Volvo XC 60 - Mais um na tropa de elite

Crossover da marca sueca chega para disputar mercado concorrido no Brasil e oferece como atrativos preço competitivo e sistema que para o carro em casos de emergência

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postado em 20/02/2009 10:43 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Fotos: Daniel Camargos/EM/D.A Press -7/10/08
O XC 60 fez sua estreia mundial no Salão de Paris, em outubro, e começa a ser vendido agora no mercado nacional, mas quem quiser comprar o crossover terá que esperar um pouco, pois as primeiras 400 unidades já estão vendidas e as outras virão somente em abril. O preço do XC 60 é competitivo, partindo de R$ 138,5 mil, para a versão Comfort; R$ 156,5 mil para a Dynamic até R$ 165,9 mil para a topo de linha. A previsão da marca é importar cerca de 100 unidades por mês da fábrica de Ghent, na Bélgica.

O preço é decisivo para competir em um mercado acirrado, que tem como concorrentes: Land Rover Freelander, Ford Edge, Hyundai Santa Fé, Mercedes Benz GLK 280, Audi Q5 e BMW X3. Para combater essa tropa de elite, o XC 60 usa como estratégia de ataque a defesa a direção segura. O crossover da Volvo é equipado com o sistema chamado de City Safety, dispositivo que auxilia o motorista a evitar colisão em baixa velocidade e faz com que o carro pare sem ação do condutor se há iminência de choque. A diferença entre esse e outros semelhantes já disponíveis no mercado é que o carro para completamente. De acordo com pesquisas levantadas pela Volvo, 75% dos acidentes de trânsito ocorrem em velocidade de até 30km/h (que é o limite para funcionamento da tecnologia). Acima dessa velocidade, o City Safety ajuda a amenizar os efeitos da batida, mas não para completamente.

Lanternas verticais charmosas e escapamento tem duas saídas <b>(E)</b> e painel funcional com tela de GPS e comandos estão bem posicionados - Lanternas verticais charmosas e escapamento tem duas saídas (E) e painel funcional com tela de GPS e comandos estão bem posicionados
O funcionamento acontece graças a um sensor a laser instalado no alto do para-brisa, que detecta veículos à frente e realiza cerca de 50 cálculos por segundo para determinar a força de frenagem necessária, mas, por enquanto, não funciona com pedestres. Além desse sistema, o XC 60 tem uma série de equipamentos: DSTC, que é controle de tração e estabilidade; TSA, para estabilizar o movimento quando o automóvel está engatado em um trailer; RSC, que reduz o torque e direciona as forças de frenagem em uma ou mais rodas para conter tendências de derrapagem, e o HDC, para controlar a velocidade usando o sistema de freios em descida acentuada. Há também a opção Four-C, sistema de chassis autorregulável, que possibilita ajuste dos amortecedores em frações de segundos para atender a condição de direção de cada momento, em três configurações, e, por último, a direção com assistência hidráulica adaptada para diferentes tipos de velocidade.

Vrum na TV: de São Paulo, Emilio Camanzi apresenta o Volvo XC60


Design
As duas fileiras de leds ao lado dos faróis são a nova identidade da marca sueca e ajudam a suavizar as linhas, principalmente as que relacionam as lanternas traseiras com a carroceria. Na dianteira, o logotipo da marca cresceu. Contudo, o aspecto de caixa típico dos grandes carros da Volvo ainda permanece. O interior é funcional, com o painel de instrumentos e outros comandos à mão do motorista. Os bancos têm um belo desenho, em formato de X e que comportam bem os ocupantes. Entretanto, é praticamente impossível transportar três pessoas no banco traseiro, pois o túnel central é muito elevado e não há espaço para acomodar as pernas.

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