Ford Fusion SEL 2.3 16V - Melhor custo/benefício

Sensor de estacionamento, código de segurança na porta e monitoramento da pressão dos pneus são novos equipamentos do Fusion, mas faltam itens básicos de segurança

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/03/2008 00:54 Enio Greco /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal - 10/3/08
O modelo 2008 tem agora entre os itens de série sensor de estacionamento com alerta sonoro, abertura de portas por teclado numérico instalado junto à maçaneta e sensor de monitoramento de pressão de pneus, além de novas opções de cores.

São itens que podem ser considerados por muitos como supérfluos, mas que contribuem para aumentar a segurança. O teclado numérico junto à maçaneta da porta do motorista pode não ser esteticamente interessante, mas aumenta a segurança, já que é preciso digitar um código para que o carro seja aberto. Já o sensor de estacionamento é providencial, pois o sedã é grande e a visibilidade traseira um de seus pontos fracos. Nas manobras de ré, o equipamento ajuda e muito. O monitoramento de pressão dos pneus é muito útil para os motoristas esquecidos ou para um eventual esvaziamento repentino.

Fora esses detalhes, o Ford Fusion continua o mesmo automóvel interessante, com excelente relação custo/benefício. É amplo o pacote de itens de série e formas robustas, o sedã não nega a origem americana, enfatizada pelas dimensões generosas e excesso de cromados. Apesar disso, o Fusion tem desenho agradável, com a linha de cintura elevada e superfícies lisas nas laterais. Os detalhes cromados também estão na traseira, em que as lanternas triangulares com lentes transparentes dão idéia de esportividade. O porta-malas é muito grande e de fácil acesso.

Internamente, o Fusion impressiona pela boa qualidade dos materiais empregados, com couro nos bancos e emborrachado no painel. O volante conta com ajuste de altura e profundidade, além dos comandos para som, ar-condicionado e controlador de velocidade. O painel tem instrumentos com fundo preto de fácil visualização, computador de bordo que informa consumo de combustível, autonomia, distância percorrida e check list. Fazem falta o ajuste elétrico de altura de facho de farol e o display que mostra a marcha engatada.
Estilo americano é reforçado pelas dimensões avantajadas, detalhes cromados e lanternas transparentes - Estilo americano é reforçado pelas dimensões avantajadas, detalhes cromados e lanternas transparentes

Falha grave
Para facilitar a vida do motorista, ajudando-o a encontrar a posição adequada de dirigir, o banco tem ajuste elétrico de altura e longitudinal, além da regulagem manual do encosto e lombar. Os comandos estão bem localizados. É um carro espaçoso, inclusive no banco traseiro, onde só há incômodo no assento central, prejudicado pelo túnel no assoalho e o saliente apoio de braço embutido no encosto. Mas é no banco traseiro que está a falha grave. Para um carro dessa categoria, equipado com seis airbags, é de se estranhar os dois encostos de cabeça, que são na verdade ineficientes prolongamentos do banco.

Quanto ao desempenho, o Ford Fusion é eficiente. O motor 2.3 16V e o câmbio automático de cinco velocidades proporcionam arrancadas rápidas e retomadas seguras. Basta pisar fundo no acelerador (kick down)que o motor responde imediatamente. Mas também grita com o giro alto, mas não virbra, fazendo crer que uma versão seis cilindros seria mais adequada, apesar de consumir mais combustível. As trocas de marchas do câmbio são suaves e as relações foram bem escalonadas. O câmbio tem a posição L, que ao ser engatada reduz as marchas.

Entre os itens de segurança disponibilidados vale citar os freios com ABS e sistema eletrônico de distribuição de força, que aumentam a eficiência em situações de emergência. A direção assistida foi bem calibrada, garantindo segurança em velocidades elevadas, mas o diâmetro de giro, aliado ao conjunto roda/pneu, torna as manobras mais difíceis. A engenharia da Ford calibrou as suspensões de modo que o carro tenha muita estabilidade em curvas, sem que haja inclinação acentuada da carroceria. Conseguiu manter também o conforto de rodagem, pois é discreta a transferência das irregularidades do piso para o interior do carro.

Leia mais sobre o Fusio no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação