com boa progressividade na aceleração, bem como marcha lenta uniforme. A performance, em geral, é boa para sua cilindrada e peso do veículo, mesmo acoplado a câmbio automático.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe - Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe
O sistema é assistido hidraulicamente e está bem calibrado para o uso na cidade e na estrada. O volante tem boa pega e a coluna de direção tem regulagem em altura. A precisão na reta e em curvas é boa, assim como o diâmetro de giro em manobras de garagem. A velocidade do efeito retorno é boa. Apresentou baixa rumorosidade do conjunto em curvas sobre paralelepípedo e estrada de terra irregular.

Iluminação
Há luz de cortesia no porta-malas e no porta-luvas. O grupo óptico dianteiro com dupla parábola é eficiente no baixo e no alto e tem regulagem em altura em função da carga transportada. Os faróis auxiliares de neblina estão embutidos no pára-choque e a iluminação na zona do teto é satisfatória.

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar água no pára-brisa pelos eficientes esguichos, assim como no vidro traseiro, palhetas de boa qualidade varrem área satisfatória. É fácil a reposição d’água no reservatório dentro do vão do motor.

REGULAR

Vão do motor
O motor preenche bem o vão, que é pequeno, limitando o acesso à manutenção de vários componentes. O resultado em insonorização em relação ao habitáculo é aceitável para o seu segmento de mercado.

Altura do solo
Tem chapa em aço protetora para cárter e caixa de marchas. Com carga útil simulada de cinco pessoas e bagagem, raspa a proteção inferior dianteira, além da aba inferior do pára-choque dianteiro quando sobre piso irregular de terra, ao transpor quebra-molas salientes e em saídas de garagem com desnível.

Suspensão
O conforto de marcha é bem limitado e merecia melhor calibragem dos componentes das suspensões, pois é grande a transferência para dentro. A estabilidade é boa em curvas de raios variados e com pouca inclinação da carroceria.

Alarme
Tem somente chave de ignição codificada com imobilizador do motor.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa, pois contém vários pontos com impurezas. O capô está descentralizado e a porta traseira direita, desnivelada. A união da extremidade superior do pára-lama dianteiro esquerdo com a base da coluna “A” está malfeita, deixando grande vão em relação ao outro lado. A tampa traseira está descentralizada e desnivelada.

Nível interno de ruídos
O nível interno de ruídos no habitáculo é alto, incomoda e deixa a desejar. O efeito aerodinâmico é evidente já a 100km/h.

Estepe/macaco
O estepe, que tem a roda em aço e o pneu igual aos de uso, está acondicionado em suporte metálico basculável por baixo do vão de carga. A operação de troca é ruim e cansativa, além de não muito limpa.

Ferramentas
Não tem.

EXTRA

Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 313 litros, o mesmo encontrado na nossa medição com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação