Publicidade

Estado de Minas

Velocidade e segurança - Avaliação técnica do Citroën C6

Suspensão é regulável em altura e há calibragem de carga de amortecimento


postado em 16/07/2008 16:18

Formas laterais da carroceria agradam e se harmonizam com o restante do conjunto bem equilibrado(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 19/06/08)
Formas laterais da carroceria agradam e se harmonizam com o restante do conjunto bem equilibrado (foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 19/06/08)
BOM

Climatização
É automático digital, com opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Para os passageiros de trás, há três difusores de ar no final do console central, sendo dois superiores (ajustável e regulável) em velocidade e direcionamento do fluxo e um fixo rente ao carpete do túnel central para a zona dos pés. Apresentou ótimo funcionamento com baixo tempo para climatizar todo o habitáculo e está bem vedado.

Freios
Apresentaram excelente comportamento dinâmico com boa sensibilidade do pedal de freio, reações do conjunto equilibradas nos dois eixos, ótima desaceleração sem alterar a trajetória e ABS muito bem calibrado. Não ocorreu superaquecimento após uso severo. O freio de estacionamento tem acionamento elétrico, muito eficiente.

Motor
É muito silencioso e elástico o seu funcionamento, além de não ter vibrações. A potência e torque gerados são muito bons, o que proporciona uma ótima dirigibilidade. As retomadas de velocidade e aceleração agradam bem, mas não são tão brilhantes por causa do peso e pelo gerenciamento eletrônico do câmbio.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Iluminação
O sistema tem sensor crepuscular. O farol bixenônio tem regulagem automática de facho, sensor direcional em curvas, esguichos para lavar as lentes e conta com auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque, com ótimo resultado em iluminação. As luzes de cortesia estão presentes nos pára-sóis, porta-malas, porta-luvas, zona dos pés do condutor/passageiro e base inferior das portas dianteiras. Na zona do teto, há duas sessões com plafoniê na dianteira e traseira com duplo spot fixo integrado.
Portas sem moldura são um charme a mais do exótico sedã francês. Bancos traseiros têm regulagens elétricas do assento e do encosto e segurança básica. Porta-malas é suficiente para levar bagagem de família grande
Portas sem moldura são um charme a mais do exótico sedã francês. Bancos traseiros têm regulagens elétricas do assento e do encosto e segurança básica. Porta-malas é suficiente para levar bagagem de família grande

Limpador do pára-brisa
Os esguichos são do tipo spray em V com boa abertura e pressão, e ao acioná-los palhetas de boa qualidade, que trabalham cruzadas, varrem uma ótima área. O sistema tem sensor de chuva. É fácil o acesso para reposição dágua no reservatório instalado dentro do vão do motor.

Estepe/macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas no assoalho e tem a roda em aço, mas o pneu é igual aos de uso. O kit de troca está encaixado dentro do aro e existe porca auto-adaptadora antifurto. A operação de troca é normal e, para retirar a calota central para se ter acesso ao parafuso, existe ferramenta especifica.

Alarme
O sistema é completo com chave de ignição codificada, proteção volumétrica dentro do habitáculo contra invasão por meio da quebra dos vidros e perimétrica das partes móveis. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem.

REGULAR

Vão do motor
O motor V6 preenche todo o vão, limitando o acesso à manutenção de vários componentes. Tem aspecto limpo com fácil identificação dos itens de verificação constante. É muito bom o resultado da insonorização do vão em relação ao habitáculo.

Altura do solo
Não tem chapa de aço para proteção inferior do motopropulsor e, sim, de plástico e de resistência limitada. As suspensões têm quatro opções de regulagem de altura. Se o condutor souber operar bem em cada situação mais crítica, não ocorrem interferências com o solo numa utilização normal do automóvel. Se optar pela altura-padrão, raspa com facilidade a zona anterior e central do chassi em saídas de garagem com desnível e ao transpor quebra-molas.

Câmbio
É automático de seis marchas com opção de modo manual seqüencial com toques na alavanca central. Tem gerenciamento eletrônico e modo de uso sobre piso de baixo atrito e esporte, pelas teclas junto ao console central. Ao atingir a rotação do motor preestabelecida, as trocas são automáticas. No quadro de instrumentos, há display informando o modo de uso e a marcha selecionada. No modo seqüencial, a tecla esporte/barro não atua. Apresentou retardo de resposta em kickdown principalmente no uso urbano. As relações de marchas/diferencial atendem razoavelmente no uso misto.

Suspensão
As suspensões têm sistema ativo com amortecimento variável comandado eletronicamente, que corrige automaticamente a altura do veículo por meio de teclas no console central com informação no display no centro do painel. O conforto de marcha é muito bom e as suspensões têm baixa rumorosidade, mas ocorre caída de roda na passagem por desnível súbito. Numa utilização bem esportiva, pode-se ajustar a carga do sistema para modo esporte. Os eficientes sistemas de tração e estabilidade (ASR e ESP) atuaram com eficiência e até prematuramente na menor alteração do sentido direcional e lateral do carro.

Direção
A coluna de direção tem ajuste elétrico em altura e distância, com bom curso. As cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso misto. Apresentou reações equilibradas, com velocidade razoável do efeito retorno, mas o diâmetro de giro é limitado em manobras apertadas de garagem. Em curvas sobre calçamento, terra e asfalto ruim, apresentou baixa rumorosidade do conjunto. É boa a precisão na reta e em curvas.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura é ruim, devido a vários pontos com impurezas ao longo da carroceria. As quatro portas apresentam-se com pequeno desnivelamento entre si. A tampa do porta-malas e o capô estão descentralizados.

Nível interno de ruídos
Sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto em má conservação, apresentou vários pequenos ruídos no habitáculo, que incomodam. O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 420 litros, sendo o encontrado na nossa medição 396 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade