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Estado de Minas

Apertando o Bora - Avaliação técnica

Saiba como o sedã importado do México se saiu em nossos testes


postado em 05/03/2008 15:43

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe(foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe (foto: Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM)
BOM

Altura do solo
Não tem (de série) proteção em chapa em aço para toda a parte inferior do motopropulssor (motor e caixa automática). Não ocorreu interferência com o solo, em percurso misto (cidade/estrada), numa condução normal do veículo.

Climatização
Os quatros difusores de ar frontais do painel têm vazão eficiente e boa angulação. O nível de ruídos de funcionamento é baixo. Mas falta saída especifica para os passageiros de trás, no fim do console central. O tempo gasto para climatizar o habitáculo foi curto. Está bem vedado.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico, no uso em geral, sendo que o pedal tem boa sensibilidade. O sistema (eixo dianteiro e traseiro) tem reações bem balanceadas, boa resistência térmica depois de uso mais severo e ABS bem calibrado. O freio de estacionamento atuou de forma normal.

Câmbio
Painel tem indicador de marcha engatada. As trocas são suaves, sem trancos e as relações de marchas atendem bem o peso do automóvel e rendimento do motor. O sistema tem opção do uso manual seqüencial, que apresentou bom funcionamento, mas, ao chegar à rotação máxima (pré-estabelecida pelo gerenciamento eletrônico do câmbio), a troca ocorre automaticamente.

Motor
Não tem sistema flex. Acoplado ao câmbio automático, proporciona dirigibilidade prazerosa, no uso urbano, e satisfaz na estrada, numa condução normal. As retomadas de velocidade e aceleração são razoáveis para o peso do veículo (de 1.267 kg). O nível de ruídos de funcionamento é aceitável.

Vedação
Boa contra água.
Faltam apoio de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro do meio do banco traseiro. Porta-malas tem capacidade para 455 litros e é todo forrado(foto: Marlos Ney Vidal/EM - 21/2/08)
Faltam apoio de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro do meio do banco traseiro. Porta-malas tem capacidade para 455 litros e é todo forrado (foto: Marlos Ney Vidal/EM - 21/2/08)

Suspensão
O conforto de marcha é razoável, com nível aceitável de transferência das imperfeições do solo para o habitáculo, com pequena perda, quando o veículo está carregado e com pneus calibrados para essa condição. A estabilidade para um sedã é boa, pela precisão nas curvas de raios variados e inclinação contida da carroceria.

Direção
A coluna de direção tem ajuste manual, em altura e profundidade, ambas com ótimo curso. O sistema assistido tem cargas bem definidas, para o uso misto, além de bom diâmetro de giro, em manobras. A velocidade do efeito retorno é satisfatória. Apresentou boa precisão em retas e curvas, estando o veículo em velocidade elevada, carregado ou não. Em curvas sobre piso de paralelepípedo e terra, com costelas, é baixo o nível de ruídos do conjunto.

Limpador de pára-brisa

São excelentes a área de varredura das palhetas e a vazão dos esguichos (do tipo spray) que, quando ligados, acionam o sistema de limpeza. O reservatório dágua, instalado dentro do vão do motor, tem fácil acesso e identificação.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada e foi suprimida a chave de boca (10x13 mm).

REGULAR

Acabamento da carroceria
A pintura tem bom acabamento final. A porta dianteira direita está desnivelada, assim como as duas traseiras. A tampa do porta-malas tempequena descentralização, mas o capô apresenta boa montagem.

Vão do motor
O resultado do isolamento acústico do vão, em relação ao habitáculo, é limitado com o motor em média e alta rotação, gerando desconforto auditivo. A sistematização dos vários componentes é racional e bem-feita. O acesso à manutenção em geral é muito bom, mesmo com a montagem transversal do motor. O capô é sustentado. quando aberto, por mola a gás.

Iluminação
Os novos faróis são eficientes, no baixo e no alto, mas não têm regulagem elétrica de altura, em relação à carga transportada. O farol de neblina do lado direito está com forte infiltração de água. Há luz de cortesia somente no porta-malas e pára-sóis. No teto, tem plafoniê com duplo spot fixo, integrado na parte da frente, e duas lanternas nas laterais traseiras, com resultado final satisfatório. O quadro de instrumentos, os interruptores instalados nos painéis de porta e o console central têm boa identificação noturna.

Estepe/macaco
O estepe tem a roda em aço e o pneu diferente dos de uso, sendo da marca Firestone, modelo F580, na medida 195/65 15R, com índice de velocidade H. Os de uso são Bridgestone, modelo Turanza, na medida 205/55 16R, com índice de velocidade W, o que implica completa alteração do comportamento dinâmico do veículo. Está instalado dentro do porta-malas, no assoalho, com kit de troca encaixado no meio. A operação de troca é normal, sendo necessária uma ferramenta específica para retirar as tampas plásticas que encobrem a cabeça dos parafusos.

Alarme
A chave de ignição é codificada. O sistema antifurto tem proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem a volumétrica, contra invasão do habitáculo, pela quebra dos vidros.

RUIM

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico se inicia a 100 km/h e é crescente com velocidade, chegando a incomodar. Os ruídos no habitáculo são vários e deixam a desejar, quando se trafega em asfalto ruim, terra e calçamento, apesar da boa qualidade dos materiais empregados.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 455 litros, o mesmo encontrado na medição.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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