Pressionando o sedã - Avaliação técnica do Audi A4 2.0T

Conheça detalhes do A4 2.0T e saiba como o carro se saiu nos testes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/01/2009 16:11 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Painel oferece sistema que gerencia funções e informações - Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press Painel oferece sistema que gerencia funções e informações
BOM

Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura tem um bom acabamento. A montagem das partes móveis está bem-feita em centralização e nivelamento.

Vão do motor
O layout do vão é muito bem-feito e tem aspecto limpo e organizado, além de ótimo acabamento. O motor de quatro cilindros ocupa bem o vão, mas o acesso à manutenção é satisfatório. O capô tem excelente ângulo de abertura. O resultado do isolamento acústico, em relação ao habitáculo, é bom.

Climatização
Apresentou bom funcionamento, com boa vazão de ar pelos difusores do painel e nível de ruídos razoável na velocidade máxima. Existe a opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, mas não tem difusor de ar específico para os passageiros de trás. Está bem vedado.

Freios
O pedal de freio tem ótima sensibilidade e as reações do conjunto no eixo dianteiro e traseiro são homogêneas e balanceadas. Numa condução bem esportiva, apresentou desaceleração eficiente, sem afundamento acentuado da suspensão dianteira, em frenagens fortes nas entradas de curvas, e sem alteração da trajetória. O freio de estacionamento é acionado eletricamente, por meio de tecla no console. Não ocorreu perda de eficiência, depois de uso mais severo em longa decida sinuosa.

Câmbio
A variação contínua (CVT) proporciona uma dinâmica excelente ao automóvel, que também é favorecida pelo motor com turbo/intercooler e sistema que faz variar a abertura e fechamento das válvulas do motor em altas e baixas rotações (AVS). O quadro de instrumentos tem display informando o tipo de condução e marcha selecionada.

Motor
A aceleração é notável, com ótima progressividade, sem trancos e sempre constante. As retomadas de velocidades são imediatas e muito eficientes. Proporciona uma dirigibilidade prazerosa no uso misto, sendo ágil e dinâmica no uso urbano e rápida e segura em rodovias. O nível de ruídos de funcionamento é muito baixo. A arquitetura é moderna e avançada, com soluções de engenharia como injeção direta de combustível (FSI), conjugada com turboalimentado e sistema de abertura variável de válvulas.

Vedação
Boa contra água.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é contido, mesmo em alta velocidade. O nível de ruídos no habitáculo é baixo.

Suspensão
Apoios de cabeça e cintos de três pontos retratáveis no banco traseiro - Apoios de cabeça e cintos de três pontos retratáveis no banco traseiro
A estabilidade é muito boa e veículo contorna curvas de raios variados com precisão e inclinação mínima da carroceria em velocidades elevadas. No limite da aderência lateral e direcional, os sistemas eletrônicos ESP/ASR atuaram com eficiência. O conforto de marcha é condizente com a proposta da motorização, sendo razoável com somente condutor e aceitável com carga máxima.

Direção
Volante tem boa pega e a coluna de direção se ajusta em altura e distância, com ótimo curso. A precisão na reta e em curvas é boa, assim como a sensibilidade e reações do conjunto. As cargas do sistema, que tem assistência variável, estão muito bem definidas para o uso misto. A velocidade do efeito retorno é razoável e o diâmetro de giro, bom. Em curvas sobre piso de paralelepípedo e terra, o conjunto apresentou nível baixo de ruídos.

Iluminação
Tem luz de cortesia somente no porta-malas. Na zona do teto, tem plafonier na dianteira, com duplo spot fixo integrado, e uma lanterna na traseira, para os passageiros de trás, sendo bom o resultado em iluminação. O farol bixenônio, com regulagem automática de altura e esguichos para lavar as lentes, com ótimo resultado no baixo e no alto. O conjunto tem auxílio de faróis de neblina, embutidos no pára-choque. O quadro de instrumentos, console central e interruptores dos painéis de porta têm boa identificação noturna.

Limpador de para-brisa
São seis os esguichos de água no para-brisa, com boa vazão, abertura e pressão. O sistema tem sensor de chuva e a área varrida é boa, assim como o acesso ao reservatório de água, instalado dentro do vão do motor.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Phillips e duas medidas de chave de torque.

Alarme
O sistema é completo, com chave de ignição especial e proteção volumétrica dentro do habitáculo e perimétrica das partes móveis. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente se for pressionada a tecla (inserida na própria chave de ignição). O sistema antiesmagamento funcionou bem.

REGULAR

Altura do solo
Toda a parte inferior do conjunto motopropulsor é protegida parcialmente por chapa plástica, de espessura razoável, que engloba também parte da suspensão dianteira. A parte de baixo da frente raspa em saídas e entradas de garagem com desnível e exige atenção ao parar em vagas do tipo 45º, pois a aba inferior do pára-choque pode raspar no meio-fio.

Estepe/macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas e é do tipo para pequenos deslocamentos e em baixa velocidade (125/70 R 19), o que não é funcional para o uso no Brasil, devido às péssimas condições de nossas ruas e estradas. O kit de troca tem uma porta autoadaptadora antifurto e a operação é normal.

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 480 litros e o encontrado, 415 litros.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação