Publicidade

Estado de Minas

Peugeot 207 Passion X Renault Symbol X VW Voyage - Malas novas

Comparamos três sedãs compactos mais recentes no mercado nacional, que têm em comum motorização 1.6


postado em 03/06/2009 17:42

VW Voyage ficou anos fora do mercado e voltou com o Novo Gol, do qual é derivado(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press)
VW Voyage ficou anos fora do mercado e voltou com o Novo Gol, do qual é derivado (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press)
A carroceria preferida do brasileiro é a três volumes. Se os sedãs são os preferidos, haja vista a quantidade deles no mercado, são também os menos práticos. A abertura limitada do porta-malas deixa de fora os objetos maiores, como monitor de 14 polegadas dentro da caixa. Ainda assim, o poder de sedução desse tipo de carroceria é comprovado nas ruas. Monovolumes e peruas, que são tipos de carroceria mais práticos em espaço para bagagem, não desfrutam do mesmo sucesso.

Os sedãs confrontados são os mais recentes lançamentos no mercado nacional, Voyage no fim do ano passado, Passion no início do ano e Symbol há um mês. Têm em comum a motorização 1.6, sendo que Passion tem apenas cabeçote de 16 válvulas, o Voyage, de oito e o Symbol, as duas opções e o porta-malas enorme.

Espaço interno
Se os porta-malas são grandes, os habitáculos dos três modelos são acanhados e apenas dois adultos se acomodam com conforto no banco traseiro porque o trio é derivado de hatches compactos. O forte não é o espaço interno pelas dimensões dos veículos. O Passion é derivado do 206, chamado no Brasil de 207, o Voyage do Gol e o Symbol é o Clio Sedan com outra carroceria, permanecendo inalteradas as medidas.
Passion 2 x Symbol 2 x Voyage 2

Porta-malas
O do Symbol é o maior e também o mais profundo, o que exige dependurar-se na tampa para pegar objetos que estejam no fundo. O Voyage tem um pouco menos de capacidade e o do Passion é o menor.
Passion 3 x Symbol 4 x Voyage 4

Veja fotos do Volkswagen Voyage!!
Veja fotos do Renault Symbol!
Veja fotos do Peugeot 207 Passion!

Câmbio
Os engates do câmbio são melhores no Voyage e no Passion. O do Symbol é mais pesado. Mas os três são precisos. As relações de transmissão estão bem acertadas nos três.
Passion 3 x Symbol 2 x Voyage 3

Suspensão
Os três sistemas estão bem definidos e a melhor relação entre conforto e estabilidade é do Renault. O Volkswagen tem bom acerto, sendo um pouco seca, e a do Passion é prejudicada com carga máxima, quando ocorre um pouco de rumorosidade.
Passion 3 x Symbol 4 x Voyage 4

Motor/desempenho
O Voyage é o único com cabeçote de oito válvulas, o que limita o desempenho em alta rotação e favorece em baixa. O Passion tem motor com 16 válvulas, sendo muito elástico. E o Symbol é o único que tem as duas opções. O motor Renault 1.6 tem funcionamento bastante áspero, principalmente na versão com oito válvulas, mas é eficiente com qualquer tipo de cabeçote e o mais potente. O Passion tem a maior velocidade final.
Passion 4 x Symbol 4 x Voyage 3

Estilo
A questão é subjetiva, mas a roupa nova do Symbol caiu muito bem e o carro atrai olhares aonde passa. O Voyage é o menos ousado, conforme filosofia germânica. O Passion é outro que conquista pelas linhas da carroceria, principalmente a traseira.
Passion 3 x Symbol 3 x Voyage 3
Peugeot 207 Passion tem as linhas mais harmônicas, com ênfase no conjunto traseiro. Já o Renault Symbol é o mais comprido e tem o porta-malas com a maior capacidade de carga(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press)
Peugeot 207 Passion tem as linhas mais harmônicas, com ênfase no conjunto traseiro. Já o Renault Symbol é o mais comprido e tem o porta-malas com a maior capacidade de carga (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press)

Ergonomia
Não é o ponto forte dos sedãs compactos. O menos ruim é o Peugeot. Os outros pecam mais em detalhes básicos. Veja quadro de avaliação na página 4.
Passion 3 x Symbol 2 x Voyage 2

Conforto/tecnologia
O Voyage tem Bluetooth, entrada USB e SD-Card. É o único que não tem ar-condicionado digital com controle de temperatura, mas comandos de áudio estão no volante. O Passion se destaca também pelos sensores de chuva e crepuscular (farol). O Symbol é o mais simples.
Passion 3 x Symbol 2 x Voyage 3

Consumo
Dados de fabricantes dificilmente são reproduzidos no uso diário. Nenhum dos três são frequentadores assíduos de postos. O consumo é compatível com a cilindrada. Há quem diga que motor flex consome muito, mas é importante ressaltar que se o carro consumir 9 km/l com gasolina na cidade está ótimo. E com álcool esse valor cai para 6,3 km/l, o que dá no mesmo, porque o combustível derivado da cana tem menor poder energético. Por isso, o consumo é 30% maior em relação à gasolina.
Passion 3 x Symbol 3 x Voyage 3

Acabamento
O Passion tem o mesmo interior do 206 reestilizado e impressiona pelo cuidado na montagem e material do painel. O Voyage continua com o plástico duro e sem graça no interior assim como o Symbol.
Passion 3 x Symbol 2 x Voyage 2

Segurança
O passageiro do assento central traseiro não dispõe de cinto de segurança de três pontos e tampouco de apoio de cabeça. Essa postura dos fabricantes é, no mínimo, intrigante, pois o carro está homologado para cinco ocupantes. O Passion é o único que não dispõe de ABS e airbag na lista de opcionais da versão com câmbio manual. Para se ter o ABS, só comprando versão automática. O ABS do Symbol foi mais eficiente do que o do Voyage.
Passion 1 x Symbol 2 x Voyage 2

Resultado

Passion 31 x Voyage 31 x Symbol 30

Veja a lista de equipamentos de série, os opcionais e a ficha técnica dos três sedãs no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Notas:
1 - ruim
2 - regular
3 - bom
4 - muito bom
5 - ótimo

Aproveite também e leia o inusitado comparativo feito pelo editor Boris Feldman, entre dois Voyages, sendo um de 2009 e outro de 1985. Vale a pena conferir!

Duelo de gerações - Voyage 1985 x Voyage 2009
Veja fotos do duelode Voyages!

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade