VW Gol Rallye 1.6 - Levantando poeira

Hatchback compacto ganha adereços e suspensão elevada, que proporciona mais agilidade e robustez em pisos irregulares. Mas suspensão é áspera e os pneus, inadequados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/11/2007 14:42 Enio Greco /Estado de Minas
Marlos Ney Vidal/EM
O velho Volkswagen Gol, que disputa a liderança de mercado com o Fiat Palio, ganhou nova versão Rallye. Na verdade, segundo a montadora, trata-se de uma série especial, que vem para reforçar a imagem de durabilidade e robustez atribuída ao modelo. A fórmula é a mesma usada por outros fabricantes: aplicam-se alguns adereços no estilo fora-de-estrada, como faróis auxiliares e faixas adesivas, e pronto. A Volkswagen optou por elevar a suspensão do Gol, para torná-lo mais ágil em pisos irregulares, mas usou pneus de perfil baixo, pouco adequados para essa situação.

Assista ao teste do Gol Rallye!

Estilo
O novo Gol Rallye tem a mesma carroceria da quarta geração do modelo, lançada em 2005. As diferenças estão nos detalhes. Os faróis têm máscara negra e há uma moldura na cor cinza na base da grade dianteira e na parte inferior do pára-choque. Para compor o visual fora-de-estrada, faróis de longa distância (ou de milha) estão integrados ao pára-choque, onde também estão os de neblina. Nas laterais, molduras de plástico nas caixas de rodas e adesivos com a inscrição Rallye. Na traseira, as lanternas têm lentes fumê.

Interior
Por dentro, o Gol Rallye também foi personalizado. O painel é o mesmo das outras versões, feito em plástico mais duro, mesmo material usado nos painéis de portas. Não transmite a sensação de qualidade. Os instrumentos do painel têm grafismo pequeno, que dificulta um pouco a leitura. A VW optou por usar volante com estilo retrô, de três raios duplos e aro fino, mas o estilo não combina muito com o desenho do painel. Os bancos são do tipo esportivo revestidos com tecido de tear cinza e amarelo, com a inscrição Rallye no encosto e redes porta-mapas nas laterais dos encostos. O pomo da alavanca de marchas também tem desenho esportivo.

Espaço
O espaço interno nunca foi atrativo do VW Gol. Na frente, a posição de dirigir é prejudicada pelo volante baixo e descentralizado em relação à pedaleira. No banco traseiro, há espaço com relativo conforto para apenas duas pessoas. Ali só existem dois encostos de cabeça nas laterais e o cinto de segurança central é abdominal. O porta-malas é suficiente, mas não é dos maiores do segmento.

Desempenho
A série especial Rallye é vendida apenas com motor 1.6 flex. Quando o carro está abastecido com gasolina, o desempenho é apenas razoável, perdendo para concorrentes como Renault Clio 1.6 e Ford Fiesta 1.6. Já com álcool, o Gol ganha mais agilidade, com arrancadas rápidas e retomadas seguras. As relações da transmissão também contribuem, aproveitando melhor a força do motor. O câmbio tem engates macios, mas não tão precisos. O que agrada é o curso curto da alavanca.

Curvas
As suspensões do Gol foram elevadas em 27 mm, aumentando a altura em relação ao solo. Isso deixou o carro mais eficiente sobre pisos irregulares, pois dificilmente raspa o fundo e supera pequenos obstáculos sem problemas. O erro da VW foi equipar o modelo com pneus 195/55, próprios para o asfalto. Em uso mais estusiasmado no fora-de-estrada, os pneus podem se rasgar com facilidade. O ideal seriam os de uso misto. Apesar disso, as suspensões proporcionam boa estabilidade em curva, mas transferem as irregularidades do solo para dentro do carro, causando desconforto. O modelo tem direção hidráulica de série, que foi bem calibrada e facilita as ações do motorista em manobras. O sistema de freios, mesmo sem ABS, mostrou-se eficiente.

Leia mais e assista ao teste do Gol Rallye no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação