VW Passat Comfortline 2.0 TSI - Mais bravo do que parece

Sedã passa a impressão de ser comportado, mas motor turbo e câmbio Tiptronic de seis marchas proporcionam desempenho esportivo. Visibilidade traseira é ponto negativo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/04/2009 13:16 Enio Greco /Estado de Minas
Assim como outros modelos da marca, lanternas traseiras têm elementos circulares e, junto com os frisos cromados, dão um toque de elegância ao sedã - Assim como outros modelos da marca, lanternas traseiras têm elementos circulares e, junto com os frisos cromados, dão um toque de elegância ao sedã
Quando ele passa, ninguém imagina que, por debaixo daquela carroceria comportada, existe muita sofisticação e um conjunto mecânico que garante uma performance verdadeiramente esportiva. O detalhe que "entrega" o VW Passat Comfortline 2.0 é a sigla TSI na traseira, que revela o motor turbo. Mas o peso do pé do motorista no acelerador vai definir o consumo de combustível, que pode ser elevado. O modelo tem preço competitivo no segmento de sedãs de luxo e uma ampla lista de equipamentos de série.

Veja mais fotos do Passat!

Estilo
O VW Passat é um sedã com desenho discreto, que segue os padrões da marca alemã, com linhas robustas. Na frente, os vincos do capô acompanham o desenho da grade em V, com moldura cromada, que se estende até a parte inferior do para-choque. Os faróis, com duplo defletor, são direcionais e iluminam as laterais toda vez que o motorista faz uma conversão, proporcionando mais segurança. Visto de lado, o Passat tem linha de cintura elevada e superfícies mais limpas, com frisos cromados. Os retrovisores externos têm luzes de seta incorporadas. A traseira é mais alta, comprometendo a visibilidade, com lanternas de elementos circulares - característica da marca - invadindo a tampa do porta-malas, que tem a opção de abertura no símbolo VW. Os detalhes externos que revelam o lado esportivo do sedã são a sigla TSI e as grandes rodas de aro 17 polegadas, calçadas com pneus de perfil baixo.



Acabamento
Por dentro, o Passat Comfortline se revela um automóvel sofisticado, sem dever nada a similares de marcas superiores. O acabamento interno é de luxo, com material emborrachado na parte superior do painel, que tem ainda detalhes em aço escovado. A unidade testada tem revestimento interno em couro bege, que transmite certa sofisticação, mas não é muito prático, pois suja facilmente. O painel tem instrumentos em fundo preto, com iluminação nas cores azul e vermelho, de fácil visualização. O volante pode ser ajustado em altura e distância e ainda conta com comandos para o som, controlador de velocidade (piloto automático) e acesso ao computador de bordo.
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 25/3/09

Espaço
O sedã tem espaço generoso para quem vai na frente, onde os bancos contam com todos os tipos de ajustes elétricos, favorecendo o melhor posicionamento e a ergonomia. Se for da vontade e necessidade dos ocupantes, tem até aquecimento do assento. Um exagero para um país tropical. Já no banco traseiro, o espaço atende de forma confortável somente dois passageiros, pois, no centro, o túnel do assoalho rouba espaço para as pernas. Há apoios de cabeça e cintos de três pontos retráteis para todos os ocupantes, além de airbags duplo frontal, laterais e de cortina. O porta-malas é amplo e tem boa capacidade.

Passat X Concorrentes


Modelo Preço (R$)
VW Passat 2.0 TSI básico 116.080
VW Passat 2.0 TSI completo 131.095
Ford Fusion SEL 2.3 16V 83.620
Honda Accord LX 2.0 93.370

Performance
Mas o Passat não é só sofisticação e luxo. O sedã tem conjunto mecânico muito eficiente, que garante performance esportiva com total segurança. O motor é um quatro cilindros turbo, com muito torque e potência, que garantem respostas rápidas acima de 1.500 rpm. Abaixo disso, ele demora alguns poucos segundos para reagir. O turbo entra em ação de forma suave, sem coices, mas garante um rendimento impressionante. Se o motorista entusiasma ao pisar no pedal do acelerador, o ponteiro do velocímetro alcança números maiores rapidamente. Na mesma proporção, vai o consumo de combustível, que, na cidade, girou em torno de 5 km/l, e na estrada, 8,5 km/l.

Tecnologia
O câmbio automático de seis velocidades tem a opção de trocas manuais e conta ainda com modo esportivo e a tecla Auto Hold, que não deixa o carro voltar em arrancadas em subidas. As trocas de marchas ocorrem de forma suave, sem trancos, e as relações de transmissão garantem o melhor aproveitamento da força do motor. O carro conta ainda com controle eletrônico de estabilidade, proporcionando a distribuição de torque de forma eficiente. As suspensões garantem total segurança em curvas, com pouca inclinação da carroceria, e ainda proporcionam um rodar confortável, filtrando bem as imperfeições do solo. Para segurar a fera depois da aceleração, há um sistema de freio impecável, com quatro discos grandes, ABS e EBD. A direção foi bem calibrada e tem bom diâmetro de giro, tornando fáceis as manobras.

Veja a avaliação técnica, os equipamentos de série, os opcionais e a ficha técnica do Passat no Veja Também, no canto superior direito desta página!

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação