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Estado de Minas

Segurança é destaque - Avaliação técnica

Senão no banco traseiro é cinto abdominal


postado em 19/09/2007 10:06

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe(foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe (foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
BOM

Climatização
É por comando manual. Apresenta funcionamento, com boa vazão pelos difusores de ar do painel. O tempo gasto para climatizar todo o habitáculo com sensação de conforto, após meia-hora trancado ao sol, foi satisfatório. O sistema está bem vedado. A rumorosidade de funcionamento é aceitável na velocidade máxima.

Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade e o freio de estacionamento atuou normal. O conjunto dianteiro e traseiro está bem dimensionado e calibrado, com ABS eficiente. As suas reações são bem balanceadas nos dois eixos e, em frenagem de emergência (asfalto seco e terra), apresentou boa desaceleração. O espaço percorrido até a imobilização foi coerente com a velocidade e tipo de solo.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Nível interno de ruídos
Apresentou nível baixo de ruídos no habitáculo, mesmo quando sobre piso de paralelepípedos, terra irregular e asfalto ruim. O efeito aerodinâmico inicia a 100km/h e é crescente com a velocidade.

Suspensão
É um automóvel extremamente estável e neutro, com ótima precisão em curvas de raios variados e inclinação contida da carroceria. Está muito bem acertada e calibrada, proporcionando dirigibilidade prazerosa e segura e é difícil encontrar o limite de aderência lateral, no qual é muito rápido em curvas. O conforto de marcha é muito bom e há perda mínima, com carga máxima.

Direção
A coluna de direção dispõe de ajuste em altura e distância com bom curso. A assistência hidráulica tem cargas muito bem definidas para o uso na cidade e na estrada. O diâmetro de giro é bom em manobras apertadas e a velocidade do efeito retorno satisfaz. A precisão na reta e em curvas é muito boa e o conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre paralelepípedos e terra com costelas.
Proteção para todos: três apoios de cabeça no banco traseiro. Porta-malas deveria ser maior, principalmente pelas dimensões do carro(foto: Marlos Ney Vidal/EM - 17/9/07)
Proteção para todos: três apoios de cabeça no banco traseiro. Porta-malas deveria ser maior, principalmente pelas dimensões do carro (foto: Marlos Ney Vidal/EM - 17/9/07)

Estepe/macaco
O estepe tem a roda em aço, mas o pneu é igual aos de uso e fica dentro do porta-malas. A operação de substituição da roda é normal.

Limpador de pára-brisa
As palhetas do limpador dianteiro têm projeto bem diferenciado do usual e aleta incorporada para aumentar a pressão aerodinâmica contra o pára-brisa. Apresentaram boa qualidade de funcionamento e varrem uma boa área. Ao esguichar seis jatos de boa vazão, o sistema de limpeza atua automaticamente. No vidro traseiro o conjunto é, também, eficiente, sendo nela fácil o acesso e a identificação do reservatório dágua no vão do motor.

Alarme
Tem chave de ignição codificada com imobilizador do motor e inseridas teclas de travar e destravar as portas. Ao dar comando para travar as portas e mantendo a tecla pressionada, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem. O veículo em prova estava equipado (acessórios Fiat) com proteção volumétrica dentro do habitáculo e perimétrica das partes móveis.

REGULAR

Vão do motor
O motor está posicionado no vão mais atrás, próximo do painel de fogo, mas o acesso à manutenção é aceitável. A insonorização, em relação ao habitáculo, é regular, pois em rotações médias e altas é evidente o ruído de aspereza (álcool) de funcionamento do motor. O layout está bem feito.

Altura do solo
Não tem de série chapa protetora para cárter e caixa de câmbio. Com carga útil de cinco pessoas e bagagem, totalizando 400kg, ocorreram leves raspadas na base inferior do pára-choque dianteiro e zona central do chassi, ao trafegar sobre estrada de terra com imperfeições e saídas de garagem em desnível e transpor quebra-molas salientes.

Câmbio
Apresentou falta de precisão e maciez, principalmente nas trocas rápidas. A embreagem está bem dimensionada. As relações de marchas/diferencial são razoáveis para a massa do veículo e rendimento do motor. O conjunto um pouco mais curto melhoraria a dinâmica do veículo, no uso misto, mesmo perdendo em velocidade máxima e aumento de ruído no habitáculo.

Iluminação
O farol tem construção com parábola simples e eficiência normal no baixo e no alto, mas não dispõe de regulagem elétrica em altura em função da carga transportada. Tem auxílio de farol de neblina embutido no pára-choque. Não há nenhuma luz de cortesia e, na zona do teto, existe uma lanterna integrada com dois spots fixos junto ao retrovisor com resultado razoável em iluminação. O quadro de instrumentos, o console central e os comandos elétricos dos painéis de porta têm boa identificação noturna.

RUIM

Acabamento da carroceria
A pintura tem acabamento final razoável. As portas traseiras estão desniveladas, e a tampa traseira está descentralizada. A extremidade inferior da coluna A, lado esquerdo, está desalinhada em relação ao pára-lama. É baixa a qualidade do estampo e o acabamento da chapa das quatro portas, na zona inferior, na união com as soleiras, devido à excessiva ondulação.

Motor
Sua performance não tem muito brilho, principalmente numa topografia irregular. Não há diferença em dirigibilidade com uso com gasolina ou álcool. A nova curva desse motor (potência/torque/rpm) é limitada para o peso de 1.150 kg em ordem de marcha.

Ferramentas
Não tem.

EXTRA

Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 280 litros, mas, com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada, foram medidos 256 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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