Focus na sinuca - Avaliação técnica do Focus Sedan Ghia

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postado em 08/10/2008 23:35 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Sedã incorpora elementos da filosofia de design da marca, a Knetic, com linhas que expressam movimento - Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 16/9/2008 Sedã incorpora elementos da filosofia de design da marca, a Knetic, com linhas que expressam movimento
BOM

Vão do motor
O motor preenche bem o vão, mas o acesso à manutenção é aceitável. O capô é sustentado, quando aberto, por vareta manual. O resultado do isolamento acústico, em relação ao habitáculo, é razoável. Os itens de verificação permanente têm fácil identificação e manuseio, sendo mais limitado ao reservatório do fluido de freio.

Altura do solo
Não foram reveladas interferências com o solo numa utilização normal do veículo, seja com apenas o motorista ou carregado. Por precaução, tem chapa plástica integral de espessura razoável que engloba toda a zona inferior do conjunto motopropulsor.

Climatização
Tem opção de regulagem individual da temperatura para condutor e passageiro, mas não tem difusor de ar específico para os passageiros de trás. A vazão de ar pelos quatro difusores frontais do painel, que tem formato oval, é boa e o nível de ruídos na máxima velocidade de funcionamento é satisfatório. Apresentou bom funcionamento e não ocorreu admissão de gases/ fumaça vindos de fora, usando somente recírculo interno de ar.

Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema apresentou bom comportamento dinâmico, com reações bem balanceadas nos dois eixos e eficiente desaceleração, numa situação de emergência, na qual conta com auxilio do ABS bem calibrado. O freio de estacionamento atuou normal e não ocorreu perda de eficiência frenante, devido a superaquecimento, após uso severo em longa descida sinuosa.

Câmbio
As relações de marchas/ diferencial atendem razoavelmente a dinâmica do veículo no uso misto, e as respostas em kick-down (levando o pedal do acelerador até o fundo) são aceitáveis, apesar de pequeno retardo em algumas situações. Apresentou bom funcionamento e, no quadro de instrumentos, tem display informando o tipo de condução e marcha selecionada.
Capacidade do porta-malas é de 526 litros. Motor 2.0 vai ganhar sistema flex em breve - Capacidade do porta-malas é de 526 litros. Motor 2.0 vai ganhar sistema flex em breve

Motor
A sua performance é satisfatória e não tem brilho esportivo nas retomadas de velocidade e aceleração, que são aceitáveis. O rendimento acoplado ao câmbio automático de quatro marchas é razoável, mesmo com o torque máximo atuando em alta rotação. O nível de ruídos de funcionamento é aceitável.

Vedação
Não ocorreu infiltração de água sob forte chuva e na prova d'água estática.

Suspensão
A estabilidade é notável para um sedã, pela ótima precisão no contorno de curvas de raios variados, com mínima inclinação da carroceria. O conforto de marcha é bom, apesar dos pneus da série 55, e a perda com o veículo carregado é satisfatória.

Direção
A coluna de direção tem ajuste manual em altura e profundidade, com bom curso. As cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso urbano e em rodovias. O diâmetro de giro é satisfatório e a velocidade do efeito-retorno é boa. Apresentou boa precisão na reta e em curvas, e é baixo o nível de ruídos do conjunto em curvas sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto ruim.

Iluminação
Tem luz de cortesia na base inferior dos retrovisores externos, porta-malas, porta-luvas, zona dos pés do condutor e passageiro e pára-sóis. Na zona do teto, tem uma lanterna com duplo spot fixo na dianteira e uma lanterna na traseira. O grupo óptico dianteiro tem construção com dupla parábola e é eficiente no baixo e no alto. Existe regulagem elétrica de altura em função da carga transportada e auxílio de faróis de neblina, embutidos no pára-choque. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e console central, e interruptores elétricos dos painéis de porta têm boa identificação noturna.

Limpador de pára-brisa
São quatro os esguichos do tipo jato no pára-brisa que, quando acionados, ativam o sistema de varredura, em uma boa área, com palhetas de qualidade. O reservatório dágua instalado dentro do vão do motor tem fácil acesso e identificação.

Alarme
O sistema é completo, com chave de ignição especial, com acionamento por meio de botão no console (liga/ desliga), onde reconhece a proximidade da mesma. Tem proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente. Sistema antiesmagamento funcionou bem.

REGULAR

Nível interno de ruídos
Os ruídos no habitáculo são poucos ao trafegar sobre piso de calçamento, terra e asfalto ruim. O efeito aerodinâmico inicia-se a 100 km/h e é crescente com a velocidade.

RUIM

Estepe/Macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas, na bunha do assoalho, mas tem a roda em aço e o pneu com dimensões totalmente diferentes dos de uso (T 125/ 85 R 16 x 205/ 55 R16), sendo indicado apenas para pequenos deslocamentos até o reparo e com velocidade máxima de 80 km/h. O kit de troca (macaco/ chave de rodas) está fixado em base no fundo do assoalho, onde o estepe o encobre. A operação de troca é normal e facilitada por ter cinco prisioneiros fixos, por cubo. Mas o comportamento dinâmico do automóvel é totalmente alterado e limitado, além de o conjunto roda/ pneu danificado, ao ser colocado no local específico, alterar bem o nivelamento do plano inferior do porta-malas.

Ferramentas
Não tem.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 526 litros, o mesmo encontrado na nossa medição.

(*) Avaliação do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

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