Publicidade

Estado de Minas

Com sede de velocidade - Avaliação técnica do Passat 2.0 TSI

VW Passat 2.0 turbo tem acabamento requintado e muita tecnologia embarcada, aumentando o prazer de dirigir. Mas, se o motorista pisar fundo no acelerador, consumo assusta


postado em 15/04/2009 13:21

(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 25/3/09)
(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 25/3/09)
Com estilo discreto, Volkswagen Passat 2.0 turbo impressiona pelo desempenho esportivo, proporcionado pelo eficiente conjunto mecânico. Suspensões garantem boa estabilidade sem comprometer o conforto. Mas espaço no banco de trás atende somente a duas pessoas e a visibilidade traseira é ponto fraco.

Veja mais fotos do Passat!

BOM

Suspensão
Os pneus homologados são da série 45, que proporcionam baixo conforto, além de serem muito vulneráveis a buracos e terem alto custo de reposição. Porém, contribuem efetivamente para um alto handling. A estabilidade é muito boa e conta com auxilio do controle eletrônico, que atuou com eficiência no limite da aderência lateral. O conforto de marcha é aceitável, em função da motorização e pela alta performance deste automóvel, apesar da transferência das imperfeições do solo para dentro ser evidente quando se trafega sobre pisos irregulares.

Direção
O sistema tem assistência eletromecânica, com boa definição das cargas, proporcionando baixíssimo esforço em manobras de garagem e estacionamento, sendo firme e segura em velocidades mais elevadas na estrada. A precisão na reta e em curvas é muito boa, assim como a sensibilidade e reações. A velocidade do efeito-retorno é aceitável, e o diâmetro de giro, razoável, apesar das medidas do conjunto roda/pneu.

Iluminação
O grupo óptico dianteiro é excelente, com xenônio no baixo e no alto e regulagem automática de altura em função da carga transportada, além de esguichos para lavar as lentes. Tem também facho autodirecional, em função do grau de esterçamento da direção. E em curvas de raio curto e manobras de garagem, entra em funcionamento um farol extra, instalado nas laterais do pára-choque, ampliando bem o campo de visão, tornando-o muito eficiente e prático. É equipado com luz de cortesia no porta-malas, base inferior dos retrovisores externos, porta-luvas e para-sóis. Os faróis de neblina estão embutidos no pára-choque e a iluminação do habitáculo na zona do teto é eficiente e bem distribuída.

Estepe/macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas e tem roda e pneu iguais aos de uso. O kit de troca está instalado ao lado, embaixo da tampa plástica. Tem porca autoadaptadora antifurto e, para se ter acesso aos parafusos da roda, é necessário retirar o acabamento plástico. A operação de troca é normal.

Limpador de para-brisa
A área de varredura é muito boa, assim como a qualidade dos esguichos e as palhetas. É fácil a reposição de água no reservatório dentro do vão do motor.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Phillips.

Alarme
A chave de ignição é codificada e tem proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo. O sistema antiesmagamento funcionou bem.

Vão do motor
O acesso a manutenção é razoável; a sistematização dos vários componentes, bem feita; e o aspecto, organizado e limpo. O resultado da insonorização do vão, em relação ao habitáculo, é boa. O capô é sustentado, quando aberto, por amortecedores.

Altura do solo
Não ocorreram interferências com o solo em uma utilização normal do veículo, tanto na cidade quanto na estrada. Toda zona inferior do motopropulsor e agregado da suspensão dianteira têm proteção por chapa em aço de boa espessura.

Climatização
O sistema é o Climatronic automático digital, com regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro. Para os passageiros de trás, existe difusor de ar específico no final do console central, com vazão razoável. Apresentou bom funcionamento e está bem vedado contra admissão de gases/ fumaça do externo.

Freios
Estão muito bem calibrados e dimensionados para a massa do veículo e performance do motor. O freio de estacionamento é do tipo eletrônico, com tecla de acionamento instalada no painel. O pedal de freio tem ótima sensibilidade, sem ser imediato demais, e suas reações são bem balanceadas nos dois eixos. O ABS tem ótima calibragem e atuou de forma eficiente. Não apresentou superaquecimento depois de uso mais constante em longa descida sinuosa. Em alta velocidade, é boa a desaceleração, em relação ao espaço percorrido, até a imobilização.

Câmbio
É automático de seis marchas e tem a opção Tiptronic, mas as trocas manuais, numa condução mais esportiva, ocorrem automaticamente quando o motor atinge a rotação máxima permitida pelo câmbio. As relações de marchas/diferencial atendem bem a dirigibilidade no uso cidade/estrada. As trocas são suaves e a resposta em kick-down é boa. Existe a opção de condução no modo esportivo, com o posicionamento da alavanca seletora na letra S. O quadro de instrumentos tem display informando o modo e a marcha selecionada.

Motor
A performance é brilhante e notável. A aceleração é vigorosa, rápida e com ótima progressividade do turbo e sem trancos. As retomadas de velocidade são excelentes e a perda de rendimento, com o veículo carregado e ar-condicionado ligado, é desprezível. O nível de ruídos de funcionamento é aceitável e proporciona uma dirigibilidade muito prazerosa e segura no uso misto.

Vedação
Boa contra água e poeira.

REGULAR

Nível interno de ruídos
Não tem um habitáculo silencioso. São vários os pequenos ruídos quando se trafega sobre pisos irregulares. O efeito aerodinâmico é contido, mesmo em alta velocidade.

RUIM

Acabamento da carroceria
A tampa do porta-malas e o capô estão descentralizados. A porta dianteira direita está desnivelada, mas as outras têm montagem razoável. A qualidade final da pintura não é boa por conter alguns pontos com impurezas e imperfeições.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 565 litros e o encontrado foi de 520 litros, usando somente o plano superior do porta-malas e porta-trecos laterais.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade