Tudo de bom e ruim - Avaliação técnica do Vectra 2.0 Elite

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postado em 21/05/2008 16:09 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe - Arte de Henrique Lima/Uai sobre Arte/EM Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe
BOM

Vão do motor
O acesso à manutenção em geral é bom e a sistematização dos vários componentes é bem-feita. O isolamento acústico está presente no painel de fogo e interno do capô, sendo aceitável o resultado em insonorização em relação ao habitáculo mercado.

Climatização
É automático digital. São quatro difusores frontais no painel e para os passageiros de trás existe auxílio de um difusor de ar ajustável no final do console central. A vazão de ar é boa e também a rumorosidade de funcionamento, mesmo na velocidade máxima. Não tem opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Existe saída climatizada dentro do porta-luvas. O sistema está bem vedado.

Freios
Estão bem dimensionados e calibrados para a massa do veículo e rendimento do motor. O pedal de freio tem uma boa sensibilidade e o ABS atuou com eficiência. No uso bem esportivo é boa a desaceleração na entrada de curvas, com reações equilibradas nos dois eixos. Não ocorreu superaquecimento após uso severo em longa descida sinuosa.

Câmbio
É automático com quatro marchas, sendo possíveis trocas manuais seqüenciais na própria alavanca. Não tem display no quadro de instrumentos informando a opção de marcha selecionada, mas tem modo de uso esporte e sobre piso de baixo atrito. Apresentou um bom funcionamento com trocas suaves e boas respostas em kick down. As relações de marchas/diferencial atendem razoavelmente a dinâmica do automóvel no uso misto, mas sem brilho esportivo.

Motor
O sistema flexpower funcionou bem com gasolina, álcool ou com a mistura dos dois, com boa partida a frio ou a quente, manutenção de marcha lenta e boa progressividade na aceleração. O seu funcionamento é um pouco áspero, principalmente com álcool. Com álcool tem significativo ganho de potência (mais 6,6 cv), além de mais força, com mais 1,3 kgfm de torque.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
A coluna de direção tem regulagem em altura e distância com curso razoável. As cargas do sistema assistido estão bem definidas, proporcionando conforto no uso urbano e em manobras de garagem e, também, segurança com boa sensibilidade e firmeza em rodovias. A velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro em manobras são bons. Apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre piso de paralelepípedo e terra. A precisão na reta e em curvas é muito boa.
Motor 2.0 Flex ganha quase 7 cv com álcool. Já o porta-malas é um dos maiores do segmento - Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press - 30/4/08 Motor 2.0 Flex ganha quase 7 cv com álcool. Já o porta-malas é um dos maiores do segmento

Iluminação
O farol tem construção com dupla parábola, é eficiente no baixo e no alto e conta com regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, além de auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque. Há luz de cortesia no porta-malas, pára-sois e porta-luvas. No teto, tem plafoniê com duplo spot fixo integrado na zona anterior e uma lanterna bipartida para os passageiros de trás. O quadro de instrumentos, interruptores instalados nos painéis de porta e console central têm boa identificação noturna.

Limpador de pára-brisa
São muito boas a área de varredura das palhetas e a vazão dos esguichos (quatro jatos), que quando acionados acionam o sistema de limpeza automaticamente. O reservatório dágua instalado dentro do vão motor tem fácil acesso e identificação. O sistema tem sensor de chuva.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada.

REGULAR

Altura do solo
Ao rodar sobre piso irregular e ao transpor quebra-molas salientes ocorreram leves raspadas nas zonas anterior e central do chassi. Por prevenção, tem chapa protetora inferior para o cárter e caixas de marchas.


Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é contido até 110 km/h, mas não tem o habitáculo silencioso quando sobre piso de calçamento, terra e asfalto em má conservação.

Suspensão
O conforto de marcha merecia ser mais trabalhado, visando a uma melhor absorção das imperfeições do solo que é significativa quando sobre piso irregular (asfalto/ terra/calçamento). Os pneus da serie 45 prejudicam demais o conforto, além de serem muito vulneráveis a buracos e ter custo elevado de reposição. Além disso, a sua homologação com essas medidas, mesmo opcionalmente, só tem sentido nesta versão com esta motorização no ganho em comportamento dinâmico. A estabilidade é muito boa para um sedã de potência limitada.

Estepe/macaco
A roda não é em liga leve e o pneu diferente no fabricante e dimensões (Firestone 195/60 R15 H) em relação aos de uso (Pirelli 215/45 R17 V). Está instalado dentro do porta-malas, e embaixo dele esta o kit de troca (macaco e chave de rodas), dentro de bolsa carpetada. A operação de troca é normal. Se ocorrer uma troca em uma viagem, ocorrerá alteração do comportamento dinâmico do automóvel, além do reparo neste tipo de roda/pneu ser bem limitado em borracharias de beira de estrada.

Alarme
A chave de ignição é codificada e o sistema antifurto tem proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica contra a invasão do habitáculo com a quebra dos vidros. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem.

RUIM

Acabamento da carroceria
A pintura não tem bom acabamento, com alguns pontos de impurezas e manchas no verniz. As portas dianteira esquerda e traseira direita estão desniveladas. A tampa do porta-malas está descentralizada. O capô tem montagem razoável.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 526 litros, sendo o encontrado com o banco traseiro na posição normal de 500 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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