Segurança é destaque - Avaliação técnica

Senão no banco traseiro é cinto abdominal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/09/2007 10:06 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe - Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe
BOM

Climatização
É por comando manual. Apresenta funcionamento, com boa vazão pelos difusores de ar do painel. O tempo gasto para climatizar todo o habitáculo com sensação de conforto, após meia-hora trancado ao sol, foi satisfatório. O sistema está bem vedado. A rumorosidade de funcionamento é aceitável na velocidade máxima.

Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade e o freio de estacionamento atuou normal. O conjunto dianteiro e traseiro está bem dimensionado e calibrado, com ABS eficiente. As suas reações são bem balanceadas nos dois eixos e, em frenagem de emergência (asfalto seco e terra), apresentou boa desaceleração. O espaço percorrido até a imobilização foi coerente com a velocidade e tipo de solo.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Nível interno de ruídos
Apresentou nível baixo de ruídos no habitáculo, mesmo quando sobre piso de paralelepípedos, terra irregular e asfalto ruim. O efeito aerodinâmico inicia a 100km/h e é crescente com a velocidade.

Suspensão
É um automóvel extremamente estável e neutro, com ótima precisão em curvas de raios variados e inclinação contida da carroceria. Está muito bem acertada e calibrada, proporcionando dirigibilidade prazerosa e segura e é difícil encontrar o limite de aderência lateral, no qual é muito rápido em curvas. O conforto de marcha é muito bom e há perda mínima, com carga máxima.

Direção
A coluna de direção dispõe de ajuste em altura e distância com bom curso. A assistência hidráulica tem cargas muito bem definidas para o uso na cidade e na estrada. O diâmetro de giro é bom em manobras apertadas e a velocidade do efeito retorno satisfaz. A precisão na reta e em curvas é muito boa e o conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre paralelepípedos e terra com costelas.
Proteção para todos: três apoios de cabeça no banco traseiro. Porta-malas deveria ser maior, principalmente pelas dimensões do carro - Marlos Ney Vidal/EM - 17/9/07 Proteção para todos: três apoios de cabeça no banco traseiro. Porta-malas deveria ser maior, principalmente pelas dimensões do carro

Estepe/macaco
O estepe tem a roda em aço, mas o pneu é igual aos de uso e fica dentro do porta-malas. A operação de substituição da roda é normal.

Limpador de pára-brisa
As palhetas do limpador dianteiro têm projeto bem diferenciado do usual e aleta incorporada para aumentar a pressão aerodinâmica contra o pára-brisa. Apresentaram boa qualidade de funcionamento e varrem uma boa área. Ao esguichar seis jatos de boa vazão, o sistema de limpeza atua automaticamente. No vidro traseiro o conjunto é, também, eficiente, sendo nela fácil o acesso e a identificação do reservatório dágua no vão do motor.

Alarme
Tem chave de ignição codificada com imobilizador do motor e inseridas teclas de travar e destravar as portas. Ao dar comando para travar as portas e mantendo a tecla pressionada, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem. O veículo em prova estava equipado (acessórios Fiat) com proteção volumétrica dentro do habitáculo e perimétrica das partes móveis.

REGULAR

Vão do motor
O motor está posicionado no vão mais atrás, próximo do painel de fogo, mas o acesso à manutenção é aceitável. A insonorização, em relação ao habitáculo, é regular, pois em rotações médias e altas é evidente o ruído de aspereza (álcool) de funcionamento do motor. O layout está bem feito.

Altura do solo
Não tem de série chapa protetora para cárter e caixa de câmbio. Com carga útil de cinco pessoas e bagagem, totalizando 400kg, ocorreram leves raspadas na base inferior do pára-choque dianteiro e zona central do chassi, ao trafegar sobre estrada de terra com imperfeições e saídas de garagem em desnível e transpor quebra-molas salientes.

Câmbio
Apresentou falta de precisão e maciez, principalmente nas trocas rápidas. A embreagem está bem dimensionada. As relações de marchas/diferencial são razoáveis para a massa do veículo e rendimento do motor. O conjunto um pouco mais curto melhoraria a dinâmica do veículo, no uso misto, mesmo perdendo em velocidade máxima e aumento de ruído no habitáculo.

Iluminação
O farol tem construção com parábola simples e eficiência normal no baixo e no alto, mas não dispõe de regulagem elétrica em altura em função da carga transportada. Tem auxílio de farol de neblina embutido no pára-choque. Não há nenhuma luz de cortesia e, na zona do teto, existe uma lanterna integrada com dois spots fixos junto ao retrovisor com resultado razoável em iluminação. O quadro de instrumentos, o console central e os comandos elétricos dos painéis de porta têm boa identificação noturna.

RUIM

Acabamento da carroceria
A pintura tem acabamento final razoável. As portas traseiras estão desniveladas, e a tampa traseira está descentralizada. A extremidade inferior da coluna A, lado esquerdo, está desalinhada em relação ao pára-lama. É baixa a qualidade do estampo e o acabamento da chapa das quatro portas, na zona inferior, na união com as soleiras, devido à excessiva ondulação.

Motor
Sua performance não tem muito brilho, principalmente numa topografia irregular. Não há diferença em dirigibilidade com uso com gasolina ou álcool. A nova curva desse motor (potência/torque/rpm) é limitada para o peso de 1.150 kg em ordem de marcha.

Ferramentas
Não tem.

EXTRA

Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 280 litros, mas, com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada, foram medidos 256 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação