Hora da verdade - Avaliação técnica do Linea 1.9 Dualogic Absolute

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postado em 25/10/2008 20:30 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Fotos: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press - 8/10/08
BOM

Climatização
A vazão de ar pelos quatro difusores de ar do painel é satisfatória e tem pequeno ganho (tempo e sensação de conforto) na climatização do habitáculo com o difusor único instalado no final do console central para os passageiros de trás. O barulho de funcionamento não incomoda mesmo na velocidade máxima da caixa de ar e o sistema apresentou bom funcionamento. Não tem opção de regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro. Está bem vedado.

Freios
Estão muito bem dimensionados e calibrados com ABS eficiente para a massa do automóvel e rendimento do motor. O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação. O freio de estacionamento atuou normalmente. Em frenagem de emergência, em alta velocidade, sobre piso de asfalto seco e molhado, apresentou boa desaceleração sem desvios da trajetória. Após uso severo numa utilização bem esportiva, com freadas fortes na entrada de curvas em longa descida sinuosa, apresentou boa resistência térmica.

Motor
O veículo avaliado apresenta pequena variação na marcha lenta (frio/quente - ar-condicionado ligado ou não). Apesar de ter o torque máximo em alta rotação e estar acoplado a um câmbio automatizado, a dirigibilidade é razoável, mas sem brilho esportivo. As retomadas de velocidade e aceleração são coerentes com o peso do automóvel e curva de torque do motor. Com o veículo carregado e ar-condicionado ligado, perde em rendimento. Na prova de arrancadas em subida acentuada usual, consegue tirar o veículo da inércia, saindo lentamente. A rumorosidade de funcionamento é normal e aceitável para um multiválvulas.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Suspensão
É bom o acerto das suspensões, que privilegiam o conforto de marcha, com excelente estabilidade para um sedã. A inclinação da carroceria em curvas de raios variados é moderada e é excelente a precisão no contorno de curvas feitas no limite da aderência lateral. Com carga máxima, a perda do conforto é aceitável.
Segurança para todos no banco traseiro - Segurança para todos no banco traseiro

Direção
A coluna de direção tem regulagem angular em altura e distância, com ótimo curso. As cargas do sistema assistido estão bem elaboradas para o uso misto, apresentando reações bem homogêneas e com boa sensibilidade. Em manobras de estacionamento, em áreas apertadas, apresentou bom diâmetro de giro, assim como a velocidade do efeito/retorno. O conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre piso de calçamento e terra com irregularidades.

Estepe/macaco
O estepe, que está instalado dentro do porta-malas, tem a roda e o pneu iguais aos de uso. O kit de troca está encaixado dentro do aro. Para minimizar o furto das roda/pneu, há uma porca/soquete auto-adaptadora. A operação de troca é normal.

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar seis jatos de água no pára-brisa, palhetas de boa qualidade varrem área satisfatória. O sistema tem sensor de chuva. É fácil o acesso para o reabastecimento de água no reservatório instalado dentro do vão do motor.

REGULAR

Vão do motor
O resultado da insonorização do vão (interno do capô e painel de fogo) é limitado em relação ao habitáculo com o motor em alta rotação, devido à significativa transferência do ruído de funcionamento e ressonância dos suportes. A sistematização dos vários componentes é bem-feita pela área do vão e o acesso à manutenção é bom, menos ao alternador e bomba da direção hidráulica. Os itens de verificação permanente têm fácil identificação e manuseio.

Altura do solo
Toda a zona inferior do motopropulsor tem proteção por chapa em aço. Ocorrem interferências com o solo em saídas de garagem com desnível e com o veículo carregado raspa a zona central do chassi ao transpor quebra-molas salientes com perfil curto e ao trafegar sobre estrada de terra com imperfeições.

Câmbio
O sistema Dualogic não proporciona o mesmo comportamento dinâmico ao automóvel, mas é razoável no uso misto. É pequena (área e algarismos) e deveria ter destaque no display do quadro de instrumentos a informação para o condutor da marcha selecionada, modo e tipo de condução (normal e esportivo). As relações de marchas/diferencial atendem na dirigibilidade, mas ocorre queda na rotação do motor e pequeno tranco nas trocas. As respostas em kick-down são aceitáveis. Em situações de manobras em garagem apertadas, com várias trocas consecutivas de 1ª e ré, o gerenciamento é um pouco lento nos comandos.

Iluminação
O sistema tem sensor crepuscular. Na zona do teto tem uma lanterna no centro e outra na frente, com duplo spot fixo integrado, sendo o resultado uma iluminação aceitável. Tem luz de cortesia somente no porta-malas e pára-sóis. O farol tem construção com dupla parábola e apresentou boa eficiência no baixo e no alto, além de contar com auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque, mas peca por não ter regulagem elétrica de altura do facho em função da carga transportada.

Alarme
A chave de ignição é codificada. Não tem de série proteções perimétrica das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo, que devem ser instaladas na concessionária.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura não é boa por conter alguns pontos com impurezas e imperfeições no verniz. As quatro portas estão desniveladas (as dianteiras em relação aos pára-lamas e as traseiras em relação às laterais). O capô tem pequena descentralização em relação ao painel frontal e a tampa do porta-malas, montagem razoável.

Nível interno de ruídos
Em pisos irregulares, surgem vários ruídos em todo o habitáculo. O efeito aerodinâmico é muito alto, inicia-se a 90 km/h, trazendo desconforto auditivo.

EXTRA


Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 500 litros, mas nossa medição foi de 470 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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