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Estado de Minas

Fera contida - Avaliação técnica do Chevrolet Captiva


postado em 24/09/2008 19:00

(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 10/9/08)
(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 10/9/08)
POSITIVO

Vão do motor
O vão é pequeno, mas o acesso à manutenção é satisfatório, considerando-se montagem transversal do motor V6 compacto. A sistematização dos vários componentes é racional e tem aspecto limpo. O resultado da insonorização em relação ao habitáculo é muito boa.

Freios
Estão muito bem dimensionados e calibrados para o uso misto, com somente condutor ou com carga máxima. O freio de estacionamento é por comando manual, com alavanca ao lado do banco do condutor, que tem o pomo diferenciado. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o ABS atuou com eficiência. Em frenagem simulada de emergência, com o veículo em velocidade, sobre piso de asfalto seco e terra batida, não ocorreu alteração da trajetória, e o espaço percorrido até a imobilização foi coerente com a velocidade.

Câmbio
É automático de seis marchas, com opção de modo manual seqüencial com toques na própria alavanca central. Tem display no quadro de instrumentos informando o tipo de condução e marcha selecionada. O sistema de tração é permanente nas quatro rodas (AWD) e as relações de marchas atendem bem a dinâmica do veículo no uso na estrada e na cidade. As respostas em kick-down são imediatas.

Motor
Apresentou ótimo funcionamento, com excelente elasticidade e ausência de vibrações, além de silencioso. Para o peso, as retomadas de velocidade e aceleração são notáveis e com o veículo carregado e ar-condicionado ligado a perda no rendimento é desprezível. Proporciona dirigibilidade prazerosa e segura, tendo a velocidade máxima limitada eletronicamente.

Vedação
Boa contra poeira e água.

Limpador do pára-brisa
Ao esguichar quatro jatos de água no pára-brisa, palhetas de boa qualidade varrem área satisfatória. No vidro traseiro tem dois esguichos, tipo ducha, com ótima vazão, que evitam arranhar o vidro traseiro pelo atrito da palheta com acúmulo de sujeira/pó pela turbulência do efeito aerodinâmico. O sistema tem sensor de chuva e o reservatório de água tem fácil identificação e manuseio dentro do vão do motor.
Propulsor seis cilindros proporciona bom desempenho
Propulsor seis cilindros proporciona bom desempenho

REGULAR

Altura do solo
Não tem série chapa protetora em aço para o cárter do motor e do câmbio. A aba inferior do pára-choque dianteiro, que é saliente, toca com freqüência o solo ao trafegar sobre piso mais irregular e em passagem súbita por desnível. Os ângulos de ataque e saída são aceitáveis para proposta do veículo.

Climatização
É por comando manual e tem modo automático. São seis os difusores de formato circular no painel, que têm boa vazão de ar e angulação, mas não tem difusor de ar específico para os passageiros de trás, nem opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. A rumorosidade de funcionamento é satisfatória e está bem vedado.

Nível interno de ruídos
Sobre pisos irregulares apresentou vários pequenos ruídos no habitáculo, que incomodam. O efeito aerodinâmico é satisfatório mesmo em alta velocidade.

Suspensão
A estabilidade é bem limitada, exigindo atenção e experiência do condutor, pois o seu comportamento dinâmico em curvas de raio curto e médio (asfalto liso e terra batida) é bem alterado no contorno das curvas, além da inclinação acentuada da carroceria. No limite da aderência lateral e da estabilidade direcional, atuou com eficiência os controles eletrônicos de estabilidade e tração, que não devem ser desativados. O conforto de marcha é razoável, mas em trechos com muitas irregularidades o nível das transferências das imperfeições do solo é significativo.

Direção
A coluna de direção tem regulagem somente em altura, mas o curso é bom. A precisão na reta e em curvas é boa e as suas reações são equilibradas. O diâmetro de giro em manobras de garagem e estacionamento é ruim, mas a velocidade do efeito retorno agrada. O conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre piso de terra e calçamento numa utilização severa. Estão bem definidas as cargas do sistema
assistido e os pneus homologados atendem melhor o asfalto.

Iluminação
Na zona do teto há uma lanterna com duplo spot fixo no centro e plafoniê na dianteira também com duplo spot fixo, sendo o resultado da iluminação razoável. Tem luz de cortesia somente no porta-malas e pára-sóis. O quadro de instrumentos, console central e interruptores elétricos dos painéis de porta têm fácil identificação noturna. O farol tem construção com dupla parábola, sendo eficiente no baixo e no alto, além de contar com auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque, mas peca por não ter regulagem elétrica de altura em função da carga transportada.

Alarme
O sistema tem chave de ignição codificada e proteção perimétrica das partes móveis (portas, capô e tampa traseira) contra abertura forçada, mas não tem a volumétrica dentro do habitáculo contra a invasão pela quebra dos vidros.

NEGATICO

Acabamento da carroceria
A qualidade do acabamento final da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com impurezas. As quatro portas estão desniveladas, a tampa traseira descentralizada e o capô tem montagem aceitável. A folga fixa da porta dianteira direita é bem maior que a do outro lado.

Estepe/macaco
O estepe que tem a roda em aço e pneu totalmente diferente dos de uso (T 135/ 70 R16 contra 235/ 70 R17) está acondicionado dentro do porta-malas, em fundo falso no assoalho. É para pequenos deslocamentos e com velocidade limitada. O kit de troca está ao seu lado (macaco, extensão de acionamento e chave de rodas). A operação de troca é normal e conta com auxílio de cinco prisioneiros fixos por cubo para melhor apoio e centragem da roda. A roda/pneu de uso danificada/furada cabe no vão específico, dentro do porta-malas, mas a sua cobertura de isopor, que é grande, deve ser colocada dentro do vão de carga. Este tipo de solução não é prático no Brasil, devido à baixa qualidade das estradas.
EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 465 litros, sendo encontrado na nossa medição 361 litros, utilizando-se o plano superior do assoalho, porta-trecos laterais e com a cortina superior esticada.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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