Até as décadas de 1950 e 1960, um jovem apaixonado por esportivos dificilmente dispunha de saldo bancário para comprá-los. E, quando as finanças melhoravam, ele já tinha família para levar. Em sedãs caretas.As coisas começaram a mudar na década de 1960. A Jaguar foi pioneira nos sedãs esportivos. O Mark I tinha motorzão de seis cilindros, freios a disco nas quatro rodas, suspensão caprichada.A BMW seguiu a mesma trilha e no final dos anos 1960 lançou modelos atrevidos com motores de quatro e seis cilindros que faziam poeira para muito esportivo europeu e norte-americano. E sua arqui-rival, Mercedes-Benz, para não ficar para trás, tratou de aplicar um motorzão V8 de 6.3 litros para fazer arrastar as rodas de seus pesados banheirões de quatro portas.A disputa entre as duas alemãs continua. Hoje, a BMW tem a própria "preparadora", a Motorsport. Se você avistar no retrovisor uma série 3 ou 5 com a letra "M" agregada, pode dar passagem. A menos que você esteja ao volante de uma Mercedes com o logotipo AMG, uma antiga empresa independente de preparação que acabou sendo adquirida pela Daimler Benz.A M3 é a versão apimentada da BMW série 3. A C63 AMG é a Classe C pronta para a pista. Aliás, só mesmo acelerando as duas "meninas" numa pista (no caso, a da Goodyear em Americana, São Paulo) de ótimo asfalto para uma análise comparativa. Ossos do ofício...DesempenhoA Mercedes "anda" mais que a BMW. Também pudera, a M3 tem um motor V8, 4.0 litros, de apenas 414 cv para enfrentar um V oitão de 6.2 litros com 451 puros-sangues sob o capô da AMG. A Mercedes arranca mais e tem melhores retomadas. Você pisa e sente a força bruta empurrando as quase duas toneladas de solidez germânica.C63 AMG: 10 X M3: 8MecânicaÉ inegável que a Mercedes tem um motorzão sob o capô. E sete marchas. E muito mais torque, pois sua cilindrada é 50% superior. Mas a BMW tem mecânica mais refinada. É mais leve. Tem melhor distribuição de peso entre os eixos, por exemplo. Reparem nos detalhes: a faixa vermelha do conta-giros é variável, de acordo com a temperatura do motor. Enquanto o ponteiro da Mercedes pára em 7.200 rpm, o da BMW vai a surpreendentes 8.400 giros. A engenharia da BMW uniu o útil ao agradável: o teto é de fibra de carbono, lindo esteticamente, além de reduzir peso e baixar o centro de gravidade. Além de alumínio na suspensão traseira e no capô. Que tem reais entradas de ar para o motor.C63 AMG: 9 X M3: 10Ao volanteGanha a BMW. Sistemas eletrônicos ajustáveis com comandos no console para o motor, amortecedores e controle de estabilidade deixam o carro ao gosto do freguês. Em estradas com curvinhas mais apertadas, seu comportamento é perfeito. A Mercedes é a potência bruta, selvagem, com suspensão excessivamente firme e sem regulagens. Bancos dianteiros excepcionais. Mas para quem quer puro prazer e não se importa com o conforto.C63 AMG: 8 X M 3: 10Por dentroA Mercedes ganha em ergonomia, espaço interno e porta-malas. Por outro lado, a BMW tem acabamento mais requintado.C63 AMG: 9 X M 3: 8Por foraGosto não se discute. Mas as modificações de estilo da AMG são excessivamente rebuscadas. A BMW é mais elegante, discretamente esportiva e o teto em fibra de carbono dá um charme incomparável.C63 AMG: 8 X M 3: 10Custo/Benefício Enquanto o dólar esteve estável e barato, a Mercedes era tabelada em U$ 199 mil e custava R$ 320 mil, contra R$ 409 mil da BMW. Apesar da recente desvalorização do real, a BMW manteve seu preço e hoje é mais barata do que a Mercedes, que passou a custar quase R$ 450 mil.C 63 AMG: 8 X M 3: 9TOTALMercedes C63 AMG: 52 X BMW M 3: 55Resumo da óperaA BMW M3 é mais leve, confortável e agradável de dirigir. A Mercedes C 63 é mais rápida, e veloz, porém desconfortável se não estiver rodando em asfalto de primeiraÉ briga boa e antiga, sempre para quem tem muito saldo no caixa. As Mercedes sempre foram presa fácil para as M3. A coisa agora mudou com o motorzão AMG V-8 de 6,2 litros. Quem quer um carro muito bravo, pronto para a pista, leva a Mercedes. A BMW tem um conjunto mais agradável, tanto em termos de estilo como na mecânica e no conforto ao dirigir. Virou parada torta entre as duas e questão de puro gosto pessoal.FICHA TÉCNICA C63MotorDe oito cilindros em V, 6.2 litros, 457cv de potência 6.800 rpm e torque máximo de 61,2 mkgf a 5.000 rpmTransmissãoTração traseira, automática de sete velocidadesRoda/pneuDianteira: 8 x 18 235/40 R18 e traseira: 9 x 18 255/35 R18CapacidadesPeso, 1.730kg; porta-malas, 475litros; tanque, 66 litrosDesempenhoVelocidade máxima: 250km/h (limitada eletronicamente); aceleração até 100km/h: 4,5 segundos; consumo médio: 7,8km/lDimensõesComprimento: 4,61m; largura: 1,80m; altura: 1,42m; distância entre os eixos: 2,76mFICHA TÉCNICA M3MotorDe oito cilindros em V, 4 litros, 420 cv de potência 8.000 rpm e torque máximo de 40,8 mkgf a 3.900 rpmTransmissãoTração traseira, manual de seis velocidadesRoda/pneuDianteira: 8,5 x 19 245/35 R19 e traseira: 9,5 x 19 265/35 R19CapacidadesPeso, 1.580kg; porta-malas, 430litros; tanque, 63 litrosDesempenhoVelocidade máxima: 280km/h; aceleração até 100km/h: 4,8 segundos; consumo médio: 8km/lDimensõesComprimento: 4,61m; largura: 1,80m; altura: 1,42m; distância entre os eixos: 2,76mVEJA O COMPARATIVO ENTRE OS BÓLIDOS ALEMÃES FEITO PELO PROGRAMA VRUM DO SBT:BMW M3 X Mercedes-Benz C63 AMG - Parte 1 Item C63 M3 Segurança 9 9 Desempenho 10 8 Mecânica 9 10 Espaço interno/Conforto 7 9 Porta-malas 8 7 Estilo 7 9 Custo/Benefício 9 6 TOTAL 59 58 BMW M3 X Mercedes-Benz C63 AMG - Parte 2.