Classic X Siena X Logan - Muita bagagem e pouco consumo

Brasileiro adora carro sedã pela capacidade de carga dos porta-malas. Preço baixo dos modelos de entrada também é atrativo. Confira qualidades e problemas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/09/2007 20:00 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Juarez Rodrigues/EM - 7/2/06
Valor de revenda é outro quesito levado em consideração na compra. Modelos despojados se desvalorizam menos, como os três da avaliação. Mas o baixo consumo de combustível é outro fator decisivo na hora da compra.

Espaço interno
O Logan é imbatível em espaço interno. Três adultos se acomodam bem no banco traseiro. É um dos melhores projetos em espaço no habitáculo. Classic tem em tese maior espaço (ver distância entre-eixos e medida de conforto na ficha técnica) do que o Siena, mas, na prática, o Fiat transmite sensação de amplidão.
Classic (3) Siena (3) Logan (5)

Porta-malas
O do Logan é o maior, com 510 litros. Mas o do Siena tem 500 litros e empata com o do Renault. O do Classic é o menor, mas tem ótima capacidade. É grande, os outros são enormes. Porém, o Siena é o único a ter encosto do banco traseiro rebatível, o que possibilita colocar objetos maiores. Nenhum deles pode ser aberto por dentro.
Classic (3) Siena (5) Logan (5)

Câmbio
Classic e Siena têm relações de transmissão bem escalonadas, com bom aproveitamento dos motores de baixa cilindrada, que têm pouca força e potência limitada. A do Logan poderia ser um pouco mais curta para aproveitar melhor força e potência do motor. Os engates são macios e leves. Siena e Classic carecem de um pouco mais de precisão em trocas rápidas.
Classic (2) Siena (2) Logan (2)

Suspensão
A melhor é a do Logan, com o melhor acerto entre conforto e estabilidade. A do Classic e do Siena são um pouco ásperas e transferem com mais intensidade as imperfeições do piso para o habitáculo.
Classic (3) Siena (3) Logan (4)

Motor/desempenho
Desempenho não é o forte dos motores 1.0, mas Classic se destaca por ter a melhor relação peso/potência. O motor do Logan é o que tem mais força e potência, mas também é o mais pesado. Quando se liga o ar-condicionado com cinco ocupantes e bagagem, é um pandemônio. O motorista precisa ter muita paciência. O Siena é tão pesado quanto o Logan e tem motor de menor potência.
Classic (3) Siena (1) Logan (2)
Chevrolet Classic tem o melhor desempenho. Linhas do Fiat Siena são as mais bonitas. Espaço interno e capacidade do porta-malas determinam vitória do Renault Logan - Juarez Rodrigues/EM - 7/2/06 Chevrolet Classic tem o melhor desempenho. Linhas do Fiat Siena são as mais bonitas. Espaço interno e capacidade do porta-malas determinam vitória do Renault Logan

Estilo
Esse quesito é subjetivo. O Classic é o mais antigo dos três e as linhas agradam. No auge do sucesso era chamado de Vectrinha pela semelhança das linhas com o modelo maior. O do Logan tem desenho retilíneo e remete aos anos 1990, mas também agrada. O Siena é, sem dúvida, o mais bonito, com desenho mais harmônico da carroceria.
Classic (3) Siena (4) Logan (3)

Ergonomia
A maioria dos comandos está bem localizada no Siena e no Classic. O que não agrada no Siena são as regulagens dos encostos dos bancos dianteiros, que não são do tipo contínuo e, por isso, dificultam encontrar a melhor posição de dirigir. No Logan, os comandos dos vidros elétricos (opcionais) ficam em posição péssima no painel central. No Classic, o motorista esbarra o cotovelo no encosto do banco ao engatar segunda e quarta marchas.
Classic (3) Siena (2) Logan (2)

Conforto/conveniência
Os três são despojados, mas na lista de opcionais podem ser comprados ar-condicionado, direção hidráulica, comandos elétricos de vidros, travas de portas, entre outros.
Classic (3) Siena (3) Logan (3)

Consumo
Motor de baixa cilindrada proporciona desempenho limitado, mas consome pouco. No melhor estilo popular: nem anda nem bebe. Os três são pão-duros. Números divulgados pelos fabricantes são otimistas e dificilmente reproduzidos no uso diário.
Classic (4) Siena (4) Logan (4)

Acabamento
Para modelos de entrada está muito bom, embora o Classic passe a sensação de qualidade melhor. A proposta da Renault para o Logan é justamente o acabamento simples, mas no porta-malas é muito despojado.
Classic (3) Siena (2) Logan (2)

Segurança
Ponto para o Fiat, o Siena é o único que pode ser equipado com airbags e sistema ABS de freios (opcionais). Classic não tem essas opções e o Logan, na versão avaliada, também não. O Siena é o único a ter opção de ABS, mas apoios de cabeça do banco traseiro e cintos de três pontos traseiros retráteis são opcionais. Os apoios de cabeça do Classic são fixos e, por isso, inúteis para ocupantes de maior estatura.
Classic (2) Siena (3) Logan (2)

TOTAL
Classic 32
Siena 32
Logan 34

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe