Publicidade

Estado de Minas

Fiat Palio 1.4 X VW Gol 1.6 - Desconforto é pecado

Fiat Palio e VW Gol têm muitos detalhes em comuns e derrapam em segurança básica


postado em 06/08/2008 12:45

(foto: Palio: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 22/3/07)
(foto: Palio: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 22/3/07)
A legislação brasileira é frouxa e sem compromisso com o cidadão. Por isso, os cintos traseiros centrais são do tipo abdominal, bem menos eficazes do que o retrátil de três pontos. A Fiat faz correto ao colocar três apoios de cabeça no banco traseiro, enquanto a Volks ignora o equipamento para o ocupante do meio.

Espaço interno
O Gol tem mais distância entre-eixos, mas a medida de conforto - as duas referências são fatores determinantes de espaço interno - é apenas um centímetro maior. Mesmo assim, o espaço no habitáculo é apenas suficiente. Em percursos longos, a melhor opção são dois ocupantes no banco traseiro dos dois carros.
Palio 2 X 2 Gol

Veja mais fotos do Palio!
Veja mais fotos do Gol!

Porta-malas
As bagagens precisam ser bem racionais e a preferência deve recair sobre bolsas macias, que são moldáveis. Assim, pode-se levar mais coisas, sem exagerar. Os porta-malas são compatíveis com as dimensões dos carros e o do Gol tem a desvantagem de ser fundo e, por isso, menos prático. O Palio leva apenas cinco litros a mais e pode ser aberto por comando no painel.
Palio 3 X 2 Gol

Câmbio
As relações de transmissão estão bem escalonadas nos dois modelos. O curso da alavanca e os engates do câmbio são melhores no Gol. O curso da alavanca do Fiat é longo, e os engates nem sempre precisos em trocas rápidas.
Palio 2 X 3 Gol

Suspensão
Ambos transferem as imperfeições do piso para o habitáculo e a do Volkswagen é tão áspera quanto a do Fiat, principalmente para os ocupantes do banco traseiro. A estabilidade é muito boa nos dois carros, que contornam curvas sem cerimônia. Porém, o Volkswagen tem maior altura em relação ao solo e não esbarra em rampas de garagem e quebra-molas.
Palio 2 X 3 Gol

Motor/desempenho
Por ter cilindrada maior, o Gol vence fácil. O motor 1.6 proporciona acelerações mais rápidas e maior velocidade final. As diferenças de torque e potência são enormes. O propulsor 1.4 da Fiat é apenas suficiente e perde muito com ar-condicionado ligado e cinco ocupantes.
Palio 3 X 4 Gol
Traseira do Gol tem solução melhor do que a dianteira. Lanternas do Palio não agradam, mas o conjunto é harmônico(foto: Gol: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 18/7/08)
Traseira do Gol tem solução melhor do que a dianteira. Lanternas do Palio não agradam, mas o conjunto é harmônico (foto: Gol: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 18/7/08)

Estilo
Gosto não se discute, mas a geração atual do Palio tem recebido muitas críticas. O conjunto deverá ser alterado e terá a mesma frente do Siena, com melhor resultado final em estilo. O Gol mudou bastante e a traseira ficou melhor do que a dianteira. A frente lembra a do Celta e pouco tem a ver com o restante do conjunto. O Gol é mais moderno.
Palio 3 X 3 Gol

Ergonomia
Péssima no Gol e no Palio. Ponto negativo desses modelos, principalmente a anatomia dos bancos que cansam o freguês em percursos longos. Lamentável.
Palio 1 X 1 Gol

Conforto/tecnologia
Carros desse segmento têm pouco conforto em espaço, mas são equipados com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico. Em tecnologia, o Gol se aproximou do Palio, mas o sistema My Car de personalização do Fiat faz a diferença. Além disso, a direção hidráulica é de série no Palio.
Palio 3 X 2 Gol

Consumo
Motoristas se queixam sempre sobre dados de consumo divulgados pelos fabricantes e os números obtidos no uso diário. É que as medições de fábrica são feitas em velocidade constante, nível do mar etc. Palio e Gol não são econômicos e tampouco viciados em postos.
Palio 3 X 3 Gol

Acabamento
O do Gol melhorou muito nesta geração, com encaixes bem-feitos dos componentes plásticos no interior e nas folgas da carroceria. O do Palio carece de evoluir em alguns aspectos, principalmente da carroceria. Nenhum dos dois é um primor, mas compatíveis na categoria dos hatches compactos.
Palio 2 X 3 Gol

Segurança
Os principais componentes, como airbag e freios ABS, estão na lista de opcionais dos dois modelos. O Palio é equipado com três apoios de cabeça no banco traseiro e o Gol permanece como manda a lei, apenas dois. A legislação brasileira é malfeita e o passageiro do meio que se dane. Porém, no assento central traseiro dos dois modelos ainda há cinto abdominal em vez de três pontos, que é muito mais eficaz.
Palio 4 X Gol 3

RESULTADO
Palio 28 X 29 Gol

1 - ruim; 2 - regular; 3 - bom; 4 - muito bom; 5 - ótimo

Veja a ficha técnica, os equipamentos e os preços de Gol e Palio no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade