Citroën Grand C4 Picasso 2.0 X Renault Grand Scénic 2.0 - Sete em destaque

Perfumador de ambiente é uma das firulas do Grand C4 Picasso, que tem bancos traseiros com regulagem longitudinal, assim como o Scénic, mas o Renault tem mais espaço interno

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/06/2008 15:21 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Vidro reto e formas angulosas marcam design ousado do Scénic - Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 8/4/08 Vidro reto e formas angulosas marcam design ousado do Scénic
Citroën Grand C4 Picasso e Renault Grand Scénic têm muitos pontos em comum. Leia o comparativo.

Espaço interno
O melhor dos monovolumes é o espaço avantajado no habitáculo. Scénic e Picasso têm espaço de sobra, mas o do Scénic é melhor para as pernas, que curiosamente tem distância entre-eixos maior em apenas um centímetro. Os dois bancos suplementares no porta-malas são apropriados para crianças e têm cinto de três pontos e apoios de cabeça. Além disso, os bancos da segunda fileira têm regulagem longitudinal.
C4 Picasso 3 x 4 Scénic

Porta-malas
São enormes e suficientes para levar tranqüilamente a bagagem de toda a família, desde que os bancos suplementares não estejam ocupados. Com seis passageiros, ainda sobra espaço para malas.
C4 Picasso 4 x 4 Scénic

Veja mais fotos do Citroën Grand C4 Picasso!
Veja mais fotos do Renault Grand Scénic!

Câmbio
São praticamente iguais e limitados. Têm apenas quatro velocidades e interpretam a maneira de dirigir do motorista. A suavidade na troca é característica dos dois. O dilema é que as quatro velocidades limitam o desempenho e, às vezes, demora muito a mudar a marcha.
C4 Picasso 2 x 2 Scénic

Suspensão
A Citroën é especialista em sistema de suspensão, mas não consegue acerto ideal no Brasil. As imperfeições são transmitidas para o interior do veículo e há sempre a caída de roda em buraco. Ao contrário da Citroën, a Renault consegue equilíbrio do conjunto e há pouca transferência das irregularidades para dentro. A estabilidade é muito boa nos dois veículos. Ambos têm frente baixa e esbarram freqüentemente em rampas.
C4 Picasso 2 x 4 Scénic

Motor/Desempenho
É o dilema desses monovolumes. Potência é suficiente quando estão embalados. O problema é tirá-los da inércia. Falta força (torque). Na Europa, é facilmente resolvido com motores a diesel que têm maior torque . O desempenho fica mais prejudicado pelo câmbio de quatro marchas, que, às vezes, estica demais a marcha ou demora a trocar. As respostas quando se pisa fundo no acelerador são lentas.
C4 Picasso 2 x 2 Scénic
CitroënC4 Picasso tem lanternas estilizadas no alto da coluna - Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 5/6/08 CitroënC4 Picasso tem lanternas estilizadas no alto da coluna

Estilo
Gosto não se discute. As linhas do Picasso são limpas e sem rebuscamento, formando conjunto agradável. As do Scénic têm muitos recortes, são pouco convencionais e o resultado final é muito bom.
C4 Picasso 4 x 4 Scénic

Ergonomia
Ponto para o Citroën, que passou melhor pelo crivo da análise ergonômica. O Renault tem pequenos problemas, como acelerador um pouco longe. Em compensação, a anatomia dos bancos do Scénic é melhor.
C4 Picasso 3 x 2 Scénic

Conforto/Tecnologia
O que não faltam nesses monovolumes são equipamentos de conforto e conveniência. Há entradas para equipamentos de som, porta-objetos em diversos locais. Ambos têm porta-trecos com tampa sob o assoalho da segunda fila, mas os do Citroën são rasos e um deles abriga o kit de troca de pneu. Em compensação, o C4 Picasso tem porta-objetos nas portas com luz, que se acende com a aproximação da mão. O que desagrada em ambos é a posição do estepe sob o carro e principalmente a troca. É que estão sempre sujos, e pneu só fura em locais inconvenientes.
C4 Picasso 3 x 3 Scénic

Consumo
A Citroën não divulga dados de fábrica e os da Renault são otimistas. Motores 2.0 não são econômicos. Se fossem equipados com transmissão de cinco ou mais velocidades, a conta no posto seria menor. O consumo registrado nos computadores de bordo dos dois modelos é praticamente o mesmo, entre 4,8 km/l e 6 km/l na cidade e de 8,5 km/l a 11 km/l na estrada.
C4 Picasso 2 x 2 Scénic

Acabamento
Muito bom nos dois carros. Materiais de boa qualidade, encaixes bem-feitos e esmero nos detalhes. Pecam apenas pelas portas desniveladas e impurezas na pintura.
C4 Picasso 3 x 3 Scénic

Segurança
O que há de melhor e mais atual, com diversos tipos de airbags - o C4 tem de joelhos para motorista -, freios ABS, controle de estabilidade, apoios de cabeça ativos, cintos com pré-tensionadores, entre muitos outros.
C4 Picasso 5 x 4 Scénic

RESULTADO
C4 Picasso 33 x 34 Scénic

1 - ruim; 2 - regular; 3 - bom; 4 - muito bom; 5 - ótimo

Veja os equipamentos, os opcionais, os preços e as fichas técnicas dos dois carros no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação