Amolando o freguês - Avaliação técnica do Palio Adventure Locker

Palio Adventure Locker tem estepe colocado sob o assoalho e a troca é cansativa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/06/2008 14:59 Caderno de Veículos /Estado de Minas
A grade dianteira cromada foi inspirada no conceito FCC, apresentado no Salão de São Paulo, em 2006 - Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 13/6/08 A grade dianteira cromada foi inspirada no conceito FCC, apresentado no Salão de São Paulo, em 2006
BOM

Vão do motor
O acesso à manutenção é bom, e a sistematização dos vários componentes é racional, assim como a identificação dos itens de verificação constante. O resultado do isolamento acústico é muito bom em relação ao habitáculo.

Altura do solo
Não ocorreram interferências. Versão está equipada com chapa em aço vazado, para proteção do cárter e caixa de marchas. Os ângulos de ataque e saída são bem aceitáveis para a proposta do veículo.

Climatização
É por comando manual. Não tem opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico para os ocupantes de trás. A vazão de ar pelos quatro difusores frontais do painel é muito boa, sendo que, já a partir da primeira velocidade, e com o recirculo de ar vedado, a velocidade do fluxo já é alta para essa posição. Apresentou um bom funcionamento, sem admissão de gases/fumaça.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso em geral (asfalto/terra e cidade/estrada) e o ABS tem boa calibração. O pedal de freio tem boa relação e sensibilidade, sem ser imediato demais. O freio de estacionamento atuou normalmente. Em frenagem de emergência simulada sobre asfalto e terra, não ocorreu alteração da trajetória e o espaço percorrido até a imobilização foi coerente com a velocidade do veículo. Após uso severo em longa descida sinuosa, não houve superaquecimento.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
A coluna de direção tem ajuste manual somente em altura, com bom curso. Apesar das dimensões do conjunto roda/pneu, o diâmetro de giro em manobras é bom e a velocidade do efeito retorno satisfaz. Apresentou boa precisão em retas e curvas.

REGULAR
Passageiro que senta no meio não tem cinto de três pontos - Passageiro que senta no meio não tem cinto de três pontos

Câmbio
A velocidade máxima estipulada de 20 km/h para o desacoplamento do sistema Locker, em situações de baixo atrito com o solo das rodas dianteiras, é um pouco limitada para algumas condições, como trechos mais extensos sobre piso inclinado. Se o condutor não souber dosar a velocidade, terá de parar o veículo, já num momento de apreensão, e reiniciar o processo. As relações de marchas/diferencial atendem ao peso do veículo e ao rendimento do motor. A qualidade de engate é boa em precisão e maciez, mas o curso da alavanca é longo.

Motor
A sua performance é normal, com retomadas de velocidade e aceleração satisfatórias. Rende um pouco melhor com álcool. A aspereza é minimizado pelo eficiente isolamento acústico do vão. O sistema flex funcionou bem, com boa partida a frio e a quente, marcha lenta uniforme e aceleração progressiva, com ambos os combustíveis ou misturados.

Suspensão
O conforto de marcha é razoável, com nível satisfatório das transferências das imperfeições do solo para dentro e boa absorção a impactos. A estabilidade numa utilização usual do veículo (asfalto/terra) é boa em geral. Mas em situações extremas, em curvas de raio curto e médio, a roda dianteira interna da curva tende a levantar e patinar, devido à inclinação da carroceria, na qual se perde velocidade e um pouco da precisão.

Iluminação
Tem luz de cortesia somente no porta-malas e porta-luvas. Na zona do teto, tem uma lanterna na zona central e outra na dianteira. O farol tem dupla parábola e auxílio de faróis de neblina e de longo alcance, com ótimo resultado final em iluminação. Mas peca por não ter regulagem elétrica de altura em função da carga transportada.

Limpador do pára-brisa
Ao esguichar seis jatos no pára-brisa, que tem boa vazão e pressão, as palhetas atuam automaticamente, varrendo uma área razoável. No vidro traseiro, o conjunto é também eficiente. O reservatório dágua tem o bocal de enchimento com diâmetro limitado e está posicionado muito próximo da vareta que mantém o capô aberto.

Alarme
A chave de ignição é codificada, com Fiat Code geração 2, e o veículo está equipado (acessórios Fiat) com proteção volumétrica, dentro do habitáculo, e perimétrica, nas partes móveis. Ao dar comando para travar as portas, pelo controle remoto (teclas e símbolos invertidos do usual), que é inserido na própria chave de ignição, os vidros sobem automaticamente. O sistema antiesmagamento funcionou bem.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa. As portas do lado direito estão desniveladas, e a tampa traseira e o capô apresentam pequena descentralização e desnivelamento. O ponto de apoio central do arco decorativo do teto está com a base de borracha deformada e mal montada. As novas coberturas plásticas que envolvem a curvatura dos pára-lamas têm boa montagem, mas alguns dos parafusos (tipo Philips) que o fixam à carroceria têm a extremidade machucada deixando aspecto brilhante sendo que têm aparência preto fosco.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100 km/h e é crescente com a velocidade. Os ruídos no habitáculo surgem quando se trafega sobre piso de paralelepípedo, terra com costelas e asfalto em má conservação.

Estepe/macaco
O estepe, que tem a roda em aço e pneu igual aos de uso, está acondicionado do lado de fora, por baixo do assoalho do porta-malas. A operação de troca é cansativa, suja e mais demorada que o usual. O kit de troca está instalado dentro do porta-malas.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 460 litros, e o encontrado foi de 433 litros, na condição com o banco traseiro todo atrás e a tampa do bagagito encobrindo o porta-malas.

Avaliação do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação