Citroën C6 - Prazer em dirigir

Além do sofisticado sistema de suspensão, que mantém a altura em relação ao solo em qualquer condição, o C6 tem espaço interno amplo e muitos itens de segurança

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/07/2008 16:14 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Frente baixa raspa aba com frequência em rampas de garagem - Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 19/06/08 Frente baixa raspa aba com frequência em rampas de garagem
O C6 chama a atenção por onde passa. As linhas extravagantes e pouco convencionais formam conjunto bonito e atraente. As lanternas traseiras dão toque especial e a linha de cintura descendente vai na contramão da tendência de estilo atual. Por isso, a visibilidade traseira é melhor do que em outros sedãs. Os faróis também têm estilo incomum, verticais e alongados.



Tamanho
Apesar das enormes dimensões, o C6 agrada pela originalidade. Frente longa e traseira curta formam contraste agradável. As janelas não têm arco ou moldura, como as de modelo cupê. O porta-malas de ótimo tamanho tem acesso fácil. No banco traseiro, por causa da enorme distância entre-eixos e da generosa medida de conforto, sobra espaço para pernas, ombros, cabeça. O habitáculo é digno de limusine. Os ocupantes de trás têm bancos com regulagem elétrica longitudinal, porta-objetos fechados localizados nas bolsas laterais e aquecimento. Além de sistema de climatização com difusão suave.

Segurança
Um dos pontos altos do modelo é a segurança. Além dos nove airbags e apoios de cabeça ativos, há controle de estabilidade, freios ABS, e a famosa sopa de letrinhas inclui controle e distribuição eletrônicos de frenagem, entre outros. Mas o capô ativo encerra bem esse quesito. Trata-se de dispositivo que protege o pedestre em caso de atropelamento. O capô se eleva cerca de seis centímetros para amortecer o choque e minimizar os ferimentos.
Lanternas traseiras dão toque especial e vidro traseiro desce sobre a tampa do porta-malas - Lanternas traseiras dão toque especial e vidro traseiro desce sobre a tampa do porta-malas

Conforto
O motorista tem a ajuda de sistemas inteligentes, como o alerta involuntário de saída de faixa, detectores de obstáculos dianteiros e traseiros com ajuda para estacionamento, faróis de xenônio direcionais de dupla função, controlador de velocidade e freio de estacionamento elétrico, que não precisa ser acionado pelo condutor. Arma e desarma sem a interferência do motorista. A posição de dirigir é excelente, e há regulagem elétrica de altura e distância da coluna de direção, bancos com regulagens diversas e sistema de projeção de informações no pára-brisa.

C6 X Concorrentes


Dirigindo
Motor é 3.0 V6, que proporciona bom desempenho. O carro tem potência e torque suficientes, mas é muito pesado. O motor tem funcionamento suave e câmbio automático de seis marchas. As trocas são suaves e praticamente imperceptíveis. O rodar suave e macio e a confiança com que se fazem as curvas deve-se ao equilibrado e sofisticado conjunto de suspensões. A suspensão hidráulica tem triângulos sobrepostos na dianteira e multibraços na traseira. Com isso, a suspensão ativa com amortecimento variável absorve quase que totalmente as imperfeições do solo, proporcionando conforto e prazer. O motorista pode calibrar o sistema conforme modo de dirigir por meio de tecla no console.

A combinação é perfeita e, ao contrário de outros modelos da marca, inclusive os fabricados no Brasil, o conjunto do C6 reúne conforto e estabilidade de maneira exemplar. Não se ouvem ruído, estalo e espécies do gênero. A fórmula é cara, sofisticada e muito eficiente. O C6 é daqueles carros inesquecíveis, seja em conforto, segurança e prazer, muito prazer.

Mas como todo carro tem suas mazelas, o C6 não está imune. A frente baixa raspa aba inferior do pára-choque em rampas de garagem, mesmo com a suspensão na altura máxima em relação ao solo, e os espelhos retrovisores deveriam ser maiores.

Veja a avaliação técnica, o preço, os equipamentos e a ficha técnica do Citroën C6 no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação