BOM
Vão do motor
O acesso à manutenção em geral é razoável. Isolamento acústico do vão tem resultado satisfatório e os itens de verificação permanente têm fácil identificação e acesso, inclusive o da vareta de indicação do nível do óleo do motor, apesar de ter informação no display do quadro de instrumentos quando se dá partida.
Altura do solo
Não ocorreram interferências com o solo no percurso misto (cidade/estrada). Por prevenção, tem chapa em aço, englobando toda a zona do conjunto motopropulsor.

Climatização
Apresentou bom funcionamento, com boa vazão de ar pelos difusores frontais do painel, que tem também boa angulação das aletas direcionais. O sistema está bem vedado e ruído de funcionamento não incomoda.
Freios
Pedal de freio tem boa sensibilidade e relação. O comportamento dinâmico foi eficiente, com reações equivalentes nos dois eixos, boa desaceleração, com manutenção da trajetória sem superaquecimento. O ABS está bem calibrado e atuou com eficiência e precisão. O freio de estacionamento sustenta sozinho o veículo em subidas e descidas.
Câmbio
As relações de marchas/diferencial atendem bem a dinâmica do veículo no uso misto, em função do peso e rendimento do motor, com bom escalonamento e pouca trocas, mesmo numa topografia acidentada. A qualidade de engate é boa, em precisão, e o curso da alavanca é normal. O esforço de acionamento da embreagem é satisfatório, assim como a sua progressividade e resistência térmica.
Motor
Proporciona dirigibilidade agradável e segura para a cilindrada, arquitetura do cabeçote e peso do veículo, tanto na cidade como na estrada. As retomadas de velocidade e aceleração agradam, e ainda satisfaz quando se faz uso do ar-condicionado e com o veículo carregado. O sistema flex funcionou bem.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Suspensão
Relação entre estabilidade e conforto está bem definida, com um bom acerto e calibragem dos componentes das suspensões. Proporcionam boa estabilidade, possibilitando o contorno de curvas de raios variados em velocidade elevada com inclinação moderada da carroceria. O conforto de marcha é bom, mesmo com pneus de perfil 55.
Direção
Coluna de direção tem regulagem em altura e o volante, boa pega. Apresentou boa precisão na reta e em curvas, e é baixo o nível de ruídos em curvas sobre piso de calçamento e terra irregular. As cargas do sistema assistido atendem bem no uso na estrada, com boa sensibilidade e firmeza, mas na cidade poderia ser um pouco mais leve. O diâmetro de giro em manobras de estacionamento é bom, e a velocidade do efeito/retorno, satisfaz.
Alarme
A chave de ignição é codificada e tem sistema de proteção perimétrica das partes móveis
REGULAR
Iluminação
O farol é eficiente no baixo e no alto, mas não tem regulagem elétrica de altura do facho em função da carga transportada. Há luz de cortesia somente no porta-malas e na zona do teto tem plafonier junto ao retrovisor, com uma lanterna pequena, conjugada com spot móvel, sendo discreto o resultado em iluminação no habitáculo. O quadro de instrumentos e console central têm fácil identificação noturna.
Limpador do para-brisa
A palheta do lado do condutor, que tem projeto novo de construção, não apoia/limpa corretamente na curvatura do para-brisa, junto à coluna A, deixando uma zona suja, que atrapalha o campo de visão. Ao esguichar quatro jatos d'água, com boa vazão e pressão no para-brisa, o sistema de limpeza atua automaticamente. É fácil a identificação e manuseio do reservatório, para reposição de água dentro do vão do motor.
Estepe/macaco
O estepe está instado dentro do porta-malas, no fundo do assoalho, com roda em aço e pneu igual aos de uso. Está posicionado bem atrás do banco traseiro, em cima do eixo, o que, em caso de troca, exige a retirada de toda a bagagem que está no fundo do porta-malas. Ao usar a roda em aço (estepe), é necessário fixá-la no cubo com jogo de parafusos específicos, que acompanham o kit. A operação de troca é normal.
RUIM
Acabamento da carroceria
A qualidade do acabamento final da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com impurezas e manchas no verniz. As quatro portas estão desniveladas e a tampa do porta-malas, descentralizada. As extremidades superiores dos para-choques (dianteiro e traseiro) apresentam desnivelamento na união com os para-lamas. Os recobrimentos plásticos (adesivos decorativos), fixos na colunas B, não têm continuidade na sua curvatura superior, no quadro das portas dianteiras, deixando pintura aparente, além de ter locais com deformação e enrugamento. O capô está descentralizado em relação aos para-lamas e faróis.
Nível interno de ruído
O efeito aerodinâmico inicia-se a apenas 90 km/h, é crescente com a velocidade e incomoda. Os ruídos no habitáculo são vários, quando se trafega sobre piso de paralelepípedo, asfalto em má conservação e terra com costelas
EXTRA
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 506 litros, sendo encontrados 526 litros, mesmo prejudicado pelo mecanismo de sustentação do porta-malas com curvatura, que invade as laterais do vão, e o local do kit de troca.
SYMBOL 1.6 8V
BOM
Suspensão
É significativo o ganho em conforto de marcha em relação à versão com motor 1.6 16V, que já é bom. Merece destaque a qualidade de contato com o solo (asfalto, terra e paralelepípedo) pelas suspensões e pneus, com transferência mínima das imperfeições do solo para dentro, proporcionando muito conforto aos ocupantes. A estabilidade é também muito boa, trazendo segurança, com precisão em curvas de raios variados, e pouca inclinação da carroceria em velocidade elevada.
Câmbio
As relações de marchas/diferencial estão muito bem definidas, tornando a dirigibilidade prazerosa, com pouquíssimas trocas (no uso urbano e em estradas), além de boa qualidade de engate em precisão, curso da alavanca, pega no pomo, baixo ruído e movimentação do trambulador.
REGULAR
Motor
Com cabeçote de oito válvulas, atua numa rotação (2.850 rpm) muito favorável para o uso misto. Proporciona excelente dirigibilidade, sendo ágil e dinâmico na cidade, e na estrada mantém boa velocidade de cruzeiro com segurança. As retomadas de velocidade e aceleração merecem destaque para a cilindrada, em função do peso do veículo, mesmo usando o ar-condicionado. Apresentou nível de ruídos de funcionamento elevado, pela aspereza transferida. O comportamento dinâmico é muito bom. Pela manhã, com somente álcool no tanque, apresentou partida a frio imediata, com marcha lenta linear e aceleração limpa.
Direção
Apresentou pequena perda de precisão na reta, com o veículo em velocidade mais alta, quando também ocorre pequeno retardo de resposta inicial, passando a quase imediato. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito/retorno são bons.
(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.