Renault Sandero Stepway - Para pequenas extravagâncias

Bom fôlego do motor 1.6 16V, suspensão recalibrada e boa altura livre do solo são atributos que o Sandero Stepway tem para encarar trilhas leves no fora-de-estrada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/11/2008 20:28 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Suspensão elevada provoca balanço excessivo da carroceria, dando sensação de insegurança ao motorista  - Fotos: Jair Amaral/EM/D.A Press - 14/10/08 Suspensão elevada provoca balanço excessivo da carroceria, dando sensação de insegurança ao motorista
Se as outras fazem e estão se dando bem, por que eu também não posso? Pensando assim, a Renault decidiu criar uma versão aventureira para o hatch derivado do sedã Logan. Segundo a fábrica, o desenvolvimento do carro foi um trabalho em conjunto de diversas áreas da empresa (produção, design, engenharia, fabricação e comercial) e foi o primeiro modelo da marca com foco total no nosso mercado. O Sandero Stepway é o quinto produto do Plano Renault Mercosul Contrato 2009, anunciado pela empresa em 2006 e que prevê o lançamento de seis novos veículos no mercado brasileiro em três anos.



Design
Para vestir o Sandero com roupa de aventura, a Renault usou a mesma fórmula já adotada pela concorrência. Na frente, os faróis ganharam máscara negra; o pára-choque, cinza escuro, incorporou o quebra-mato e faróis de neblina; e a grade dianteira tem um desenho exclusivo (em forma de L), que deu um charme diferente ao carro. Um item importante é a grade protetora da tomada de ar inferior, importante para proteger o radiador contra pedras e detritos, principalmente em um veículo com esse tipo de proposta.

Perfil
Nas laterais, destacam-se as molduras dos pára-lamas; os estribos, as maçanetas das portas, as capas dos retrovisores e o rack de teto, que são feitos de plástico que imita metal; as rodas de liga de 16 polegadas, com desenho exclusivo; e o adesivo com a inscrição Stepway nas portas dianteiras. Para quem quer dar um toque um pouco mais pessoal ao carro, a Renault aplica gratuitamente nos concessionários adesivos, do tipo tatuagem, com diversos temas (eletronic, sport, GPS, flower, tatoo e street), que são geralmente fixados na coluna C (traseira) e na tampa traseira. As lanternas de trás também ganharam máscaras negras e formas mais integradas à carroceria. O estilo e a cor do pára-choque traseiro são os mesmos do dianteiro. A saída de escape é cromada.
Traseira segue mesmo estilo adotado na dianteira, lanternas com máscara negra e pára-choque em material plástico imitando metal - Traseira segue mesmo estilo adotado na dianteira, lanternas com máscara negra e pára-choque em material plástico imitando metal

Habitáculo
Por dentro, o Sandero aventureiro também passou por uma pequena reforma. O acabamento interno mistura a cor preta com diferentes tons de cinza, couro nos bancos, volante e coifa da alavanca de marchas), plástico que imita metal no painel central, nos painéis de porta (com a inscrição Stepway, que é opcional), nas saídas de ar, nas travas das portas e no pomo da alavanca de marchas. A grafia dos instrumentos também é diferente. Os números do conta-giros, brancos com fundo preto, ficam maiores no sentido crescente das rotações do motor e são de fácil visualização, ao contrário dos marcadores digitais de temperatura e combustível, que exigem mais atenção do motorista.



Sandero Stepway X Concorrentes
Modelo Preço (R$)
Sandero Stepway 1.6 16V Hi-Flex - Básico 44.000
Sandero Stepway 1.6 16V Hi-Flex - Carro testado 52.480
Fiesta Trail 1.6 Flex 45.915
Citroën C3 XTR 1.6 Flex 48.980

Conforto
O espaço interno continua sendo um dos principais atrativos do Sandero. No banco de trás, cabem três adultos, mesmo que tenham maior estatura. Mas peca por não ter apoio de cabeça e cinto de três pontos para quem senta no meio. O volante tem boa pega, mas a buzina é difícil de ser acionada e a coluna de direção não regula nem em altura nem em distância. A direção é bem calibrada para velocidades mais altas, mas um pouco dura em manobras. Outro ponto negativo é a localização do comando dos vidros: os da frente ficam no painel; e os de trás, no console. O porta-malas tem boa capacidade para um hatch (320 litros), que pode ser ampliada com o rebatimento do banco traseiro.

Mecânica
O motor é o mesmo 1.6 16V, que tem muita força. Mas as novas relações de marchas, alteradas em função das novas rodas e pneus, deixaram um "buraco" (queda de rotação) entre a primeira e segunda marchas. Abaixo das 2.500 rpm, falta fôlego. Por isso, para obter respostas rápidas do acelerador, é melhor manter os giros acima disso. Os engates do câmbio são precisos, mas o curso da alavanca é um pouco longo. O Stepway é 50 mm mais alto que o Sandero normal, sendo que 10 mm ficam por conta somente do pneu. A maior altura permite boa desenvoltura no fora-de-estrada, mas prejudicou a dirigiblidade, principalmente em curvas e manobras bruscas.

Veja a avaliação técnica, os equipamentos de série, os opcionais e a ficha técnica do Sandero Stepway no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação