Publicidade

Estado de Minas

Honda Accord EX 3.5 V6 - Sofisticado e elegante

Honda Accord EX 3.5 V6 tem amplo pacote de itens de série e tecnologia embarcada para garantir segurança e conforto. Visibilidade traseira é ponto fraco do sedã


postado em 10/09/2008 17:12

(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 13/08/08)
(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 13/08/08)
O Honda Accord chegou à sua oitava geração em grande estilo. O sedã está mais moderno, com características que lhe conferem certa esportividade. O eficiente conjunto mecânico garante desempenho impecável e muita segurança em curvas. Mas o modelo tem também seus problemas, como a suspensão áspera e a visibilidade traseira.



Estilo
Não há como não notar a presença do Honda Accord. O sedã é imponente e tem estilo robusto. A grade dianteira tem moldura larga cromada e barras paralelas de plástico preto. Na parte inferior do pára-choque, falta a tela de proteção para o radiador, que pode ser danificado por pedra. Os faróis de dupla parábola acompanham desenho da curvatura dos pára-lamas. As laterais têm vinco marcante que revelam ainda mais a linha de cintura elevada. Pára-brisa com inclinação acentuada e teto arqueado fazem o sedã lembrar um cupê de formas aerodinâmicas. A traseira também é robusta e tem pequenas lanternas que invadem as laterais. A visibilidade traseira é ruim, mas o problema é amenizado pelos retrovisores de bom tamanho e sensores de estacionamento, que auxiliam nas manobras.

Raspa-raspa
Um detalhe que enfatiza o aspecto esportivo do Accord são as grandes saídas do escapamento que compõem o visual, mas raspam facilmente no chão em entradas e saídas de rampas. Aliás, esse é um problema sério do sedã, que raspa também a frente e a parte central do chassi quando transpõe quebra-molas. O carro é baixo e longo, o que justifica tal problema.

Interior
Por dentro, o Honda Accord tem acabamento sofisticado, com materiais de boa qualidade, como couro nos bancos e painéis de portas. O painel principal é feito com plástico macio e o volante, revestido em couro, tem de série ajuste de altura e distância, além de ter boa pega. O motorista tem ainda no volante comandos do som e do controlador de velocidade (piloto automático). O painel tem desenho imponente, com comandos bem à mão, e instrumentos de fácil visualização. Entre os itens de conforto do modelo, vale citar ar-condicionado digital com comandos individuais na frente.
Traseira tem estilo robusto, com saída dupla de escapamento
Traseira tem estilo robusto, com saída dupla de escapamento

Espaço
O sedã é espaçoso, com bancos bem confortáveis, sendo os dianteiros dotados de ajustes elétricos. No banco traseiro há bom espaço e apoio para as pernas, mas o túnel central no assoalho atrapalha para quem vai no meio. Lá não falta segurança, pois há encostos de cabeça e cintos retráteis para três pessoas. O porta-malas tem boa capacidade de carga, mas é raso, dificultando o transporte de objetos volumosos. Se as compras ou pequenos objetos vão para o fundo do compartimento de bagagem, é preciso entrar para pegá-las.

Tecnologia
A modernidade do sedã está explícita na tecnologia embarcada. O carro tem sistema de assistência à estabilidade (VSA), que auxilia em curvas, mantendo-o colado ao chão mesmo sobre pisos escorregadios. Tem sensores de chuva e de iluminação. Conta ainda com sistema de microfonia - Active Noise Control -, que emite um ruído em freqüência contrária para reduzir os pequenos barulhos no interior do carro.

Accord X Concorrentes


Modelo Preço (R$)
Honda Accord V6 EX 144.500
Citroën C5 V6 Exclusive 144.500
Chevrolet Omega CD 3.6 V6 147.500
Toyota Camry XLE 3.0 V6 155.000
Volkswagen Passat 3.2 V6 168.820

Desempenho
O conjunto mecânico do Honda Accord preza pela eficiência. O motor V6 de 278 cv é bravo e não esconde sua força. Basta pisar no acelerador que responde de imediato, proporcionando arrancadas e retomadas eficientes. Mas se o motorista se entusiasmar e pisar fundo, vai ouvir a aspereza desse V6. O câmbio automático de cinco velocidades tem marchas bem escalonadas e se adapta à maneira de dirigir do motorista, favorecendo o bom desempenho. Pisando fundo no acelerador, reduz as marchas rapidamente, proporcionando retomadas de velocidade com segurança. O motor conta ainda com sistema (Variable Cylinder Management) que desativa a injeção de combustível em alguns cilindros, de acordo com a necessidade e maneira de dirigir, proporcionando economia de combustível. Mas será que quem tem carro com motor V6 se preocupa com isso?

Segurança
O item segurança não foi esquecido no sedã. O carro tem seis airbags, sistema de freios com discos nas quatro rodas, ABS e sistema de distribuição de frenagem (EBD). A direção assistida foi bem calibrada e garante conforto em manobras, com bom diâmetro de giro e segurança em velocidades elevadas. As suspensões proporcionam segurança em curvas, mas transferem as irregularidades do solo para o interior do carro, causando certo desconforto. O sedã é importado do Japão e tem três anos de garantia sem limite de quilometragem.

Leia mais sobre o Accord no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade