Citroën C4 Picasso 2.0 - Avaliação técnica

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postado em 11/02/2009 17:52 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Bandejas para lanche são práticas e adoradas pelas crianças - Fotos: Jorge Gontijo/EM/D.A Press Bandejas para lanche são práticas e adoradas pelas crianças
BOM

Climatização
É automático digital. Tem regulagem diferenciada de temperatura e da velocidade do fluxo de ar para condutor, passageiro da frente e os da segunda fileira de bancos. Nos difusores centrais do painel, existe a opção de colocar cartucho perfumado. A rumorosidade de funcionamento é razoável na velocidade máxima e está bem vedado.

Freios
Estão muito bem calibrados e dimensionados com ABS de ótima sensibilidade. O pedal de freio tem boa relação e responde bem ao menor toque. O freio de estacionamento é do tipo elétrico com funcionamento automático, muito prático. Apresentaram boa resistência térmica e ótima desaceleração com reações bem balanceadas nos dois eixos.

Vedação
Boa contra água nos testes estáticos e dinâmicos realizados.

Direção
A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, e o diâmetro de giro é apenas aceitável em manobras de estacionamento. A velocidade do efeito-retorno satisfaz. O sistema assistido tem cargas bem definidas para o uso misto e apresentou reações equilibradas com boa sensibilidade e precisão na reta e em curvas. É baixa a rumorosidade do conjunto em curvas sobre piso de calçamento, terra e asfalto em má conservação.

Iluminação
O sistema tem sensor crepuscular. O farol tem construção com dupla parábola e conta com regulagem elétrica de altura. Há faróis auxiliares de neblina, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas. No teto existem dois pontos de iluminação, sendo bom o resultado final.

Limpador de para-brisa
Existe sensor de chuva. A área do para-brisa é enorme e os esguichos têm boa vazão e abertura. As palhetas estão bem dimensionadas, trabalham cruzadas e varrem uma boa área. No vidro traseiro, o sistema é também eficiente com palheta de qualidade varrendo uma área satisfatória, e esguicho de cima para baixo com boa vazão. É fácil o acesso e identificação do reservatório d’água instalado dentro do vão motor.

REGULAR

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura contêm vários pontos com impurezas. As portas traseiras estão desniveladas, mas a tampa traseira e o capô têm montagem razoável.

Estepe embaixo torna a troca um suplício - Estepe embaixo torna a troca um suplício

Vão do motor
O painel de fogo com sua curvatura acentuada encobre grande parte do motor e vários dos seus componentes laterais, dificultando bastante o acesso à manutenção. O resultado da insonorização (somente painel de fogo) em relação ao habitáculo é razoável. Os itens de verificação constante têm fácil identificação e manuseio.

Altura do solo
Tem de série chapa em aço integral vazada que engloba o cárter e caixa de marchas. Raspa com frequência a zona anterior inferior em saídas de garagem com desnível e ao transpor quebra-molas salientes.

Câmbio
É automático de quatro marchas com opção de uso manual sequencial por meio de aletas na coluna de direção. O seletor de marchas do modo automático está instalado acima da coluna de direção, tem aparência frágil, mas os seus comandos são suaves e precisos. No display do quadro de instrumentos há indicação da marcha e a opção selecionada de condução. No modo sequencial, as trocas são automáticas na rotação máxima prevista pelo gerenciamento do câmbio. As relações de marchas/diferencial ajudam bem na dinâmica do automóvel e a sensibilidade do kick-down apresentou em algumas situações retardo de resposta, causando apreensão.

Motor
A sua curva (potência/ torque x rotação) proporciona uma performance normal, sem muito brilho, mas satisfaz para a proposta de uso familiar do veículo. As retomadas de velocidade e aceleração são razoáveis sobre piso plano. Numa topografia bem irregular (cidade/estrada) o seu rendimento é apenas aceitável e, em algumas situações, deixa a desejar.

Nível interno de ruídos
Não tem um habitáculo silencioso, mas o efeito aerodinâmico é aceitável, inclusive em alta velocidade.

Suspensão
É muito alto o nível das rumorosidades produzidas pelas suspensões (principalmente a dianteira) quando se trafega sobre piso de asfalto, terra e paralelepípedo com imperfeições. A estabilidade é muito boa pela precisão no contorno de curvas de raios variados, assim como pela pouca inclinação da carroceria. Há sistema eletrônico de estabilidade. O conforto de marcha em geral agrada.

Alarme
Há somente chave de ignição codificada.

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 490 litros, e o encontrado foi de 454 litros com o banco traseiro na posição normal e até a tampa do bagagito e sem o carrinho de mão para compras instalado na lateral direita do porta-malas.

RUIM

Estepe/macaco
O kit de troca (macaco, calços, chave de rodas, porca auto-adaptadora antifurto) está acondicionado em fundo falso no assoalho do porta-malas. O estepe tem a roda em aço, mas o pneu é igual aos de uso. A operação de troca é cansativa, não limpa e se gasta um tempo bem maior que o usual. Na lateral do vão do porta-malas tem uma lanterna que é muito útil em uma troca noturna. Deve-se tomar bastante cuidado com a porca auto adaptadora antifurto que vem no kit, pois não é universal e no caso de perda da mesma ocorrerá grande transtorno na operação de troca.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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