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Estado de Minas

Amolando o freguês - Avaliação técnica do Palio Adventure Locker

Palio Adventure Locker tem estepe colocado sob o assoalho e a troca é cansativa


postado em 21/06/2008 14:59

A grade dianteira cromada foi inspirada no conceito FCC, apresentado no Salão de São Paulo, em 2006(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 13/6/08)
A grade dianteira cromada foi inspirada no conceito FCC, apresentado no Salão de São Paulo, em 2006 (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 13/6/08)
BOM

Vão do motor
O acesso à manutenção é bom, e a sistematização dos vários componentes é racional, assim como a identificação dos itens de verificação constante. O resultado do isolamento acústico é muito bom em relação ao habitáculo.

Altura do solo
Não ocorreram interferências. Versão está equipada com chapa em aço vazado, para proteção do cárter e caixa de marchas. Os ângulos de ataque e saída são bem aceitáveis para a proposta do veículo.

Climatização
É por comando manual. Não tem opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico para os ocupantes de trás. A vazão de ar pelos quatro difusores frontais do painel é muito boa, sendo que, já a partir da primeira velocidade, e com o recirculo de ar vedado, a velocidade do fluxo já é alta para essa posição. Apresentou um bom funcionamento, sem admissão de gases/fumaça.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso em geral (asfalto/terra e cidade/estrada) e o ABS tem boa calibração. O pedal de freio tem boa relação e sensibilidade, sem ser imediato demais. O freio de estacionamento atuou normalmente. Em frenagem de emergência simulada sobre asfalto e terra, não ocorreu alteração da trajetória e o espaço percorrido até a imobilização foi coerente com a velocidade do veículo. Após uso severo em longa descida sinuosa, não houve superaquecimento.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
A coluna de direção tem ajuste manual somente em altura, com bom curso. Apesar das dimensões do conjunto roda/pneu, o diâmetro de giro em manobras é bom e a velocidade do efeito retorno satisfaz. Apresentou boa precisão em retas e curvas.

REGULAR
Passageiro que senta no meio não tem cinto de três pontos
Passageiro que senta no meio não tem cinto de três pontos

Câmbio
A velocidade máxima estipulada de 20 km/h para o desacoplamento do sistema Locker, em situações de baixo atrito com o solo das rodas dianteiras, é um pouco limitada para algumas condições, como trechos mais extensos sobre piso inclinado. Se o condutor não souber dosar a velocidade, terá de parar o veículo, já num momento de apreensão, e reiniciar o processo. As relações de marchas/diferencial atendem ao peso do veículo e ao rendimento do motor. A qualidade de engate é boa em precisão e maciez, mas o curso da alavanca é longo.

Motor
A sua performance é normal, com retomadas de velocidade e aceleração satisfatórias. Rende um pouco melhor com álcool. A aspereza é minimizado pelo eficiente isolamento acústico do vão. O sistema flex funcionou bem, com boa partida a frio e a quente, marcha lenta uniforme e aceleração progressiva, com ambos os combustíveis ou misturados.

Suspensão
O conforto de marcha é razoável, com nível satisfatório das transferências das imperfeições do solo para dentro e boa absorção a impactos. A estabilidade numa utilização usual do veículo (asfalto/terra) é boa em geral. Mas em situações extremas, em curvas de raio curto e médio, a roda dianteira interna da curva tende a levantar e patinar, devido à inclinação da carroceria, na qual se perde velocidade e um pouco da precisão.

Iluminação
Tem luz de cortesia somente no porta-malas e porta-luvas. Na zona do teto, tem uma lanterna na zona central e outra na dianteira. O farol tem dupla parábola e auxílio de faróis de neblina e de longo alcance, com ótimo resultado final em iluminação. Mas peca por não ter regulagem elétrica de altura em função da carga transportada.

Limpador do pára-brisa
Ao esguichar seis jatos no pára-brisa, que tem boa vazão e pressão, as palhetas atuam automaticamente, varrendo uma área razoável. No vidro traseiro, o conjunto é também eficiente. O reservatório dágua tem o bocal de enchimento com diâmetro limitado e está posicionado muito próximo da vareta que mantém o capô aberto.

Alarme
A chave de ignição é codificada, com Fiat Code geração 2, e o veículo está equipado (acessórios Fiat) com proteção volumétrica, dentro do habitáculo, e perimétrica, nas partes móveis. Ao dar comando para travar as portas, pelo controle remoto (teclas e símbolos invertidos do usual), que é inserido na própria chave de ignição, os vidros sobem automaticamente. O sistema antiesmagamento funcionou bem.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa. As portas do lado direito estão desniveladas, e a tampa traseira e o capô apresentam pequena descentralização e desnivelamento. O ponto de apoio central do arco decorativo do teto está com a base de borracha deformada e mal montada. As novas coberturas plásticas que envolvem a curvatura dos pára-lamas têm boa montagem, mas alguns dos parafusos (tipo Philips) que o fixam à carroceria têm a extremidade machucada deixando aspecto brilhante sendo que têm aparência preto fosco.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100 km/h e é crescente com a velocidade. Os ruídos no habitáculo surgem quando se trafega sobre piso de paralelepípedo, terra com costelas e asfalto em má conservação.

Estepe/macaco
O estepe, que tem a roda em aço e pneu igual aos de uso, está acondicionado do lado de fora, por baixo do assoalho do porta-malas. A operação de troca é cansativa, suja e mais demorada que o usual. O kit de troca está instalado dentro do porta-malas.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 460 litros, e o encontrado foi de 433 litros, na condição com o banco traseiro todo atrás e a tampa do bagagito encobrindo o porta-malas.

Avaliação do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

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