Todas as cartas do utilitário coreano - Avaliação técnica do Sportage

O Kia Sportage, equipado com motor 2.0 e câmbio automático de quatro marchas, tem desempenho satisfatório. Confira os detalhes do modelo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/05/2009 07:10 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 21/4/09
BOM

Altura do solo
Não tem proteção por chapa em aço para a zona
inferior do motor e câmbio, e sim um prolongamento plástico acoplado na base inferior do para-choque, com comprimento e espessura limitados. Não ocorreram interferências com o solo no uso normal sobre estrada de terra batida com algumas imperfeições e no uso misto (rodovia asfaltada/cidade). Os ângulos de ataque e saída satisfazem para uma utilização leve (veículo sem opcional 4x4).

Veja mais fotos do Kia Sportage!

Climatização
É automático digital. Apresentou bom funcionamento, com boa vazão de ar e angulação dos quatro difusores frontais do painel. O nível de ruídos de funcionamento na máxima velocidade é satisfatória. Não tem opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico para os passageiros de trás. Não ocorreu entrada de gases/fumaça do externo quando com somente recírculo interno de ar.

Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade e o ABS está bem calibrado para o uso misto (asfalto/terra). O freio de estacionamento está instalado entre os bancos dianteiros e atuou normal. Apresentaram bom comportamento dinâmico, com reações uniformes nos dois eixos, boa desaceleração e resistência térmica satisfatória depois de uso mais severo, em longa descida sinuosa.

Câmbio
É automático, com quatro marchas, e tem opção de uso manual sequencial por meio de toques na própria alavanca principal. No quadro de instrumentos tem display informando o modo e marcha selecionados. Tem tração 4x2 (4x4 opcional). As relações de marchas/diferencial atendem razoavelmente a dinâmica do automóvel e as respostas em kick-down são aceitáveis.

Motor
A performance, em função de estar acoplado a um câmbio automático de quatro velocidades, de ter torque máximo em alta rotação e do peso do veículo, é razoável, mas sem brilho dinâmico. As retomadas de velocidade e aceleração são normais e aceitáveis para a proposta dessa versão. O nível de ruídos de funcionamento é compatível para um cabeçote com arquitetura de quatro válvulas por cilindro.
Propulsor quatro cilindros é ruidoso em altas rotações. Porta-malas não é dos maiores, mas tem boa capacidade - Propulsor quatro cilindros é ruidoso em altas rotações. Porta-malas não é dos maiores, mas tem boa capacidade

Vedação
Boa contra poeira e água.

Direção
A coluna de direção tem regulagem angular somente em altura, com curso satisfatório. O sistema é assistido hidraulicamente e está bem definido, com cargas bem elaboradas para o uso na estrada, onde é firme e tem boa sensibilidade, com reações uniformes; e, na cidade, com boa leveza e conforto em manobras de estacionamento/garagem. A precisão na reta e em curvas é muito boa e é baixo o nível de ruídos em curvas (terra e paralelepípedo), numa utilização severa do conjunto. A velocidade do efeito-retorno é boa, assim como o diâmetro de giro.

Limpador do para-brisa
Os esguichos no para-brisa (seis jatos) têm boa vazão e pressão, assim como o do vidro traseiro (dois jatos). Quando acionados, ativam automaticamente palhetas de boa qualidade, que varrem uma área satisfatória. É fácil a identificação e acesso ao reservatório de água instalado dentro do vão do motor.

Estepe/macaco
O estepe, que está instalado dentro do porta-malas, no fundo do assoalho, tem roda e pneu iguais aos de uso. O kit de troca está ao seu lado. A operação de troca é normal, com pontos de encaixe do macaco nas soleiras, e são cinco os prisioneiros fixos por cubo, que facilitam na centragem e apoio do conjunto roda/ pneu.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Philips.

REGULAR

Acabamento da carroceria
As portas dianteiras e a traseira esquerda estão desniveladas. O capô tem montagem razoável (centralização e nivelamento), assim como a tampa traseira e o vidro basculante. A qualidade final da pintura é boa e tem tonalidade homogênea nas partes em aço e em plástico. A montagem das molduras plásticas que envolvem os para-lamas está bem-feita, menos na extremidade do lado direito, que estava se soltando.

Vão do motor

O isolamento acústico do vão (somente parte do painel do fogo), em relação ao habitáculo, tem resultado discreto, sendo que, em alta rotação do motor, é notória a transferência de ruídos. O acesso à manutenção é bom, apesar de o motopropulsor ser montado transversalmente e estar em um ponto mais baixo em relação ao painel dianteiro. Os componentes têm boa sistematização e os itens de verificação permanente, fácil identificação.

Suspensão
O conforto de marcha é aceitável no uso misto em geral, mas, conforme o tipo de imperfeições do solo, incomoda aos  ocupantes o nível das transferências. A estabilidade é normal numa condução usual do veículo, com boa precisão em curvas e inclinação moderada da carroceria. Em velocidade mais elevada, em asfalto liso e seco, tende a sair de frente em curvas de raio curto e médio, feitas no limite da aderência lateral, mas com fácil correção. Em curvas com imperfeições, do tipo terra com costelas e asfalto ondulado e remendado, perde em estabilidade direcional, principalmente por meio da suspensão traseira. As suspensões apresentaram-se um pouco barulhentas quando sobre piso irregular.

Iluminação
Os faróis dianteiros apresentaram infiltração de água na zona da seta/farolete, deixando a lente úmida. Tem luz de cortesia somente no porta-malas, e, na zona do teto, há uma lanterna no centro e dois spots fixos para condutor e passageiro da frente, junto ao retrovisor. Os faróis têm eficiência normal (refletor único) no baixo e no alto e contam com o auxílio de faróis de neblina, embutidos no para-choque, mas peca por não ter regulagem elétrica de altura em função da carga transportada.

Alarme
Tem proteção perimétrica contra abertura forçada das partes
móveis, mas não tem a volumétrica, contra invasão do habitáculo, através da quebra dos vidros. A chave de ignição codificada não é de série.

RUIM


Nível interno de ruídos
Ao trafegar sobre pisos irregulares surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é baixo até 100 km/h.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 667,4 litros, sendo o encontrado na nossa medição 382 litros, com o banco traseiro na posição normal e com a cortina superior esticada.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação