Publicidade

Estado de Minas

Bonitona da família - Avaliação técnica do Palio Weekend Trekking

Se carro vende pela beleza, a Fiat aprendeu a lição e a quarta geração da perua do Palio na versão Trekking agrada muito. Lanternas traseiras dão o toque especial


postado em 13/08/2008 19:59

(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 5/7/08)
(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 5/7/08)
BOM

Vão do motor
O motor e seus componentes laterais têm fácil acesso à manutenção. O resultado da insonorização em relação ao habitáculo é satisfatória. O layout do vão é racional e os itens de verificação constante têm fácil visualização e manuseio.

Altura do solo
Não ocorreram interferências com o solo no nosso percurso misto de provas e por prevenção tem chapa em aço vazado para o cárter e caixa de marchas.

Climatização
É por comando manual. Não tem opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico para os passageiros de trás. A vazão de ar pelos quatro difusores frontais do painel é muito boa, mas na velocidade menor e com o recírculo de ar vedado o fluxo já é alto para essa posição. Apresentou um bom funcionamento e está bem vedado.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso em geral (asfalto/terra e cidade/estrada) e o ABS tem boa calibração. O pedal de freio tem boa relação e sensibilidade sem ser imediato demais. O freio de estacionamento atuou normalmente. Após uso severo em longa descida sinuosa não houve perda de eficiência por superaquecimento.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Philips.

REGULAR

Câmbio
A embreagem é do tipo monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico. Apresentou eventual vibração e trepidação em arrancadas, principalmente sobre piso inclinado usual, apesar de o veículo em análise ter apenas 600 quilômetros rodados. A qualidade de engate é boa em precisão e maciez, mas o curso da alavanca é longo. As relações de marchas/diferencial homologadas para essa motorização atendem parcialmente na dirigibilidade.

Motor
A sua performance é limitada e não tem muito brilho. Há pequena variação da marcha lenta com ar-condicionado ligado, utilizando álcool ou gasolina. As retomadas de velocidade e aceleração são discretas e com carga útil de 415 kg e ar ligado. Em arrancada sobre o piso inclinado acentuado, consegue sair da inércia muito lentamente.

Suspensão
O conforto de marcha não é bom devido à notória transferência das imperfeições do solo para dentro, seja como condutor somente ou com carga máxima. A estabilidade é razoável para o uso normal do automóvel, mas a inclinação da carroceria é muito acentuada e a roda interna da curva tende a perder o contato com o solo e patinar em velocidades elevadas.

Direção
É rápida e leve, o que traz alguma apreensão, principalmente na estrada e com o veículo carregado em manobra de emergência com forte desvio e retorno imediato à faixa original. A inclinação da carroceria é evidente à menor variação do sentido de direção. O diâmetro de giro é bom, assim como a velocidade do efeito retorno. A precisão na reta e em curvas é aceitável. Apresentou baixa rumorosidade em curvas com o veículo em velocidade sobre piso de calçamento e terra.

Iluminação
Tem luz de cortesia somente no porta-malas e porta-luvas. Na zona do teto tem uma lanterna na zona central e outra na dianteira. O sistema não tem sensor crepuscular. Os faróis têm dupla parábola e há auxílio dos de neblina embutidos no pára-choque tem bom resultado final em iluminação, mas peca por não ter regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Entretanto, é simples mudar manualmente a altura do facho pelo mecanismo acoplado no corpo traseiro dos faróis.

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar seis jatos no pára-brisa, que tem boa vazão e pressão, as palhetas atuam automaticamente varrendo uma área razoável. O sistema não tem sensor de chuva. No vidro traseiro, o conjunto é também eficiente. O reservatório dágua instalado dentro da caixa de rodas esquerda tem o bocal de enchimento com diâmetro limitado e está posicionada muito próximo da vareta que mantém o capô aberto.

Alarme
A chave de ignição é codificada com Fiat Code geração 2 e o veículo em teste estava equipado (acessórios Fiat) com proteção volumétrica dentro do habitáculo e perimétrica nas partes móveis. Ao dar comando para travar as portas pelo controle remoto (para o sentido de uso da chave de ignição as teclas de travar e destravar as portas inseridas na chave estão com os símbolos invertidos). Os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa por conter vários pontos com impurezas e manchas no verniz. O capô está descentralizado e a tampa traseira, desnivelada e descentralizada. Os parafusos do tipo Phillips, que fixam as molduras plásticas envolventes nos pára-lamas, têm a cabeça marcada por aperto irregular. As lanternas traseiras não têm a mesma folga fixa no perfilamento em relação à tampa traseira. As portas traseiras estão desniveladas em relação às laterais traseiras e portas dianteiras. O pára-lama dianteiro esquerdo apresenta na sua curvatura superior, na união com o capô, chapa com deformação/ondulação excessiva.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100 km/h e é crescente com a velocidade. Os ruídos no habitáculo surgem quando se trafega sobre piso de paralelepípedo, terra com costelas e asfalto em má conservação.

Estepe/Macaco
O estepe que tem a roda em aço e pneu igual aos de uso, está acondicionado do lado de fora por baixo do assoalho do porta-malas. A operação de troca é cansativa, não limpa e mais demorada que o usual. O kit de troca está instalado dentro do porta-malas na lateral esquerda do mesmo.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 460 litros e o encontrado foi de 433 litros na condição com o banco traseiro todo atrás e a tampa do bagagito encobrindo o porta-malas.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade