Publicidade

Estado de Minas

Citroën C3 1.4 X Fiat Punto 1.4 ELX - Pequenos na arena

Versões com motor 1.4 do Fiat Punto e Citroën C3 são de entrada, mas têm acabamento de boa qualidade e as listas de equipamentos de série e opcionais são mais recheadas


postado em 19/01/2008 16:32

(foto: Fotos Punto: Marlos Ney Vidal/EM - 13/9/07)
(foto: Fotos Punto: Marlos Ney Vidal/EM - 13/9/07)
O estilo dos modelos agrada, e se o que vende carro são as linhas harmônicas da carroceria, os dois conquistam facilmente a clientela. Beleza à parte, são dois veículos que têm qualidades e mazelas, como toda manufatura industrializada. Leia o teste.

Veja mais fotos Punto!

Espaço interno
O Punto é mais espaçoso do que o C3 - ver medida de conforto e distância entre-eixos. O Fiat leva três adultos no banco traseiro, embora pareça um pouco claustrofóbico. A habitabilidade não é o forte do Citroën. Três adultos no banco traseiro só até a padaria da esquina.
C3 1 x 3 Punto

Porta-malas
O Citroën leva a melhor sobre o Fiat. O porta-malas do C3 tem 20 litros a mais de capacidade. Não é muito, mas significativo quando se trata de modelos compactos. Ambos têm encosto do banco rebatível, que possibilita a colocação de objetos mais compridos.
C3 3 x 2 Punto

Câmbio
As relações de transmissão estão bem escalonadas nos dois modelos. Precisão e maciez de engate são melhores no C3. O Punto embola um pouco em trocas rápidas e o curso da alavanca deveria ser mais curto.
C3 3 x 2 Punto

Suspensão
A Citroën é especialista em suspensão, mas a adaptação às condições brasileiras deixa a desejar. O sistema é ruidoso e os amortecedores não têm stop hidráulico, que evita a caída de roda - aquela batida seca no fim do curso - quando se passa em buraco ou imperfeição do piso. A suspensão é um dos destaques do Punto, que concilia conforto e estabilidade excepcional em variados tipos de piso. A calibragem é excelente.
C3 2 x 4 Punto

Motor/desempenho
O Punto tem mais potência e o torque é praticamente o mesmo do C3. Porém, o Fiat é mais pesado e esse motor é pouco para o carro. O desempenho do C3 não é uma maravilha, mas agrada. A diferença de peso é fundamental para o C3 andar mais.
C3 3 x 2 Punto
Comandos bem localizados no Fiat Punto. Direção com assistência elétrica no C3(foto: Fotos C3: Marlos Ney Vidal/EM - 21/2/06)
Comandos bem localizados no Fiat Punto. Direção com assistência elétrica no C3 (foto: Fotos C3: Marlos Ney Vidal/EM - 21/2/06)

Estilo
A questão é subjetiva. As linhas do C3 têm inspiração no modelo 2 CV, muito popular na França, e é bonito. O Fiat tem estilo moderno, limpo e o conjunto é bonito, equilibrado e agradável. Difícil não gostar.
C3 5 x 5 Punto

Ergonomia
Melhor para o C3, que tem bancos com anatomia melhor do que o Punto e direção com assistência elétrica. O Citroën leva a melhor.
C3 3 x 2 Punto

Conforto/tecnologia
A vantagem é do Fiat, que tem diversos itens de conforto e entretenimento. Há sistema MP3, Bluetooth e entradas USB e iPod, sensores de chuva, estacionamento e crepuscular. Além disso, a suspensão absorve melhor as imperfeições do piso e a vida a bordo é melhor. O C3 tem alerta sonoro de velocidade, sensor de estacionamento e computador de bordo.
C3 3 x 5 Punto

Consumo
Motores de baixa cilindrada são eficientes e o consumo, coerente com o desempenho. Mas a forma de dirigir influencia muito na equação. Rotações elevadas, ar-condicionado ligado e trânsito pesado são fatores que diminuem a média. Motor flex tem fama de consumir mais em relação a um similar a gasolina, mas o peso do pé sobre o pedal da direita faz o motorista ir mais ao posto.
C3 3 x 3 Punto

Acabamento
É de boa qualidade nos dois modelos, mas nada excepcional para modelos que pertencem ao segmento dos compactos premium, menos despojados do que os demais.
C3 3 x 3 Punto

Segurança
Vitória do Punto, que tem três apoios de cabeça no banco traseiro e freios ABS na lista de opcionais. O Fiat e o Citroën têm airbags frontais na lista de opcionais.
C3 2 x 4 Punto

RESULTADO FINAL
C3 33 x 35 Punto


Leia mais sobre a disputa entre Punto e C3 no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade