Renault Grand Scénic 2.0 16V - Beleza versátil

Renault Grand Scénic é vendida em única versão de acabamento e com a maioria dos equipamentos de série. Confira ergonomia, ficha técnica e itens opcionais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/05/2008 10:59 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 8/4/08
Monovolumes são veículos apropriados para a família e o sucesso pelo mundo afora começou com o Renault Espace, modelo maior do que o Scénic. O primeiro Scénic, que ainda é fabricado no Brasil, foi lançado na Europa em 1996. Tem comprimento de hatch médio, mas é mais largo e alto. Por isso, o espaço interno é amplo. Bancos são individuais e os traseiros têm regulagem longitudinal. A modularidade é atrativo dos monovolumes.



O Grand Scénic é derivado da atual geração do Mégane, também produzida no país - sedã e perua -, e mantém a versatilidade. Porém, tem o mesmo comprimento do sedã. O trunfo do Grand Scénic são os dois bancos suplementares instalados no compartimento de bagagem. São sete lugares e seu concorrente direto será o Citroën C4 Picasso, que começa a ser vendido no mercado nacional este mês. Os dois são importados da França. O único monovolume nacional de sete lugares é o Chevrolet Zafira, derivado do Astra.
Vidro traseiro em ângulo reto é charme no modelo francês. Monovolume tem o mesmo comprimento do Mégane Sedan - Vidro traseiro em ângulo reto é charme no modelo francês. Monovolume tem o mesmo comprimento do Mégane Sedan

Os bancos suplementares são apropriados para crianças até mesmo pelo acesso mais difícil. O monovolume permite interação total e proporciona conforto para adultos e crianças. A vocação familiar é evidente. E forma-se ambiente agradável sem apertos, mesmo com sete ocupantes tagarelando. Os bancos suplementares são tão seguros quanto os outros pelos reforços na parte traseira do veículo e têm cinto de três pontos e apoio de cabeça. O manuseio é fácil e quando não estão em uso ficam escamoteados no porta-malas. Os bancos suplementares diminuem bem o espaço destinado às bagagens. O vidro traseiro pode ser aberto separadamente da tampa, o que significa menos esforço para colocar e retirar objetos menores.

Lúdico
O aspecto lúdico do Grand Scénic são os porta-objetos no assoalho traseiro e as mesinhas para lanche nos encostos dos bancos dianteiros. No Grand Scénic, chamam a atenção o freio de estacionamento de acionamento elétrico e o teto panorâmico de vidro, nova mania mundial, que é opcional. O quadro de instrumentos digital fica no centro do painel e o motorista tem que desviar o olhar para fazer a leitura. Pouco prático, mas os fabricantes franceses gostam.

Segurança
Há seis airbags, controle de estabilidade, ABS, além de apoios de cabeça e cinto de três pontos para os sete ocupantes. Acabamento é esmerado, aumentando o bem-estar a bordo. O estilo é marcado por linhas retilíneas ousadas, faróis grandes e vidro traseiro reto, em ângulo de 90 graus.

Concorrente



Dirigindo
A posição de dirigir é excelente e a alavanca de marchas fica no painel, muito bem posicionada. A visibilidade é muito boa. O motor 2.0 é apenas suficiente por causa do peso. As ultrapassagens devem ser feitas com cuidado, pois a lentidão é notória nas retomadas de velocidade. A transmissão é automática de quatro marchas, com possibilidade de troca manual por meio de toques na alavanca. O sistema interpreta as intenções do motorista e se adapta ao modo de dirigir, reduzindo e trocando as marchas no momento certo. Mas falta a quinta marcha, que melhoraria o desempenho e reduziria o consumo.

Impressiona o ótimo comportamento dinâmico, principalmente para um monovolume que tem centro de gravidade elevado. A suspensão está bem calibrada e o rodar macio proporciona conforto aos ocupantes. Como o nome diz, o carro é grande, mas fácil de dirigir. E merece motor de maior cilindrada.

Veja a avaliação técnica, os equipamentos, o preço e a ficha técnica do Grand Scénic no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe