
Vrum na TV: assista ao testo do Palio Economy


Carroceria
O Fire tem a carroceria da terceira geração do Palio, que muita gente acha mais bonita que a atual (a quarta). Destaque para os faróis de duplo refletor, a moda da grade dianteira na cor da carroceria, tomada de ar inferior com grade protetora (importante para evitar que o radiador seja atingido por uma pedra ou pequeno objeto), calotas que imitam rodas de liga (de bom gosto), terceira luz de freio (no alto do vidro), emblema Economy na tampa traseira e os "olhos de gato", na parte de baixo do para-choque traseiro. Modelo avaliado estava equipado com kit Celebration, que, externamente, inclui lavador/limpador do vidro traseiro, antena, minissaias laterais, frisos do teto na cor da carroceria e adesivos "Celebration" nos para-lamas dianteiros.
Por dentro
Internamente, o Palio Fire ainda é mais antigo, pois o painel é o da segunda geração, exceto o quadro de instrumentos, que foi mudado para acomodar os novos mostradores. O acabamento interno, que mistura a cor preta com cinza escuro (no painel central e no quadro de instrumentos), é condizente com uma versão bem básica, pois usa plásticos de qualidade inferior, mas que deveriam ser melhor encaixados, principalmente no painel. Outro ponto negativo são as regulagens dos encostos dos bancos dianteiros, por meio pequenas alavancas (a mesma do Mille). Eles são difíceis de manipular e dificultam a tarefa na hora de encontrar a posição desejada. A regulagem contínua é bem melhor.
Econômetro
Fôlego
O motor no Palio Fire Economy é o mesmo 1.0 que equipa o Siena e, com mais potência (8 cv a mais com gasolina e 9 cv com álcool) e torque que o anterior, melhorou sensivelmente o desempenho do carro, principalmente em subidas, arrancadas e ultrapassagens. Para ganhar mais fôlego e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo, o motor passou por um processo de melhoria, que incluiu aumento da taxa de compressão (de 11,65:1 para 12,15:1), adoção de acelerador eletrônico e de novos coletores de aspiração de descarga, pistãos, válvulas de aspiração e comando de válvulas. A central da injeção eletrônica também foi remapeada.
Opinião de quem tem
"Estou satisfeito com o consumo do carro. Usando álcool, na cidade está dando 8 km/l e na estrada 13,5 km/l. Com gasolina a média é de 11 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. O carro está com quase 4.500 quilômetros rodados. Na cidade acho melhor usar gasolina e na estrada álcool. Mesmo assim, quando você estica as marchas na estrada, o consumo de álcool cai de 13 para 10. Procuro sempre seguir o ponteiro do econômetro" - Gleisson Silva Ribeiro, empresário.
"Meu carro está com 7,8 mil quilômetros rodados e o consumo com álcool é de 7,5 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Ando basicamente com o carro vazio e procuro sempre seguir o econômetro. Reparei que em subidas é impossível manter o marcador na área verde (a mais econômica), e o que não falta aqui em Minas Gerais é morro. Outra coisa, se você quiser esticar o carro, pode esquecer a economia" - Guilherme Fernando Silva Jorge, piloto de avião.
"Só uso o carro na cidade e com o ar-condicionado ligado. Ele está com 2,7 mil quilômetros e eu só abasteço com gasolina. Antes a média era de 8 km/l e agora é 9 km/l. Acho que é porque agora estou seguindo mais o econômetro. Se for comparar com a minha Palio Weekend 1.8, que faz 6km/l, a média do Palio Economy não está tão ruim" - Ildeu Coelho, analista de sistemas.
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