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Estado de Minas

Avaliação técnica do Punto T-Jet


postado em 28/03/2009 20:18

(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)
BOM

Acabamento da carroceria
A montagem das partes móveis (portas, capô e tampa traseira) em relação a carroceria é razoável. É ótimo o campo de visão dos retrovisores. As ponteiras do escapamento ficariam com estilo mais esportivo se fossem chanfradas. A qualidade final da pintura é boa, com ausência de impurezas, escorrimentos e com tonalidade homogênea das partes em aço e plástico. Os recobrimentos plásticos que contornam toda a carroceria, inclusive a base inferior dos para-choques, soleiras (minissaias) e curvatura dos para-lamas, estão muito bem montados.

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Altura do solo
Tem chapa em aço para motor e caixa. A altura do solo está coerente pelo efeito estético e pelo ótimo comportamento dinâmico desse veículo. O revestimento plástico na cor preta em toda a zona inferior do veículo complementa o efeito visual de mais rebaixado. Não ocorreram interferências com o solo sobre piso de asfalto liso, terra batida com boa conservação e no uso urbano em geral.

Climatização
O climatizador é automático. A vazão de ar e a angulação das aletas dos difusores do painel são boas. O tempo é razoável para climatizar o habitáculo com sensação de conforto, após meia hora sob o sol. A rumorosidade de funcionamento do conjunto e da vazão de ar é razoável. Está bem vedado. Não tem regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico para os passageiros de trás.

Freios
O pedal de freio tem boa relação e sensibilidade. Sistema ABS bem calibrado e componentes bem dimensionados, o seu comportamento dinâmico é seguro e satisfaz numa utilização severa. Não ocorreu superaquecimento e o freio de estacionamento atuou normal.

Câmbio
A alavanca de marchas tem altura esportiva, uma pega razoável, mesmo com o inibidor de ré, mas o curso poderia ser mais curto, favorecendo as trocas rápidas e reduções. A qualidade de engate é boa em precisão e maciez. E as relações de marchas/diferencial atendem bem, ajudada pelo turbo, que proporciona torque linear de 2.250 rpm a 4.500 rpm. Um câmbio de seis marchas, apesar do custo maior, com uma relação bem escalonada, daria mais prazer.
Motor com turbocompressor proporciona desempenho impecável. Já o porta-malas pequeno é um dos pontos negativos do hatch compacto(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 23/3/09)
Motor com turbocompressor proporciona desempenho impecável. Já o porta-malas pequeno é um dos pontos negativos do hatch compacto (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 23/3/09)

Motor
A potência e torque são ótimos. A aceleração é brilhante, rápida e com ótima progressividade do turbo. As retomadas de velocidade são notáveis e aceitáveis quando à baixa rotação. A rumorosidade de funcionamento é baixa e não tem opção flex, devido ao câmbio não suportar o esforço no ganho do torque máximo quando abastecido com álcool.

Vedação
Boa contra poeira e água.

Suspensão
Está bem acertada, com ótima estabilidade aliada a conforto de marcha bem satisfatório. Em frenagens fortes, na entrada de curvas, o afundamento do eixo dianteiro é contido, favorecendo a retomada da aceleração com manutenção da trajetória. Mesmo com pneus de perfil muito baixo, o conforto de marcha satisfaz bem. No limite da aderência lateral em curvas de raio curto e médio tem também ótima precisão.

Direção
Não é do tipo direta, mas tem boa relação e as cargas do sistema assistido, além de reações uniformes e boa sensibilidade. O conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre o piso irregular. A velocidade do efeito/retorno satisfaz e mantém boa estabilidade direcional. A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância.

Limpador do para-brisa
Ao esguichar seis jatos de água no para-brisa, que tem boa vazão e abertura, palhetas de qualidade varrem uma área satisfatória. No vidro traseiro, o sistema é também eficiente. É fácil a identificação e manuseio do reservatório de água instalado dentro do vão do motor.

Estepe/Macaco
O estepe, que tem a roda e pneu iguais aos de uso, está instalado dentro do porta-malas No kit de troca tem porca auto-adaptadora antifurto. A operação de troca é normal.

Alarme
Tem chave de ignição codificada com imobilizador do motor e inserido na mesma estão as teclas de travar e destravar as portas. Ao dar comando para travar as portas e mantendo a tecla pressionada, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem. Estava equipado com proteção volumétrica dentro do habitáculo, contra a invasão pela quebra dos vidros e a perimétrica das partes móveis contra abertura forçada das portas, capô e tampa traseira.

REGULAR

Vão do motor
O motor 1.4 preenche bem o vão, que é pequeno, e o acesso a manutenção é limitado a alguns componentes. A disposição é racional, tem aspecto organizado e os itens de verificação permanente têm fácil identificação e manuseio. O resultado da insonorização do vão em relação ao habitáculo é boa, mas, para essa versão esportiva, merecia e faz falta som grave de aspiração do motor, já que pelo escapamento original o som de propulsores turbo é baixo. As mangueiras, chicotes e tubulações estão bem protegidas contra interferências e tem percurso racional.

Iluminação
O farol é com defletor simples e lâmpadas halógenas. Tem auxilio de faróis de neblina embutidos no para-choque, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Tem luz de cortesia somente no porta-malas. O quadro de instrumentos, console central e interruptores nos painéis de porta têm fácil identificação noturna. No teto tem uma lanterna com duplo spot fixo junto ao retrovisor.

RUIM

Nível interno de ruídos
Apresentou vários pequenos ruídos no habitáculo quando sobre piso irregular. O efeito aerodinâmico inicia-se a 100 km/h e é crescente com a velocidade.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 280 litros e o encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada foi de 256 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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