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Estado de Minas

Revirado pelo avesso - Avaliação técnica do Tiida flex

Hatch da Nissan mostra suas qualidades e problemas no rigoroso teste técnico


postado em 27/05/2009 18:19

Rodas de liga leve de aro 15. Grande distância entre-eixos garante bom espaço interno(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 18/5/09)
Rodas de liga leve de aro 15. Grande distância entre-eixos garante bom espaço interno (foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 18/5/09)
BOM

Climatização
É automático digital. A vazão de ar pelos difusores do painel é boa, bem distribuída e com rumorosidade de funcionamento satisfatória. Não tem saídas especificas para os passageiros de trás, nem opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Apresentou um bom funcionamento e está bem vedado.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto, com reações equilibradas nos dois eixos, e o pedal de freio tem boa sensibilidade. O ABS está bem calibrado e, depois de uso constante em longa descida sinuosa, não apresentou superaquecimento com perda de eficiência frenante. Em frenagens de emergência, o espaço percorrido até a imobilização é coerente com a velocidade e com manutenção da trajetória imposta. O freio de estacionamento atuou normal.

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Câmbio
É automático, tem quatro marchas com over drive. No quadro de instrumentos há display informando a marcha selecionada. As relações de marchas/diferencial atendem bem à curva do motor e peso do automóvel. Não tem opção de uso sport e para piso de baixo atrito. Em situação de kick-down, a reprogramação eletrônica é eficiente e imediata.

Motor
O sistema flex funcionou bem, com boa partida a frio quando com somente álcool no tanque, marcha lenta linear e boa progressividade na aceleração, mesmo com motor frio. Não existe diferença do rendimento quando se usa somente gasolina ou álcool. A perda de desempenho com carga e ar-condicionado ligado é aceitável. A rumorosidade de funcionamento é baixa.
Faltam apoio de cabeça e cinto de três pontos retrátil para passageiro do meio. Motor 1.8 agora é flex. Tanquinho de partida a frio fica entre o para-brisa e o capô
Faltam apoio de cabeça e cinto de três pontos retrátil para passageiro do meio. Motor 1.8 agora é flex. Tanquinho de partida a frio fica entre o para-brisa e o capô

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
A coluna de direção tem ajuste manual em altura, com bom curso. A assistência é elétrica, o que proporciona um esforço muito baixo em manobras de garagem e estacionamento, sendo segura e com boa sensibilidade no uso na estrada. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno satisfazem. A precisão na reta e em curvas agrada bem e apresentou baixa rumorosidade do conjunto em curvas sobre piso de paralelepípedo e terra com costelas.

Estepe/macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas. Tem a roda em aço, mas o pneu é igual aos de uso. A operação de troca é normal e é facilitada por ter quatro prisioneiros fixos por cubo para melhor apoio e centragem da roda. Os pontos de apoio do macaco estão bem identificados nas soleiras.

Limpador de pAra-brisa
Ao esguichar quatro jatos de água no para-brisa pelos eficientes esguichos, palhetas de boa qualidade varrem automaticamente área satisfatória. No vidro traseiro o esguicho é único, de cima para baixo, tem boa vazão, e a área limpa satisfaz. É fácil a reposição d'água no reservatório dentro, do vão do motor.

REGULAR

Vão do motor
O isolante acústico parcial do capô foi suprimido, permanecendo somente o do painel de fogo, que é mal fixado, sendo a insonorização aceitável em rotação elevada. O motor preenche todo o vão, que é pequeno, e invade a zona abaixo do painel de fogo, limitando bem o acesso à manutenção de vários componentes. Os itens de verificação constante têm fácil identificação. A solução para o reservatório de gasolina para partida a frio (0,5 litro) não é prática, pois está instalado dentro da ossatura plástica do painel de fogo e o seu acesso é por fora. Tem cobertura plástica junto ao pára-brisa e abaixo dela está a tampa especifica do gargalo do reservatório, que é aberta pela chave de ignição. Ao redor do gargalo está a bandeja emborrachada, que tem dois furos de vazão em alturas diferentes (o mais baixo tem mangueira conectada) para drenar a gasolina para o solo, que pode transbordar no abastecimento. Se derramar, poderá deixar um forte cheiro de gasolina junto à caixa de ar, além de respingar na pintura do capô e para-lama ao retirar o bico da mangueira do reservatório.

Altura do solo
Não tem chapa em aço para proteger a zona inferior do motopropulsor, tendo apenas um pequeno prolongamento plástico do para-choque, de baixa resistência. Com o condutor, raspa a frente em saídas de garagem com desnível, e com carga útil de 400 kg toca, também, a zona central do chassi em estrada de terra com algumas imperfeições e ao transpor quebra-molas salientes de perfil curto.

Suspensão
O conforto de marcha é um pouco limitado e merecia uma melhor calibragem dos componentes das suspensões, pois é significativa a transferência para dentro das imperfeições do solo em piso de asfalto irregular/remendado, terra com costelas e paralelepípedo. A estabilidade é boa em curvas de raios variados e com pouca inclinação da carroceria.

Iluminação
O farol tem eficiência normal no baixo e no alto, não há regulagem elétrica em altura em função da carga transportada e faróis de neblina estão embutidos no para-choque. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente, com luzes de cortesia no porta-malas, porta-luvas e para-sóis. Na zona do teto tem duas luzes de leitura para condutor e passageiro e uma lanterna no centro do teto com resultado aceitável em iluminação.

Alarme
Tem chave de ignição codificada com imobilizador do motor e proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem proteção volumétrica contra invasão pela quebra dos vidros.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com imperfeições. As quatro portas estão desniveladas, o capô tem boa montagem e a tampa traseira está descentralizada.

Nível interno de ruídos
O habitáculo não é silencioso, com vários pequenos ruídos, e o efeito aerodinâmico é contido até 100 km/h, sendo crescente com a velocidade.

EXTRA

Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 289 litros, o mesmo encontrado na nossa medição com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

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