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Estado de Minas

Ford Focus GLX 2.0 - Avaliação técnica


postado em 02/03/2009 11:56

Traseira tem linhas mais arrojadas, com lanternas verticalizadas(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press )
Traseira tem linhas mais arrojadas, com lanternas verticalizadas (foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press )
BOM

Climatização
A vazão de ar pelos difusores do painel, que têm formato oval e boa angulação das aletas, é boa, sendo satisfatório o nível de ruído de funcionamento, mesmo na velocidade máxima da caixa de ar. Está bem vedado. O sistema não tem regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico para os passageiros de trás.

Freios
Estão muito bem dimensionados nos dois eixos para a versão e motorização, com boa relação do pedal de freio, que tem ótima sensibilidade. O ABS atuou com eficiência sobre piso de baixo atrito. Apresentaram uma desaceleração eficaz e sem alteração da trajetória em frenagens fortes, na entrada de curvas com o veículo em alta velocidade.

Câmbio
Qualidade de engate é boa em precisão, maciez, pega no pomo e curso da alavanca. As relações de marchas/ diferencial proporcionam uma dirigibilidade agradável no uso misto.

Motor
A performance satisfaz para essa versão com o motor 2.0, com aceleração e retomadas de velocidade satisfatórias. Na cidade, tem boa agilidade, apesar do cabeçote multiválvulas, e, na estrada, é rápido e eficiente na manutenção de uma velocidade média. O nível de ruídos de funcionamento é razoável para a arquitetura do motor.

Vedação
Boa contra água.

Nível interno de ruídos
O nível interno de ruídos e o efeito aerodinâmico são aceitáveis.

Suspensão
Merece destaque o alto nível da estabilidade. Contorna com muita precisão, e com inclinação neutra da carroceria, curvas de raios variados no limite da aderência lateral, numa velocidade bem elevada. Numa condução bem esportiva, com curvas sequenciais (de raio curto e médio) e em simulação de desvios consecutivos de cones, o veículo é prazeroso e seguro, além de rápido. O conforto de marcha perdeu bastante, em relação ao modelo antigo (com motor 1.6 e equipado com pneus da série 70 aro 14, que é imbatível no seu segmento), mas é ainda razoável.

Direção
Não tem nenhuma etiqueta na carroceria (vão interno da porta do condutor, coluna B ou tampa de acesso ao tanque de combustível) informando a pressão dos pneus. O volante tem boa pega e a coluna de direção tem regulagem angular em altura e distância, com ótimo curso. O sistema está muito bem definido e calibrado, com reações muito equilibradas e ótima sensibilidade. A relação é do tipo direta, mas com suavidade. A precisão na reta e em curvas é excelente e o conjunto apresentou nível baixo de ruídos em curvas sobre piso de paralelepípedo e terra irregular. O diâmetro de giro é bom, assim como a velocidade do efeito retorno.

Iluminação
De perfil, destaque para a linha curva do teto e as bonitas rodas
De perfil, destaque para a linha curva do teto e as bonitas rodas
O quadro de instrumentos tem iluminação permanente. Existem luzes de cortesia nos para-sois, porta-luvas e porta-malas. Não tem sensor crepuscular. A zona do teto tem uma lanterna no centro e outra na dianteira, com dois spots fixos integrados. O farol tem construção com dupla parábola, sendo eficiente no baixo e no alto, e está equipado com regulagem elétrica de altura, em função da carga transportada. Não tem faróis auxiliares de neblina, apenas lanternas traseiras.

Limpador do para-brisa
Ao esguichar quatro jatos de água no para-brisa, palhetas eficientes varrem uma área satisfatória automaticamente. No vidro traseiro, o esguicho lateral de jato único tem boa vazão e pressão, e a área varrida é boa. Dentro do vão do motor, é fácil a identificação e manuseio para reposição de água no reservatório. Não tem sensor de chuva.

Alarme
A chave de ignição é do tipo canivete, codificada, e incorpora as teclas de abrir e fechar as portas e uma específica para destravar o porta-malas. Os vidros sobem automaticamente, ao travar as portas, mas é necessário continuar pressionando a tecla. Tem proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica, dentro do habitáculo.

REGULAR

Vão do motor
Sistema de abertura do capô permanece com a chave de ignição inserida no emblema da grade dianteira, o que não é muito prático. Existem isolantes acústicos na parte interna do capô e parte do painel de fogo, com resultado apenas aceitável, em relação ao habitáculo, quando o motor está em alta rotação. O acesso à manutenção em geral é aceitável.

Altura do solo
Ocorreram leves interferências com o solo, numa condução normal, sobre estrada de terra com algumas imperfeições e no uso urbano, em saídas de garagem com desnível. Toda a zona anterior inferior do motopropulsor e agregado da suspensão dianteira têm proteção parcial por meio de chapa integral em plástico.

Estepe/ macaco
O estepe é do tipo para pequenos deslocamentos e em baixa velocidade (máximo de 80km/h). Está instalado dentro do porta-malas no assoalho. Essa solução não é prática para o uso no Brasil, devido à baixa qualidade da manutenção das estradas e em algumas ruas urbanas. O pneu/roda de uso, quando danificado, não cabe em altura, em relação ao plano superior do porta-malas, sendo necessário tirar a base de isopor que apoia o estepe original e colocá-la junto com a bagagem. A operação de troca é normal e tem auxílio de cinco prisioneiros fixos por cubo, para um melhor apoio e centralização da roda.

RUIM

Acabamento da carroceria
Tampa do porta-malas está descentralizada; as quatro portas, desniveladas, e o capô, desnivelado e descentralizado. A qualidade da pintura não é boa, por conter vários pontos com impurezas e imperfeições. O farol dianteiro direito tem folga fixa bem maior que o esquerdo, em relação ao para-choque, e está também desalinhado, em relação ao para-lama.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 328 litros, o mesmo encontrado na nossa medição com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagajito fechada.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

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