Citroën C3 1.4 X Fiat Punto 1.4 ELX - Pequenos na arena

Versões com motor 1.4 do Fiat Punto e Citroën C3 são de entrada, mas têm acabamento de boa qualidade e as listas de equipamentos de série e opcionais são mais recheadas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/01/2008 16:32 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Fotos Punto: Marlos Ney Vidal/EM - 13/9/07
O estilo dos modelos agrada, e se o que vende carro são as linhas harmônicas da carroceria, os dois conquistam facilmente a clientela. Beleza à parte, são dois veículos que têm qualidades e mazelas, como toda manufatura industrializada. Leia o teste.

Veja mais fotos Punto!

Espaço interno
O Punto é mais espaçoso do que o C3 - ver medida de conforto e distância entre-eixos. O Fiat leva três adultos no banco traseiro, embora pareça um pouco claustrofóbico. A habitabilidade não é o forte do Citroën. Três adultos no banco traseiro só até a padaria da esquina.
C3 1 x 3 Punto

Porta-malas
O Citroën leva a melhor sobre o Fiat. O porta-malas do C3 tem 20 litros a mais de capacidade. Não é muito, mas significativo quando se trata de modelos compactos. Ambos têm encosto do banco rebatível, que possibilita a colocação de objetos mais compridos.
C3 3 x 2 Punto

Câmbio
As relações de transmissão estão bem escalonadas nos dois modelos. Precisão e maciez de engate são melhores no C3. O Punto embola um pouco em trocas rápidas e o curso da alavanca deveria ser mais curto.
C3 3 x 2 Punto

Suspensão
A Citroën é especialista em suspensão, mas a adaptação às condições brasileiras deixa a desejar. O sistema é ruidoso e os amortecedores não têm stop hidráulico, que evita a caída de roda - aquela batida seca no fim do curso - quando se passa em buraco ou imperfeição do piso. A suspensão é um dos destaques do Punto, que concilia conforto e estabilidade excepcional em variados tipos de piso. A calibragem é excelente.
C3 2 x 4 Punto

Motor/desempenho
O Punto tem mais potência e o torque é praticamente o mesmo do C3. Porém, o Fiat é mais pesado e esse motor é pouco para o carro. O desempenho do C3 não é uma maravilha, mas agrada. A diferença de peso é fundamental para o C3 andar mais.
C3 3 x 2 Punto
Comandos bem localizados no Fiat Punto. Direção com assistência elétrica no C3 - Fotos C3: Marlos Ney Vidal/EM - 21/2/06 Comandos bem localizados no Fiat Punto. Direção com assistência elétrica no C3

Estilo
A questão é subjetiva. As linhas do C3 têm inspiração no modelo 2 CV, muito popular na França, e é bonito. O Fiat tem estilo moderno, limpo e o conjunto é bonito, equilibrado e agradável. Difícil não gostar.
C3 5 x 5 Punto

Ergonomia
Melhor para o C3, que tem bancos com anatomia melhor do que o Punto e direção com assistência elétrica. O Citroën leva a melhor.
C3 3 x 2 Punto

Conforto/tecnologia
A vantagem é do Fiat, que tem diversos itens de conforto e entretenimento. Há sistema MP3, Bluetooth e entradas USB e iPod, sensores de chuva, estacionamento e crepuscular. Além disso, a suspensão absorve melhor as imperfeições do piso e a vida a bordo é melhor. O C3 tem alerta sonoro de velocidade, sensor de estacionamento e computador de bordo.
C3 3 x 5 Punto

Consumo
Motores de baixa cilindrada são eficientes e o consumo, coerente com o desempenho. Mas a forma de dirigir influencia muito na equação. Rotações elevadas, ar-condicionado ligado e trânsito pesado são fatores que diminuem a média. Motor flex tem fama de consumir mais em relação a um similar a gasolina, mas o peso do pé sobre o pedal da direita faz o motorista ir mais ao posto.
C3 3 x 3 Punto

Acabamento
É de boa qualidade nos dois modelos, mas nada excepcional para modelos que pertencem ao segmento dos compactos premium, menos despojados do que os demais.
C3 3 x 3 Punto

Segurança
Vitória do Punto, que tem três apoios de cabeça no banco traseiro e freios ABS na lista de opcionais. O Fiat e o Citroën têm airbags frontais na lista de opcionais.
C3 2 x 4 Punto

RESULTADO FINAL
C3 33 x 35 Punto


Leia mais sobre a disputa entre Punto e C3 no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação