
O conjunto motor e transmissão é barulhento em alta e os ruídos invadem o habitáculo. Incomoda. Entre as segunda e terceira marchas, há um vazio, popularmente chamado de buraco. Isso ocorre quando na troca de marchas há queda brusca de rotação. Por isso, no Sandero 1.0 é conveniente manter sempre a rotação elevada para otimizar o desempenho. O consumo é baixo e quase não há diferença de desempenho entre álcool e gasolina. Os engates do câmbio são macios e precisos.
Espaço
Um dos apelos do Sandero é o habitáculo generoso para cinco adultos, principalmente em largura e altura. Como a distância entre-eixos é menor em relação ao Logan, carro que lhe deu origem, o espaço para pernas também. O porta-malas é o maior da categoria. Inconveniente é que, para aumentar a capacidade de carga, o estepe fica sob o porta-malas. Um transtorno na hora da troca (ver avaliação técnica no Veja Também). O acabamento é simples e os comandos de vidros estão mal posicionados no painel central. A ergonomia precisa evoluir.
Suspensão
Um dos destaques do Sandero é a calibragem da suspensão, com rodar macio em todos os tipos de piso e ótimo comportamento dinâmico. Curvas são contornadas sem sustos. O sistema absorve as imperfeições do piso, evitando transferência para o interior. Isso garante dirigibilidade tranqüila e segurança. A carga do sistema de assistência hidráulica da direção está bem calibrada, mas falta regulagem da coluna em altura e distância.
Segurança
No banco traseiro, faltam apoio de cabeça e cinto de três pontos retrátil centrais. Airbags frontais estão na lista de equipamentos opcionais e ABS não é disponível nessa versão, apenas na Privilège 1.6. A lentidão do limpador de pára-brisa, mesmo na velocidade máxima, deveria ser revista pelo fabricante por causa da segurança. É preciso mais rapidez.
Estilo
As linhas são modernas e agradam, com os faróis grandes invadindo capô e pára-lamas. As lanternas traseiras, bem dimensionadas, completam o conjunto. O carro tem muitos acertos e pequenas mancadas, que podem ser facilmente corrigidas.
Leia a avaliação técnica, a lista de equipamentos, o preço, a ficha técnica, os testes do Sandero 1.6 8V Hi-Torque flex e 1.6 16V Hi-Flex e o comparativo entre o Sandero e o Fox no Veja Também, no canto superior direito desta página.